domingo, 18 de agosto de 2019

O IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO, A EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA NACIONAL, A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO NACIONAL.


O IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO, A EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA NACIONAL, A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

O Imposto de Importação tem a finalidade arrecadatória, de proteção à indústria ou a segmentos de negócios nacional. As taxas devem ser moderadas e descendentes com o tempo, para não servirem como acomodatórias para as empresas locais (inclusive as multinacionais).

O Imp. de Import. não deve ser alto (na verdade deve ser zero ou muito baixo) para maquinários, tecnologias, matérias primas destinadas a produção de produtos para exportação, para não inviabilizar as empresas brasileiras a concorrerem com as do exterior. A EMBRAER jamais existiria se tivesses tributação alta em suas importações. Uma siderurgia jamais conseguirá concorrer se tiver tributação alta para importar maquinários (altos fornos), tecnologias e outros produtos. Por outro lado, não terá estímulo para trabalhar e desenvolver a melhoria contínua (produtividade) se tiver proteção excessiva (Imp. de Import.) para sua produção. A melhoria contínua e as inovações só ocorrem em ambientes de concorrência, na luta pelo lucro e pela sobrevivência.   O desenvolvimento (melhoria contínua e qualidade da produção) não ocorre em economias com altas proteções tarifárias.

EFEITOS DO II NA QUALIDADE DE VIDA: vimos os efeitos no desenvolvimento das empresas nacionais. Eles ocorrem também na qualidade de vida da população. Segmentos onde os produtos estrangeiros levam vantagem excessiva. Um exemplo: vinhos, Whiskies e runs. Gerações passadas de jovens brasileiros foram submetidos a bebidas de baixa qualidade (inclusive falsificações grosseiras) que influenciaram sua qualidade de vida e até a saúde. Se as importações de vinhos, whiskies e runs não fossem excessivamente protegidas a indústria local teria se adequado para concorrer. Se não conseguissem não mereceriam a proteção excessiva. É a concorrência e o mercado (a demanda) que estimulam a produção competitiva. Pode-se generalizar o pensamento.

EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO: os governos militares brasileiros com sua política de proteção excessiva e até ojeriza a produtos importados (principalmente computadores e informática) atrasou o desenvolvimento do conhecimento da população brasileira e o desenvolvimento de todo o nosso parque industrial. A indústria automobilística semente agora está se adequando aos produtos (qualidade e preços) de outros países.

IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO SUPERIOR A 30% (EXISTEM SUPERIORES) É ABSURDO, INFLUENCIA A QUALIDADE DE VIDA E DESMOTIVA A MELHORIA CONTÍNUA (GANHOS DE PRODUTIVIDADE). Jamais seremos um país desenvolvido com proteção tarifária. É a concorrência e o mercado que desenvolvem um país. 08/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário