domingo, 30 de novembro de 2025

BLOG QUANTIDADE DE VISITAS DESDE SET. 2011. POSTAGENS MAIS VISITADAS.

 

VISITAS AO BLOG EM NOVEMBRO 4.455. ORIGEM: Brasil 58%; Singapura 21%; Hong Kong 10%; México 5%; USA 4%; Irlanda; Suécia; Suíça Rússia; Outros 1%.

POSTAGENS MAIS VISTAS:

O PODER DA ESQUERDA EM DOMINAR A MÍDIA COM REPETIÇÕES DE DEFINIÇÕES ERRADAS SOBRE O LIBERALISMO E A DIREITA.

SOCIALISMO DEMOCRATA É POSSÍVEL?

USA: PARTIDO DEMOCRATA (LIBERAL) E PARTIDO REPUBLICANO.

AS DIFERENÇAS SOBRE OS ENTENDIMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA (FISCAL, MONETÁRIA, CAMBIAL, EXTERNA) ENTRE OS ECONOMISTAS DA DIREITA (liberais) E DA ESQUERDA (socialistas ou keynesianos) NO BRASIL.

A IMPOSSIBLIDADE DE SISTEMA ECONÔMICO SOCIALISTA CONVIVER COM DEMOCRACIA POLÍTICA.

SOBRE LIBERALISMO, DEMOCRACIA, DIREITA, EXTREMA DIREITA, SOCIALISMO E ESQUERDA.

O PENSAMENTO LIBERAL (LIBERAIS E LIBERTÁRIOS). 09/2015.

O DESENVOLVIMENTO DO PODER E DOS GOVERNO. 12 / 2015.

PARTE DE UM DIÁLOGO COM O CHATGPT SOBRE LIBERALISMO, DIREITA, EXTREMA DIREITA, SOCIALISMO, ESQUERDA.

A ESQUERDA E A DIREITA NO BRASIL. 27/11/2024.

COMECEI A ESCREVER O BLOG EM SET./ 2011 (antes publicava um site). O motivo das publicações foi a inexistência de um jornal que escrevesse sobre política monetária com base nos conhecimentos da ciência já conhecidos e mundialmente aceitos. A GAZETA MERCANTIL era um bom jornal de finanças, mas agredia o saber já aceito e consolidado de Política Monetária. A solução para todos os problemas do Brasil era abaixar a taxa de juros. Não sabiam a diferença entre juro básico e juro de mercado, curto, médio e de longo prazo, no primeiro momento e nos a seguir (curva de juros nunca tinham ouvido falar). Verdade que o processo inflacionário e a correção monetária dificultavam o entendimento de leigos e de muitos economistas. O ensino de teoria econômica ser muito focado na economia estática, A frase e tudo o mais permanecendo constante, evitava as análises dinâmicas, a economia em movimento. Confundiam também causa com efeito. Existem sempre a causa principal e outras, o principal efeito e outros. E todo efeito será uma causa de efeitos futuros (a economia estática não estuda, apenas a dinâmica). Foram vários anos de alguns economistas bem formados serem desconsiderados em favor da turma (que denominava do pensamento mágico), de discurso único, abaixe os juros e tudo o mais será resolvido abaixe o juro. Não pensavam em processo inflacionário, hiperinflação, estagflação. Resolviam os erros de política macroeconômica com os tabelamentos de preços, de câmbio, as estatizações e outras agressões ao saber já consolidado. Responsabilidade fiscal era agressão à ditadura keynesiana. Quem pensava racionalmente era agredido com a frase neoliberal (argumentos rudimentares que envergonhavam a classe dos economistas. Muitos que se diziam keynesianos não sabiam que Keynes era contra a inflação e tabelamentos do câmbio. Sua teoria é que era inflacionária.

Com o Plano Real e a correção salvadora feita por Armínio Fraga, o tripé, responsabilidade fiscal (saldo fiscal primário positivo), meta de inflação e câmbio flutuante, o Brasil começou uma nova era (verdade que criticada pela turma do pensamento mágico). Mas o saber prevaleceu e felizmente chegamos à aceitação de que a taxa básica de juros evita inflação, desvalorização cambial e crise externa. Permite planos e negócios de longo prazo com a moeda estabilizada, condição necessária, mas o suficiente para que ocorre o crescimento econômico sustentado. O BC independente e a Secretária do Tesouro Nacional (responsável pela dívida pública) ajudaram o entendimento da macroeconomia brasileira. Hoje prevalece o saber científico consolidado e mundialmente aceito.

