terça-feira, 11 de novembro de 2025

SOCIALISMO DEMOCRATA É POSSÍVEL?

 SOCIALISMO DEMOCRATA É POSSÍVEL?

Considerando que as linhas de pensamentos devem ser estratificadas em: economia, política e costumes, pergunta-se, socialismo democrata é possível? O prefeito de NY - USA se declarou socialista democrata.

Considerando as definições de socialismo (respeitando-se as linhas de pensamentos) em economia, política e costumes, podemos concluir.

SOCIALISMO EM ECONOMIA: a ideia básica que influencia todas as outras é a eliminação da propriedade privada e adoção da propriedade estatal dos meios de produção. A propriedade estatal em substituição à privada provoca a mudança da economia de mercado, incontáveis agentes, poder econômico descentralizado, para economia de planejamento centralizado, poder econômico centralizado na elite política e burocrática. A sustentação deste modelo econômico exigirá um regime político que consiga dar sustentação à centralização do poder (a economia influenciando a política). Então socialismo em economia é esquerda (poder centralizado), antimercado, antiliberal.

SOCIALISMO EM POLÍTICA: como vimos acima o modelo político socialista, para dar sustentação ao modelo econômico que centraliza o poder na elite burocrática, substituindo a descentralização dos mercados e da concorrência, incontáveis agentes com liberdade de entrar e sair, de produzir, de comercializar, de precificar seus produtos, tendo como poder final decisório a vontade dos consumidores em comprar ou não (demanda x oferta). A economia centralizada e planejada fixa o que e quanto produzir, os preços, o câmbio, controla o comércio externo, enfim os consumidores não têm o poder final de controlar a economia. Na prática as economias socialistas mantinham produtos com qualidade inferior, filas para comprar, falta de produtos (não é fácil substituir a liberdade dos mercados pelo controle centralizado em poucos burocratas). Para manter (dar sustentação) um sistema econômico com poder centralizado, o modelo político escolhido foi semelhante, centralizar o poder e limitar as liberdades, ou seja, a ditadura e partido único, antidemocrático, antiliberal.

COMO SERIA UM SOCIALISMO DEMOCRÁTICO? O sistema econômico seria liberal (com propriedade privada), economia de mercado, ou manteria a propriedade estatal dos meios de produção? Seria uma economia de mercado ou de planejamento centralizado (estatizado)? O modelo político pelo nome democrático teria que ser contra a ditadura e o partido único. Então não seria socialista. Se não é socialista a outra opção é a democracia (democracia é liberal e direita). Como manter a propriedade estatal dos meios de produção (socialismo) com democracia política? O poder econômico centralizado na elite política que domina o poder e o político descentralizado (democracia)? São ideias divergentes, incongruentes.   

Não existe literatura (cientificamente) aceitável que explica o que é socialismo democrata. Existem narrativas políticas de esquerda sem sustentação lógica. Utilizam ideias de direita, liberais como se fossem socialistas, misturam conceitos básicos, uma confusão conceitual que agride o saber quase rudimentar (mas está prevalecendo, até quando não se sabe).

 

A CHINA E SEU SISTEMA DUPLO: ECONOMIA DE MERCADO (com propriedade privada) E COMUNISMO (SOCIALISMO) EM POLÍTICA (ditadura e partido único, com sub partidos dominados pelo PCC), O INVERSO DE SOCIALISMO DEMOCRATA. Deng Xiaoping para conseguir implantar a economia de mercado aceitou manter a ditadura política e partido único, mas com rodízio no poder (Xi Jinping conseguiu se reeleger). É uma economia de mercado cada vez mais controlada. O tempo dirá se a China caminhará para democracia na política ou se manterá a ditadura estatizando a economia.     

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

SOBRE LIBERALISMO, DEMOCRACIA, DIREITA, EXTREMA DIREITA, SOCIALISMO E ESQUERDA.

SOBRE LIBERALISMO, DEMOCRACIA, DIREITA, EXTREMA DIREITA, SOCIALISMO E ESQUERDA.
A ciência política, se quer ser ciência, deve manter respeito ao vocabulário original e à lógica doutrinária. Quando as palavras perdem seu sentido, a ciência vira retórica. Ao agredir o vernáculo, estamos agredindo o saber, o aprendizado, a ciência. Os conceitos políticos estão sendo distorcidos por interesses ideológicos, especialmente no campo acadêmico e na mídia. Defender a preservação do sentido original das palavras como defesa da liberdade e da razão é obrigação. Defender a clareza conceitual, a coerência lógica e o rigor no uso da linguagem política é necessário para impedir agressões ao saber e confundir aprendizados.
LIBERALISMO DEFENDE: PROPRIEDADE PRIVADA, ECONOMIIA DE MERCADO, LIVRE INICIATIVA, CONCORRÊNCIA, PRODUÇÃO, COMÉRCIO, SERVIÇOS E PREÇOS LIVRES, CÂMBIO DE MERCADO, FLUTUANTE, ESTADO REGULA, MAS NÃO OPERA, O PODER É DAS LEIS E NÃO DAS AUTORIDADES. DEFENDE A DEMOCRACIA, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DE IMPRENSA, DE IR E VIR E POLÍTICA. DEFENDE O ESTADO LAICO E A LIBERDADE DE RELIGIÕES.
SOCIALISMO DEFENDE: PROPRIEDADE ESTATAL, ECONOMIA DE PLANEJAMENTO CENTRALIZADO NO ESTADO (elite burocrática que domina o estado), ANTIMERCADO. PRODUÇÃO, COMÉRCIO, SERVIÇOS, PREÇOS E CÂMBIO CONTROLADOS PELO ESTADO, ESTADO REGULA E OPERA. É UM SISTEMA AUTORITÁRIO, DEFENDE A DITADURA COMO FORMA DE GOVERNO E PARTIDO ÚNICO COMO FORMA DE SUSTENTAÇÃO (ANTIDEMOCRÁTICO). CONTROLA A IMPRENSA (ESTATAL), O DIREITO DE IR E VIR, DEFENDE O ESTADO LAICO, MAS REPRIME AS RELIGIÕES.
SOCIALISMO DEMOCRÁTICO: AGRESSÃO AO SABER. O MODELO POLÍTICO DO SOCIALISMO É A DITADURA E PARTIDO ÚNICO. QUANDO PASSAM A DEFENDER A DEMOCRACIA VIRAM DIREITA, LIBERAIS.

LIBERALISMO É DIREITA, DEFENDE A DEMOCRACIA E CONDENA A DITADURA, PORTANTO É AGRESSÃO AO SABER ESCREVER DITADURA DE DIREITA, É COMO ESCREVER DITADURA LIBERAL. SE É DITADURA É ANTILIBERAL. DITADURA É O MODELO POLÍTICO DO SOCIALISMO.