terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

BALANÇO DE PAGAMENTOS E CONTA DO GOVERNO CENTRAL (resultado primário). 2014 a 2017



BALANÇO DE PAGAMENTOS - US$ milhões –
DÍVIDA MOBIL. BC + TN e receita reais.  2018P é Previsão.
CONTAS
2014
2015
2016
2017
2018P
1- BAL. COMERCIAL
-6529
17670
45037
64028
59
 1.1- Exportações
224098
190072
184453
217243
225
 1.2- Importações
230627
172422
139416
153215
164
2- BAL. SERV. E RENDAS
-100623
-70388
-71504
-86423
-75,3
 2.1) RENDAS
-52170
-49335
-41080
-42572
-42,1
  2.1.1- Juros
-21340
-21913
-21937
-21824
-16,9
  2.1.2 - Divid. e Lucros
-31187
-20793
-19433
-21032
-25,5
  2.1.3 - Salários
357
349
290
284
0,3
  2.2) SERVIÇOS
-48107
-36978
-33851
-33851
-37,7
  2.2.1 - Viagens
-18724
-11513
-8473
-13192
-17,3
  2.2.2 - Transpotes
-8697
-5723
-3731
-4975
-5,6
  2.2.3 - Aluguel Equip.
-22629
-21532
-19506
-16838
-17,0
  2.2.4 - Outros
1943
2724
1262
1155
2,2
3- TRANSF. UNILAT.
2729
2319
2944
2632
2,5
4- TRANS. CORRENTES
-104076
-58942
-235546
-9762
-18,4
5- CONTA CAPITAL e FINAN.
100129
56252
15949
4851
18
6- BAL. PGTO. Saldo
-4706
-2690
-7588
-4911
-0,4
6.1) PIB cresc. %
0,1
-3,9
-3,6
1,0
3,0
8- RESERVAS - CAIXA
363551
356464
365016
373972

8 - RESERVAS - LIQUIDEZ
374051
368739
372221
381972

A) a1) Fluxo Com. saldo
4137
25486
43309
52974

     a2) Fluxo Finan. saldo
-13424
-16071
-51562
-52299

     a3) Fluxo Total saldo
-9287
9414
-4252
625

9- Dívida Ext . (9.1 + 9.2 + 9.3)
554,7
545
552,3
550,8

   9.1- Pública
75,3
68
74,5
75,6

   9.2- Privada
272,4
270,5
257,3
233,9

   9.3- Entre Empresas
207
206,5
249,2
241,3

9. A - Tít. Intern. c/ não resid.
152,1
124,6
129,84
121,0

10 - Dív..  Mobil. int. TN 
2183
2650
2986
3435

10.1 - Dív. Mob. int. Bruta
3301
3944
4509
5096

11 - SRF - Rec. administrada
1188
1191
1265,5
1306

 11.1 - DÍV. / REC.
1,84
2,225
2,359
2,63

12 - IGPM   
3,69
10,54
7,17
-0,52

13 - IPCA 
6,41
10,67
6,29
2,95

14- CDI
10,81
13,27
14,00
9,93

15 - US$ % ACUM.
13,39
47,01
-16,54
1,50

16 - PIB US$ tri.
2,345
1,539
1,909


16.1 - PIB R$ tri.
5,521
5904
6300


17- DÍV. MOB. liqu. / PIB %
39,53
44,8
47,4


17.1 - Div. Mob. bruta / PIB %
59,78
66,8
68,44




RESULTADO PRIMÁRIO DO GOVERNO CENTRAL (conceito acima da linha). R$ bilhões.

ANO
RECEITAS
Transf.
Rec.
Líquida

DESPESAS
Resultado Gov. Fed.
Result.
BC
Result.
Gov. Central
Previd.
TN + BC
Total
Previd.
TN + BC
Total
TN
Previd.
TOTAL
2014
337,5
883,97
1221,47
199,96
1021,51
394,20
644,52
1038,72
39,60
-56,70
-17,10
-0,115
-17,21
2015
350,3
897,5
1247,79
204,68
1043,10
436,09
722,61
1158,70
-28,22
-85,82
-114,04
-0,699
-114,74
2016
358,1
956,8
1314,95
226,84
1088,1
507,87
734,50
1242,4
-3,55
-140,7
-153,28
-0,97
-154,25
JAN.
27,11
114,1
141,20
17,17
124,03
35,57
73,62
109,19
23,45
-8,46
14,99
-0,160
14,835
FEV.
28,01
61,59
89,61
22,15
67,46
38,28
54,18
92,46
-14,72
-10,26
-24,98
-0,017
-25,00
MAR.
28,52
69,66
98,19
13,37
84,82
38,78
53,92
92,71
2,43
-10,26
-7,82
-0,071
-7,89
ABR.
30,43
88,99
119,42
15,74
103,68
38,94
54,92
93,86
18,33
-8,51
9,82
0,005
9,82
MAI.
28,25
68,25
96,50
20,21
76,29
40,49
51,28
91,77
-3,12
-12,24
-15,36
-0,116
-15,479
JUN.
28,49
71,83
100,32
16,58
83,74
39,20
53,33
92,53
1,97
-10,71
-8,74
-0,044
-8785
JUL.
27,47
80,42
107,89
16,06
91,82
39,29
71,10
110,39
-6,82
-11,82
-18,64
0,072
-15,57
AGO.
28,53
62,79
91,32
16,33
74,98
43,84
51,49
95,33
-4,88
-15,31
-20,19
-0,152
-20,346
SET.
27,69
65,96
93,65
12,89
80,76
52,76
53,29
106,05
-0,247
-25,07
-25,32
0,031
-25,29
OUT.
28,26
119,6
147,88
15,88
132,00
39,50
51,68
91,18
52,28
-11,24
41,04
-0,222
40,81
NOV.
28,56
71,75
100,31
25,77
74,54
47,53
65,36
112,89
-19,17
-18,97
-38,13
-0223
-38,357
DEZ.
46,81
81,84
128,65
34,74
93,92
53,68
100,36
154,04
-53,18
-6,87
-60,05
0,076
-60,124
2017
374,8
1008,3
1383,1
228,47
1154,6
557,2
721,8
1279
58,8
-182,4
-123,64
-0,761
-124,4
JAN.
26,9
110,57
137,4
18,58
118,85
40,3
59,54
99,8
32,5
-13,37
19,18
-0,14
19,04
FEV.
28,4
65,69
94,1
24,96
69,96
41,95
53,46
95,41
-12,8
-13,59
-26,35
0,07
-26,28
MAR.
29,1
73,90
102,9
15,34
87,57
42,1
56,45
98,55
2,1
-13,1
-110,1
0,03
-10,98
ABR.
31,1
94,97
126,1
18,1
108,1
43,1
52,37
95,55
24,78
-11,99
12,79
-0,22
12,57
MAI.
29,55
69,84
99,39
21,62
77,76
47,57
59,56
107,13
-11,23
-18,02
-29,22
-0,117
-29,37
JUN.
29,78
75,04
104,82
18,14
86,68
42,62
63,86
106,48
-6,93
-12,84
-19,77
-0,028
-19,80
JUL.
29,64
78,93
108,57
19,43
89,13
43,15
66,13
109,28
-6,56
-13,52
-20,07
-0,077
-20,23
AGO.
30,30
79,84
110,13
18,10
92,04
47,19
54,45
101,63
7,38
-16,89
-951
-0,086
-9,60
SET.
30,12
73,99
104,12
14,22
89,9
58,27
54,27
112,54
5,61
-28,14
-22,54
-0,102
-22,64
OUT.
30,19
90,24
120,43
17,18
103,25
43,99
54,07
58,06
18,95
-13,80
5,15
0,039
5,19
NOV.
30,60
94,31
124,91
18,19
106,72
48,15
57,22
105,37
19,0
-17,546
1,454
-0,106
1,348
DEZ.
49,17
102,46
151,626
24,948
126,678
58,851
88,996
147,847
-11,44
-9,684
-21,13
-0,040
-21,17
FONTE: STN - BCB
 COMENTÁRIOS: a) o saldo previdenciário vem negativo e crescente desde 2010, mas era compensado pelo saldo positivo do TN; b) a partir de 2014 o governo passou a falsear o resultado do TN através do que se denominou de contabilidade criativa (o negativo era escondido); c) em 2015 e 2016 com a eliminação da contabilidade criativa o saldo negativo do TN apareceu apesar das contenções de gastos; d) a partir de 2014 o resultado do Governo Central passou a ser negativo e crescente. O negativo da previdência passou a somar-se ao do TN. Se nada for feito teremos o retorno do processo: inflação, hiperinflação, estagflação e recessão (com muito mais sofrimento, perda de poder de compra e de qualidade de vida). 



  








quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

O DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA FEDERAL 2017 e 2016..




O DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA FEDERAL 2017 (em R$ bi.):

TÍTULO
VALOR 2017
INSS URBANO
46,334
INSS RURAL
103,389
INSS TOTAL
182,369


RPPS CIVIL
45,244
RPPS MILITAR
37,684
RPPS TOTAL
86,348


GERAL FEDERAL
268,8

AINDA EXISTEM OS DÉFICITS ESTADUAIS. RS, RJ, MG, RN e OUTROS ESTADOS JÁ SOFREM OS PRIMEIROS EFEITOS.
Existe a receita da COFINS, mas ela tem que fazer face à educação, saúde e assistência social. O RESULTADO GERAL DO TN É DEFICITÁRIO antes de contabilizar as despesas com juros (é o que chamam de déficit primário). O PIOR É QUE A TENDÊNCIA É ASCENDENTE. SE NADA FOR FEITO IRÁ ESTOURAR E TEREMOS QUE FAZER IGUAL À GRÉCIA, PORTUGAL, ESPANHA E OUTROS ONDE ACONTECERAM REDUÇÕES DE ATÉ 40% (reais pois é em Euros). OUTRA OPÇÃO QUE EXISTE É DEIXAR ACONTECER OS DÉFICITS E HIPERINFLAÇÃO (acontece a redução através da inflação).

O DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA FEDERAL POR BENEFICIÁRIOS (2016):

TÍTULO
BENEFIC. mil
DÉFICIT bi.
PER CAPTA mil
SERV. PÚB. CIVIS
623,5
43,1
68,1
MILITARES
299
34,1
127,7
INSS URBANO
24.200
36,4
1,5
INSS RURAL
9.400
101,6
10,7

Fonte: valor editorial.




quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A CONDENAÇÃO DO EX-PRESIDENTE LULA – UMA EXPLICAÇÃO.



A CONDENAÇÃO DO EX-PRESIDENTE LULA – UMA EXPLICAÇÃO.

Em atenção aos leitores dos 20 países que visitam o blog.

O sistema judiciário brasileiro (uma federação grande) é dividido em justiça Estadual (a federação é dividida por estados) e Federal (inclusive a trabalhista e militar).

O STF – Supremo Tribunal Federal (julga casos constitucionais e criminais de autoridades públicas. É federal);
O TSE – Tribunal Superior Eleitoral (federal) e os TRE - Tribunais Regionais Eleitorais (estaduais) e os juízes eleitorais municipais (cidades);
O STJ – Superior Tribunal de Justiça (julga recursos dos tribunais estaduais. É federal);
Os Tribunais Regionais (estaduais que julgam os recursos dos juízes estaduais);
Os Juízes estaduais (das cidades);
Os Juízes Federais (julgam casos contra o estado);
Os TRF - Tribunais Regionais Federais (julgam recursos oriundos dos juízes federais).

Existe ainda o MPF - Ministério Público Federal e os Estaduais. Defendem o estado e a sociedade contra crimes em geral (acusam criminosos).

Todos os juízes são concursados e protegidos pela legislação (são independentes e têm compromisso apenas com as leis). São competentes e muito bem preparados, mas devido ao volume de processos a justiça é lenta. Em português podemos dizer que a justiça brasileira é Eficiente (é competente) mas não é Eficaz (é lenta). Não consegue colocar a eficiência em prática.  

O sistema judiciário brasileiro passa pelas fases (no caso vou considerar a justiça federal):

    a)    INVESTIGAÇÃO feita pela PF - polícia federal no caso de crimes contra o patrimônio público federal (da União). Se consideram que uma investigação tem sustentação probatória, INDICIAM o investigado para o MPF – Ministério Público Federal;
    b)    INDICIAMENTO. Se o MPF considerar que o indiciamento tem sustentação prepara o processo para efetuar a denúncia;
     c)    DENÚNCIA. O MPF após estudar o indiciamento e ouvir novas provas se considerar que o o mesmo tem sustentação faz a DENÚNCIA ao juiz competente;
    d)    RÉU. Se o Juiz considerar que a DENÚNCIA tem sustentação aceita-a e transforma o denunciado em RÉU e dá início ao processo, onde todas as provas testemunhais são ouvidas e é praticada a mais ampla defesa;
     e)    SENTENÇA. Terminado o processo o juiz prolata a sentença onde é obrigado a relatar os argumentos de acusação e defesa, julgar e SENTENCIAR.

Lula é RÉU em 6 processos e INVESTIGADO por inúmeros outros crimes. Foi julgado por um único crime e sentenciado pelo juiz Sérgio Moro (corajoso, competente, trabalhador, mas não rigoroso) a 9 anos e meio de cadeia. Os defensores fizeram recurso para o TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 4 (RS, SC e PR, estados do sul do Brasil) e após ampla defesa e julgamento televisado sentenciaram Lula a 12 anos e 1 mês de cadeia por 3 votos a zero. Os defensores farão recurso para o STJ – Superior Tribunal de Justiça.

ELEIÇÃO: existe a lei conhecida como da FICHA LIMPA que proíbe os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena de participarem das eleições.
O STF não aceitou que um Presidente da Câmara por ser réu em processo de estar na linha de sucessão presidencial (foi cassado).

O salário mínimo (e aposentadorias dos trabalhadores da iniciativa privada) é R$ 957,00 (US$ 300) e o teto salarial dos funcionários públicos (e aposentadorias) é de R$ 33.700,00 (US$ 10.500), mas recebem ainda penduricalhos como abono moradia e outros que fazem muitos salários atingirem até R$ 50.000,00 (existem até de R$ 150.000,00).

O baixo rendimento da iniciativa privada faz com muitos não tenham tempo nem dinheiro para se bem informar (os jornais são caros). São vítimas de demagogos (fazem promessas falsas) e populistas (pensam uma coisa e falam outra).

A generalização e institucionalização da corrupção no Brasil (que sempre existiu, mas em volume menor e não generalizado) se deve a Lula que aceitou-a e incentivou-a. Não reprimiu e a coisa se generalizou. Merece a condenação.