domingo, 23 de novembro de 2025

A IMPOSSIBLIDADE DE SISTEMA ECONÔMICO SOCIALISTA CONVIVER COM DEMOCRACIA POLÍTICA.

 

A IMPOSSIBLIDADE  DE SISTEMA ECONÔMICO SOCIALISTA CONVIVER COM DEMOCRACIA POLÍTICA.

URSS: SOCIALISMO E BUROCRACIA (a maioria improdutiva).

Lenin e Gorbatchov já haviam constatado a origem do fracasso do socialismo: substituir o empreendedorismo por burocracia estatal naturalmente corrupta.

V. I. Lenin 1922: “Os comunistas se tornaram burocratas. Se há algo capaz de nos perder é isto”. “Uma raça de burocratas extremamente requintados (Lenin chamou de super espertalhões).

Michail Gorbatchov: “O burocratismo, antípoda da democracia”.

COMENTO: a estatização socialista da propriedade privada (incontáveis agentes econômicos) retira o poder econômico dos empreendedores e das pessoas, centralizando-o na elite política, militar e burocrática que dominam o estado e governo. Socialismo = propriedade estatal. Se a propriedade é centralizada no estado a economia deve ser de planejamento centralizado (elite burocrática domina o poder). Uma geração de socialismo elimina o empreendedorismo da sociedade (exige uma nova geração para se refazer e reestruturar). Se o poder econômico é centralizado no estado o regime político acompanha com a ditadura do partido único (domínio da elite militar, política e burocrata) como forma de sustentação do governo.

Nas economias de mercado, liberais, existe um equilíbrio entre incontáveis empreendedores (empresários, agentes econômicos) e o poder dos governos de regular. Uma economia liberal, de mercado, incontáveis agentes econômicos, exige um regime político semelhante, democracia liberal.

Todos os sistemas econômicos são capitalistas, a diferença é a propriedade do capital:

CAPITALISMO DE ESTADO (Socialismo, esquerda) = da elite burocrata dirigente;

CAPITALISMO DE MERCADO, LIBERAL (direita) = propriedade privada (incontáveis agentes econômicos).

SOCIALISMO (DITADURA E PARTIDO ÚNICO) É INCOMPATÍVEL COM DEMOCRACIA VERDADEIRA.

BOBBIO E O MODELO DO DIÁLOGO.

Norberto Bobbio foi um socialista italiano que virou liberal-democrata esclarecido. Pacientemente explicou que o liberalismo é a favor do estado democrático do direito, das regras do jogo estabelecidas e iguais para todos, ao contrário do pensamento marxista-leninista (socialista-comunista), que receita o estado ditador (divergente da democracia). Escreveu que o comunismo não pode ter uma teoria do estado democrático do direito, já que ditadura é antônimo de democracia.

O estado que tem como princípio básico o planejamento centralizado (o poder discricionário nas mãos de poucos) tem que abdicar da liberdade individual (liberalismo) a favor das minorias privilegiadas que se apossam do estado ditador. Baseado em texto de 1992.

SOCIALISMO, UMA ANÁLISE ECONÔMICA E SOCIOLÓGICA. Um sistema planejado centralmente não pode substituir a forma de cálculo econômico do mercado para os preços. O capitalismo de mercado é a verdadeira democracia econômica. O capitalismo de estado é a ditadura econômica e política (socialismo).

 FORMAÇÃO DE PREÇOS DOS BENS DE PRODUÇÃO. Uma das causas da economia socialista ter fracassado em todas as experiências é a impossibilidade de formação de preços dos bens de produção. Por serem do estado não serão comercializados e não terão formação de preços (demanda x oferta), não existe um sistema econômico real. Sem uma bússola, sistema de preços de bens de produção, o sistema econômico socialista naufragou. Somente com base na propriedade privada é possível estabelecer relações de trocas reais, condição prévia para a formação de preços de mercado. Previsão que foi confirmada nas décadas de 80 e 90 do século passado com a queda do muro de Berlim, a dissolução da URSS e do socialismo nos países do leste europeu. A pior qualidade de vida do sistema socialista (capitalismo de estado) em comparação ao liberal (capitalismo de mercado) decidiu a eliminação do sistema socialista econômico na URSS, leste Europeu, tigres asiáticos e China.  

Síntese de textos da primeira década deste século.

Um comentário:

  1. IMPOSTO SOBRE HERANÇA E PATRIMÔNIO (FORTUNAS NAS FALAS DA ESQUERDA).
    Porque não se deve tributar heranças e fortunas ou grandes fortunas.
    A tributação de heranças e de patrimônios (além da renda) ao final de uns anos come todo o capital. Atrasa o desenvolvimento e crescimento no sistema capitalista de mercado. Um imposto de 30% come o capital (100%) em poucos anos. É uma mudança, em poucos anos, do sistema de capitalismo de mercado (vitorioso em produzir qualidade de vida) para o capitalismo de estado (socialismo, produziu pobreza e redução de liberdades). Retira recursos da atividade privada (produtiva) para a atividade governamental (a maioria dos gastos improdutivos).

    ResponderExcluir