VISITAS AO BLOG DESDE SET./2011: 176.666.

Brasil 40%; USA 38%; Alemanha 5%; Singapura 3%; Hong Kong 2%; Rússia 1%; França; Suécia; Países Baixos; <1%; Outros 9%.

POSTAGENS MAIS VISITADAS DESDE SET./2011:

JUROS REAIS EX-ANTE E EX-POST, A VERDADE (Selic).

CHOQUE OU INFLAÇÃO DE OFERTA?

TEORIA QUANTITATIVA DA MOEDA (a evolução).

SELIC X CDI X IPCA X i real

A TAXA BÁSICA E SEUS EFEITOS (o tempo entre causa e efeito). CASO BRASIL.

AS CURVAS FALAM SOBRE A RELAÇÃO SELIC X DI 360 E JUROS FUTUROS (a inclinação da curva).

CURVA DE JURO DE 05/09/2016

ECONOMIA ANCORADA.

PROTEÇÃO À INDÚSTRIA NACIONAL?

A ESQUERDA É SEMPRE CORRUPTA?

 

  

domingo, 23 de novembro de 2025

A IMPOSSIBLIDADE DE SISTEMA ECONÔMICO SOCIALISTA CONVIVER COM DEMOCRACIA POLÍTICA.

 

A IMPOSSIBLIDADE  DE SISTEMA ECONÔMICO SOCIALISTA CONVIVER COM DEMOCRACIA POLÍTICA.

URSS: SOCIALISMO E BUROCRACIA (a maioria improdutiva).

Lenin e Gorbatchov já haviam constatado a origem do fracasso do socialismo: substituir o empreendedorismo por burocracia estatal naturalmente corrupta.

V. I. Lenin 1922: “Os comunistas se tornaram burocratas. Se há algo capaz de nos perder é isto”. “Uma raça de burocratas extremamente requintados (Lenin chamou de super espertalhões).

Michail Gorbatchov: “O burocratismo, antípoda da democracia”.

COMENTO: a estatização socialista da propriedade privada (incontáveis agentes econômicos) retira o poder econômico dos empreendedores e das pessoas, centralizando-o na elite política, militar e burocrática que dominam o estado e governo. Socialismo = propriedade estatal. Se a propriedade é centralizada no estado a economia deve ser de planejamento centralizado (elite burocrática domina o poder). Uma geração de socialismo elimina o empreendedorismo da sociedade (exige uma nova geração para se refazer e reestruturar). Se o poder econômico é centralizado no estado o regime político acompanha com a ditadura do partido único (domínio da elite militar, política e burocrata) como forma de sustentação do governo.

Nas economias de mercado, liberais, existe um equilíbrio entre incontáveis empreendedores (empresários, agentes econômicos) e o poder dos governos de regular. Uma economia liberal, de mercado, incontáveis agentes econômicos, exige um regime político semelhante, democracia liberal.

Todos os sistemas econômicos são capitalistas, a diferença é a propriedade do capital:

CAPITALISMO DE ESTADO (Socialismo, esquerda) = da elite burocrata dirigente;

CAPITALISMO DE MERCADO, LIBERAL (direita) = propriedade privada (incontáveis agentes econômicos).

SOCIALISMO (DITADURA E PARTIDO ÚNICO) É INCOMPATÍVEL COM DEMOCRACIA VERDADEIRA.

BOBBIO E O MODELO DO DIÁLOGO.

Norberto Bobbio foi um socialista italiano que virou liberal-democrata esclarecido. Pacientemente explicou que o liberalismo é a favor do estado democrático do direito, das regras do jogo estabelecidas e iguais para todos, ao contrário do pensamento marxista-leninista (socialista-comunista), que receita o estado ditador (divergente da democracia). Escreveu que o comunismo não pode ter uma teoria do estado democrático do direito, já que ditadura é antônimo de democracia.

O estado que tem como princípio básico o planejamento centralizado (o poder discricionário nas mãos de poucos) tem que abdicar da liberdade individual (liberalismo) a favor das minorias privilegiadas que se apossam do estado ditador. Baseado em texto de 1992.

SOCIALISMO, UMA ANÁLISE ECONÔMICA E SOCIOLÓGICA. Um sistema planejado centralmente não pode substituir a forma de cálculo econômico do mercado para os preços. O capitalismo de mercado é a verdadeira democracia econômica. O capitalismo de estado é a ditadura econômica e política (socialismo).

 FORMAÇÃO DE PREÇOS DOS BENS DE PRODUÇÃO. Uma das causas da economia socialista ter fracassado em todas as experiências é a impossibilidade de formação de preços dos bens de produção. Por serem do estado não serão comercializados e não terão formação de preços (demanda x oferta), não existe um sistema econômico real. Sem uma bússola, sistema de preços de bens de produção, o sistema econômico socialista naufragou. Somente com base na propriedade privada é possível estabelecer relações de trocas reais, condição prévia para a formação de preços de mercado. Previsão que foi confirmada nas décadas de 80 e 90 do século passado com a queda do muro de Berlim, a dissolução da URSS e do socialismo nos países do leste europeu. A pior qualidade de vida do sistema socialista (capitalismo de estado) em comparação ao liberal (capitalismo de mercado) decidiu a eliminação do sistema socialista econômico na URSS, leste Europeu, tigres asiáticos e China.  

Síntese de textos da primeira década deste século.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

USA: PARTIDO DEMOCRATA (LIBERAL) E PARTIDO REPUBLICANO.

 

USA: PARTIDO DEMOCRATA (LIBERAL) E PARTIDO REPUBLICANO.

A linha básica do pensamento liberal é: em economia a defesa da propriedade privada, economia de mercado e livre iniciativa. O estado regula, mas não opera. Em política a democracia e liberdade. A descentralização política segue a econômica, o pluralismo. Em costumes defendem a liberdade e respeito às diferenças. São humanistas, evolucionistas.  

A linha básica do pensamento socialista é: em economia a eliminação da propriedade privada, a estatização substitui os mercados pelo planejamento e controle centralizado (o poder fica com a elite burocrática). O estado regula e opera. Em política a centralização do poder econômico exige para sustentação a também centralização do poder político, por isso adotam a ditadura e partido único. É uma linha de pensamento antagônica à democracia e à liberdade. Semelhante a um retorno ao absolutismo monárquico. Em costumes são liberais, evolucionistas, mas perseguem as religiões (o inverso de liberais).  

O PR, partido republicano dos USA é liberal em economia e política e conservador em costumes. São religiosos, espiritualistas, criacionistas, mas respeitam as diferenças.

O PD partido democrata dos USA é liberal em economia, política e costumes. A diferença básica para o PR é em costumes, são liberais e os republicanos são conservadores.

A PRÁTICA POLÍTICA: 

o PD (se definem como liberais) acomodou a esquerda, inclusive os socialistas que se dizem democratas, que estão quase dominando o partido. O partido terá que abandonar o a linha de pensamento liberal (antagonista de socialista). A candidata do PD derrotada por Trump se dizia socialista. O prefeito eleito de NY se define como socialista democrata (uma agressão ao saber científico original da linha de pensamento socialista). Qual o risco desta agressão ao conceito original dos termos socialistas e liberais? Os socialistas que se dizem democratas ganharem a maioria do poder legislativo e adotarem a definição original e correta do termo socialismo, ditadura, partido único e eliminação da propriedade privada. O antagonismo de liberal e democracia. Como os USA influenciam o mundo esta ideia poderá se espalhar. As regiões que já experimentaram e sofreram com as experiências socialistas, URSS, Europa oriental e outros passarem a ser os defensores do liberalismo (e democracia), e quem enriqueceu com o pensamento liberal passar a adotar o socialismo (aí ficarão pobres). 19/11/2025.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

SOBRE LIBERALISMO, DEMOCRACIA, DIREITA, EXTREMA DIREITA, SOCIALISMO E ESQUERDA.

A ciência política, se quer ser ciência, deve manter respeito ao vocabulário original e à lógica doutrinária. Quando as palavras perdem seu sentido, a ciência vira retórica. Ao agredir o vernáculo, estamos agredindo o saber, o aprendizado, a ciência. Os conceitos políticos estão sendo distorcidos por interesses ideológicos, especialmente no campo acadêmico e na mídia. Defender a preservação do sentido original das palavras como defesa da liberdade e da razão é obrigação. Defender a clareza conceitual, a coerência lógica e o rigor no uso da linguagem política é necessário para impedir agressões ao saber e confundir aprendizados.

LIBERALISMO DEFENDE: PROPRIEDADE PRIVADA, ECONOMIIA DE MERCADO, LIVRE INICIATIVA, CONCORRÊNCIA, PRODUÇÃO, COMÉRCIO, SERVIÇOS E PREÇOS LIVRES, CÂMBIO DE MERCADO, FLUTUANTE, ESTADO REGULA, MAS NÃO OPERA, O PODER É DAS LEIS E NÃO DAS AUTORIDADES. DEFENDE A DEMOCRACIA, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DE IMPRENSA, DE IR E VIR E POLÍTICA. DEFENDE O ESTADO LAICO E A LIBERDADE DE RELIGIÕES.

SOCIALISMO DEFENDE: PROPRIEDADE ESTATAL, ECONOMIA DE PLANEJAMENTO CENTRALIZADO NO ESTADO (elite burocrática que domina o estado), ANTIMERCADO. PRODUÇÃO, COMÉRCIO, SERVIÇOS, PREÇOS E CÂMBIO CONTROLADOS PELO ESTADO, ESTADO REGULA E OPERA. É UM SISTEMA AUTORITÁRIO, DEFENDE A DITADURA COMO FORMA DE GOVERNO E PARTIDO ÚNICO COMO FORMA DE SUSTENTAÇÃO (ANTIDEMOCRÁTICO). CONTROLA A IMPRENSA (ESTATAL), O DIREITO DE IR E VIR, DEFENDE O ESTADO LAICO, MAS REPRIME AS RELIGIÕES.

SOCIALISMO DEMOCRÁTICO: AGRESSÃO AO SABER. O MODELO POLÍTICO DO SOCIALISMO É A DITADURA E PARTIDO ÚNICO. QUANDO PASSAM A DEFENDER A DEMOCRACIA VIRAM DIREITA, LIBERAIS.

LIBERALISMO É DIREITA, DEFENDE A DEMOCRACIA E CONDENA A DITADURA, PORTANTO É AGRESSÃO AO SABER ESCREVER DITADURA DE DIREITA, É COMO ESCREVER DITADURA LIBERAL. SE É DITADURA É ANTILIBERAL. DITADURA É O MODELO POLÍTICO DO SOCIALISMO. 10/11/2025

 

terça-feira, 11 de novembro de 2025

SOCIALISMO DEMOCRATA É POSSÍVEL?

 SOCIALISMO DEMOCRATA É POSSÍVEL?

Considerando que as linhas de pensamentos devem ser estratificadas em: economia, política e costumes, pergunta-se, socialismo democrata é possível? O prefeito de NY - USA se declarou socialista democrata.

Considerando as definições de socialismo (respeitando-se as linhas de pensamentos) em economia, política e costumes, podemos concluir.

SOCIALISMO EM ECONOMIA: a ideia básica que influencia todas as outras é a eliminação da propriedade privada e adoção da propriedade estatal dos meios de produção. A propriedade estatal em substituição à privada provoca a mudança da economia de mercado, incontáveis agentes, poder econômico descentralizado, para economia de planejamento centralizado, poder econômico centralizado na elite política e burocrática. A sustentação deste modelo econômico exigirá um regime político que consiga dar sustentação à centralização do poder (a economia influenciando a política). Então socialismo em economia é esquerda (poder centralizado), antimercado, antiliberal.

SOCIALISMO EM POLÍTICA: como vimos acima o modelo político socialista, para dar sustentação ao modelo econômico que centraliza o poder na elite burocrática, substituindo a descentralização dos mercados e da concorrência, incontáveis agentes com liberdade de entrar e sair, de produzir, de comercializar, de precificar seus produtos, tendo como poder final decisório a vontade dos consumidores em comprar ou não (demanda x oferta). A economia centralizada e planejada fixa o que e quanto produzir, os preços, o câmbio, controla o comércio externo, enfim os consumidores não têm o poder final de controlar a economia. Na prática as economias socialistas mantinham produtos com qualidade inferior, filas para comprar, falta de produtos (não é fácil substituir a liberdade dos mercados pelo controle centralizado em poucos burocratas). Para manter (dar sustentação) um sistema econômico com poder centralizado, o modelo político escolhido foi semelhante, centralizar o poder e limitar as liberdades, ou seja, a ditadura e partido único, antidemocrático, antiliberal.

COMO SERIA UM SOCIALISMO DEMOCRÁTICO? O sistema econômico seria liberal (com propriedade privada), economia de mercado, ou manteria a propriedade estatal dos meios de produção? Seria uma economia de mercado ou de planejamento centralizado (estatizado)? O modelo político pelo nome democrático teria que ser contra a ditadura e o partido único. Então não seria socialista. Se não é socialista a outra opção é a democracia (democracia é liberal e direita). Como manter a propriedade estatal dos meios de produção (socialismo) com democracia política? O poder econômico centralizado na elite política que domina o poder e o político descentralizado (democracia)? São ideias divergentes, incongruentes.   

Não existe literatura (cientificamente) aceitável que explica o que é socialismo democrata. Existem narrativas políticas de esquerda sem sustentação lógica. Utilizam ideias de direita, liberais como se fossem socialistas, misturam conceitos básicos, uma confusão conceitual que agride o saber quase rudimentar (mas está prevalecendo, até quando não se sabe).

 

A CHINA E SEU SISTEMA DUPLO: ECONOMIA DE MERCADO (com propriedade privada) E COMUNISMO (SOCIALISMO) EM POLÍTICA (ditadura e partido único, com sub partidos dominados pelo PCC), O INVERSO DE SOCIALISMO DEMOCRATA. Deng Xiaoping para conseguir implantar a economia de mercado aceitou manter a ditadura política e partido único, mas com rodízio no poder (Xi Jinping conseguiu se reeleger). É uma economia de mercado cada vez mais controlada. O tempo dirá se a China caminhará para democracia na política ou se manterá a ditadura estatizando a economia.     

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

SOBRE LIBERALISMO, DEMOCRACIA, DIREITA, EXTREMA DIREITA, SOCIALISMO E ESQUERDA.

SOBRE LIBERALISMO, DEMOCRACIA, DIREITA, EXTREMA DIREITA, SOCIALISMO E ESQUERDA.
A ciência política, se quer ser ciência, deve manter respeito ao vocabulário original e à lógica doutrinária. Quando as palavras perdem seu sentido, a ciência vira retórica. Ao agredir o vernáculo, estamos agredindo o saber, o aprendizado, a ciência. Os conceitos políticos estão sendo distorcidos por interesses ideológicos, especialmente no campo acadêmico e na mídia. Defender a preservação do sentido original das palavras como defesa da liberdade e da razão é obrigação. Defender a clareza conceitual, a coerência lógica e o rigor no uso da linguagem política é necessário para impedir agressões ao saber e confundir aprendizados.
LIBERALISMO DEFENDE: PROPRIEDADE PRIVADA, ECONOMIIA DE MERCADO, LIVRE INICIATIVA, CONCORRÊNCIA, PRODUÇÃO, COMÉRCIO, SERVIÇOS E PREÇOS LIVRES, CÂMBIO DE MERCADO, FLUTUANTE, ESTADO REGULA, MAS NÃO OPERA, O PODER É DAS LEIS E NÃO DAS AUTORIDADES. DEFENDE A DEMOCRACIA, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DE IMPRENSA, DE IR E VIR E POLÍTICA. DEFENDE O ESTADO LAICO E A LIBERDADE DE RELIGIÕES.
SOCIALISMO DEFENDE: PROPRIEDADE ESTATAL, ECONOMIA DE PLANEJAMENTO CENTRALIZADO NO ESTADO (elite burocrática que domina o estado), ANTIMERCADO. PRODUÇÃO, COMÉRCIO, SERVIÇOS, PREÇOS E CÂMBIO CONTROLADOS PELO ESTADO, ESTADO REGULA E OPERA. É UM SISTEMA AUTORITÁRIO, DEFENDE A DITADURA COMO FORMA DE GOVERNO E PARTIDO ÚNICO COMO FORMA DE SUSTENTAÇÃO (ANTIDEMOCRÁTICO). CONTROLA A IMPRENSA (ESTATAL), O DIREITO DE IR E VIR, DEFENDE O ESTADO LAICO, MAS REPRIME AS RELIGIÕES.
SOCIALISMO DEMOCRÁTICO: AGRESSÃO AO SABER. O MODELO POLÍTICO DO SOCIALISMO É A DITADURA E PARTIDO ÚNICO. QUANDO PASSAM A DEFENDER A DEMOCRACIA VIRAM DIREITA, LIBERAIS.

LIBERALISMO É DIREITA, DEFENDE A DEMOCRACIA E CONDENA A DITADURA, PORTANTO É AGRESSÃO AO SABER ESCREVER DITADURA DE DIREITA, É COMO ESCREVER DITADURA LIBERAL. SE É DITADURA É ANTILIBERAL. DITADURA É O MODELO POLÍTICO DO SOCIALISMO.