TEXTO ORIGINAL DE
1987, PUBLICADO NO SITE EM 10/98 (atualizado, a tabela até 2009).
TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO PARA O INSS, EM % DA
RECEITA DOS CONTRIBUINTES.
ANO
|
TRANSFER.
DA UNIÃO
|
RECEITAS
CONTRIB.
|
PARTICIP. % DA UNIÃO
|
1987
|
4225
|
47970
|
8,8
|
1989
|
10041
|
50141
|
20
|
1990
|
15545
|
52423
|
29,6
|
2000
|
15283
|
59606
|
25,6
|
2001
|
20543
|
66997
|
30,66
|
2002
|
25652
|
76080
|
30,8
|
2003
|
38275
|
86588
|
37,27
|
2004
|
49441
|
101125
|
49,9
|
2005
|
45553
|
115954
|
39,28
|
2006
|
67732
|
133015
|
50,91
|
2007
|
64783
|
160804
|
40,28
|
2008
|
64710
|
184814
|
35,01
|
2009
|
69568
|
199547
|
34,86
|
COMENTÁRIO
SOBRE SISTEMAS PREVIDENCIÁROS.
CAPITALIZAÇÃO X
REPARTIÇÃO: O SISTEMA PREVIDENCIÁRIO DE REPARTIÇÃO É INVIÁVEL EM PAÍSES CORRUPTOS COMO O BRASIL. A
CORRUPÇÃO NESTE SISTEMA É IMPOSSÍVEL DE SER CONTIDA. O SISTEMA DE CAPITALIZAÇÃO, COM CONTAS
INDIVIDUALIZADAS, É AUDITADO COM MAIS FACILIDADE, IDÊNTICO AO FGTS, ALÉM DE
MAIS JUSTO.
AS APOSENTADORIAS E PENSÕES PAGAS PELO INSS COM
VALOR ACIMA DO MÁXIMO PERMITIDO, DEVERIAM PARAR DE SOFRER CORREÇÕES ANUAIS (UM
MÉTODO SUAVE DE CORRIGIR DISTORÇÕES E INJUSTIÇAS). DEVERIAM SER CONTABILIZADAS
SEPARADAMENTE, BEM COMO AS CONCEDIDAS COMO ASSISTÊNCIA (SEM AMPARO EM CONTRIBUIÇÕES).
ASSIM SABERÍAMOS SE O SISTEMA PREVIDENCIÁRIO DO INSS TEM SUSTENTAÇÃO
ATUARIAL. AS TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO PARA O INSS JÁ REPRESENTAM 51% DAS
RECEITAS DOS CONTRIBUINTES - OS SISTEMAS DE APOSENTADORIAS DOS GOVERNOS SÃO
AINDA MAIS ABSURDOS, VERDADEIRAS FÁBRICAS DE MARAJÁS E DE PRIVILÉGIOS.
A EXISTÊNCIA DE PRIVILÉGIOS DIFICULTA A CONSTRUÇÃO
DA RIQUEZA DAS NAÇÕES.
SE O SISTEMA DE PREVIDÊNCIA GOVERNAMENTAL TEM
SUSTENTAÇÃO ATUARIAL PODE SER ESTENDIDO PARA TODOS.
OBS: 1) O sistema
previdenciário brasileiro garante para os funcionários públicos (cidadãos de
primeira categoria), aposentadorias de 100% dos rendimentos. Para que tais
PRIVILÉGIOS sejam garantidos, os cidadãos de segunda categoria, trabalhadores
da iniciativa privada e funcionários públicos com aposentadorias inferiores ao
teto máximo do INSS, são submetidos a um sistema tributário e previdenciário
injusto, ineficiente E QUE IMPEDE O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS. Tais PRIVILÉGIOS
são garantidos pela invenção do sistema previdenciário de REPARTIÇÃO,
sem nenhuma consistência matemática atuarial. Tal invenção (não é sistema
previdenciário), permite muitos desvios e impede que se formem poupanças
(sistema previdenciário de CAPITALIZAÇÃO), o que permitiria taxas de juros
baixas e por consequência aumento de consumo, de investimentos, melhoria de
qualidade de vida, da competitividade externa e o desejado desenvolvimento
econômico sustentado.
UMA PREVIDÊNCIA IGUAL PARA
TODOS NÃO SERÁ INJUSTA COM NINGUÉM.
COMO A REFORMA DA
PREVIDÊNCIA MANTÉM SISTEMAS DIFERENCIADOS CONTINUA INJUSTA.
SEPARAR PREVIDÊNCIA DE
ASSISTÊNCIA SOCIAL, POIS SÃO COISAS DISTINTAS.
PREVIDÊNCIA =
CAPITALIZAÇÃO. ASSISTÊNCIA = TRIBUTOS OU CONTRIBUIÇÕES
ESPECÍFICAS.
A CORRUPÇÃO NO SISTEMA
PREVIDENCIÁRIO NO REGIME DE REPARTIÇÃO É IMPOSSÍVEL DE SER CONTIDA, SEMPRE
EXISTIRÁ. O SISTEMA DE CAPITALIZAÇÃO É AUDITADO COM MAIS FACILIDADE, IDÊNTICO
AO FGTS.
|
2) A administração
do INSS (pessoal, custeio) custou em 2005 para os contribuintes do sistema
7,12% da receita previdenciária, em 2003, 4,95%. Os funcionários do INSS
aposentam-se com o salário integral, os contribuintes do sistema têm que
sujeitar-se ao limite, teto máximo. Pelo SISTEMA DE CAPITALIZAÇÃO
(contas individuais) o custo de administração seria no máximo de 0,5% ao ano,
os desvios não existiriam, pois os depósitos seriam em contas individualizadas.
COMENTÁRIO SOBRE O
CUSTO DE UM SISTEMA PREVIDENCIÁRIO DE CAPITALIZAÇÃO (11/2016):
1)
POUPANÇA MENSAL NECESSÁRIA CONSIDERANDO UMA TAXA DE
JURO REAL DE 0,3274%, 35 ANOS DE RECOLHIMENTOS SOBRE OS GANHOS, APOSENTADORIA
AOS 60 ANOS E SOBREVIDA DE 30 ANOS (90 ANOS): 24% (hoje se recolhe 11% + 20% +
3% = 34%). Se um percentual representativo da população passar a viver mais de
90 anos a aposentadoria passaria a ser com mais de 60.
2)
SEGURO DE VIDA OU DOENÇA IMPEDITIVA AO TRABALHO: 3%
(no máximo 4%). O valor indenizado pelo seguro seria o complemento da poupança
necessária para garantir a aposentadoria (no último mês seria zero).
3)
As aposentadorias seriam calculadas sobre o total
recolhido mais rendimentos (este seria o teto). A injustiça com quem recolhe
20% através dos empregadores seria corrigida. Aos 60 anos o contribuinte
poderia passar a receber sobre o total recolhido (mesmo que inferior a 35 anos)
o valor correspondente (claro que seria menor). Em muitas regiões a sobrevida
vai até 65 anos.
FGTS: seria uma
poupança aplicada em títulos do TN (podendo 15% ser em ações do IBOVESPA) e
faria face ao desemprego e complemento de aposentadorias.
SIATEMA S (todo
ele) tem que deixar de ter o salário como base de cálculo.
IMPOSTO SINDICAL
TEM QUE PASSAR A SER FACULTATIVO: acabem com a fábrica de líderes desonestos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário