sábado, 4 de fevereiro de 2017

A TEORIA QUANTITATIVA DA MOEDA (TQM) E SUA VALIDADE.



A TEORIA QUANTITATIVA DA MOEDA (TQM) E SUA VALIDADE.

Podemos dizer que quase tudo começou com ela. Se considerada como um conceito estático (parado no tempo) ela é incompleta. Se consideradas as evoluções (modernizações) do mercado monetário e financeiro e os novos estudos como adequações da TQM ela é ainda plenamente aceita. Considero o sistema de Metas como uma evolução da TQM (alguns não).

Milton Friedman atualizou os estudos da economia monetária (TQM) condenando o Fed como culpado pela crise iniciada em 29/30, por ter permitido que os meios de pagamentos (a liquidez) se reduzissem em um terço. Escreveu que se o Fed não tivesse permitido tal queda da liquidez a crise e os sofrimentos teriam sido menores. A experiência demonstrou que o controle da quantidade de moeda é complexo. A quantidade de moeda, mesmo com as estatísticas de M0, M1, M2, M3 e M4, não consegue estratificar os ativos, títulos com cláusula de liquidez antecipada, moedas estrangeiras, ouro, bolsa e os com com liquidez abaixo de 30 dias.   

A introdução do conceito e da utilização da taxa básica trouxe para a política monetária uma ferramenta poderosa e de efeitos e controle muito mais fáceis. A taxa básica é uma forma de reduzir a liquidez e o crédito (quantidade de moeda).
O que aprendemos é que a expansão monetária sozinha não provoca crescimento nem inflação em país que emite moeda reserva mundial. O Japão não consegue fazer inflação com expansão monetária (os japoneses acreditam e preferem a liquidez imediata do Yen a outros ativos já extremamente valorizados. O risco de desvalorização é alto). Os EUA não conseguiram fazer inflação com taxa básica zero e com as operações de QE – quantitative easing – liquidez a juros baixos para títulos de LP.

Nos países que não emitem moeda conversível (reserva) a expansão monetária acima do PIB potencial é causa de inflação.
NUNCA ACONTECEU UM PROCESSO INFLACIONÁRIO SEM EXPANSÃO MONETÁRIA E DEMANDA QUE O SUSTENTASSE. A EXPANSÃO MONETÁRIA É CAUSA DE INFLAÇÃO DEPENDENDO DE CADA PAÍS (e da conjuntura dos mesmos).
No Brasil o regime de metas de inflação (o tripé meta de inflação, superávit primário e câmbio flutuante) é de 01/06/1999.

Em 10/98 publiquei no site:

FUNDAMENTOS ECONÔMICOS (Teorias Econômicas) -
Devem ser estudados sob as óticas:
a)  De países desenvolvidos (exportadores de capitais);
b)  De países em desenvolvimento (importadores de capitais);
c )  De país emissor de moeda conversível (USA, etc.);
d)  De país não emissor de moeda conversível;
e)  De todos os agentes econômicos.
MAG 01/2016.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário