sábado, 27 de janeiro de 2018

CONTAS EXTERNAS E INTERNAS DO BRASIL 2010 A 2017




BALANÇO DE PAGAMENTOS - US$ milhões - DÍVIDA MOBIL. BC + TN (reais).
 2018P é Previsão.
CONTAS 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018P
1- BAL. COMERCIAL 20267 29796 19431 2558 -6529 17670 45037 64028 59
 1.1- Exportações 201915 256040 242580 242179 224098 190072 184453 217243 2225
 1.2- Importações -181649 226243 -223149 239621 230627 172422 139416 153215 165
2- BAL. SERV. E RENDAS -70630 -85225 -76523 -87325 -100623 -70388 -71504 -86423 -75,3
 2.1) RENDAS -39567 -47319 -35448 -39773 -52170 -49335 -41080 -42572 -42,1
  2.1.1- Juros -9682 -9719 -11847 -14244 -21340 -21913 -21937 -21824 -16,9
  2.1.2 - Divid. e Lucros -30375 -38166 -24112 -26045 -31187 -20793 -19433 -21032 -25,5
  2.1.3 - Salários 498 567 511 516 357 349 290 284 0,3
  2.2) SERVIÇOS -30807 -37906 -41075 -47552 -48107 -36978 -33851 -33851 -37,7
  2.2.1 - Viagens -10503 -14459 -15588 -18632 -18724 -11513 -8473 -13192 -17,3
  2.2.2 - Transpotes -6406 -8335 -8769 -9786 -8697 -5723 -3731 -4975 -5,6
  2.2.3 - Aluguel Equip. -13752 -16669 -18741 -19060 -22629 -21532 -19506 -16838 -17,0
  2.2.4 - Outros -147 1558 2022 -46 1943 2724 1262 1155 2,2
3- TRANSF. UNILAT. 2845 2816 2846 3364 2729 2319 2944 2632 2,5
4- TRANS. CORRENTES -47518 -52612 -54246 -81374 -104076 -58942 -235546 -9762 -18,4
5- CONTA CAPITAL e FINAN. 100102 111868 72762 73778 100129 56252 15949 4851 18
6- BAL. PGTO. Saldo 52584 59256 20516 -7596. -4706 -2690 -7588 -4911 -0,4
6.1) PIB cresc. % 7,5 2,6 1,0 2,3 0,1 -3,9 -3,6 1,0 3,0
7- AJUSTES  LIQUID. 3063 -8713 +558 -6743 2963 -4382      
8- RESERVAS - CAIXA 288575 352073 373147 358808 363551 356464 365016 373972  
8 - RESERVAS - LIQUIDEZ 288575 352073 378560 375794 374051 368739 372221 381972  
A) a1) Fluxo Com. saldo -1650 43950 8373 11136 4137 25486 43309 52974  
     a2) Fluxo Finan. saldo 26004 21329 8380 -23396 -13424 -16071 -51562 -52299  
     a3) Fluxo Total saldo 24354 65279 16753 -12261 -9287 9414 -4252 625  
9- Dívida Ext . (9.1 + 9.2 + 9.3) 350,44 402,4 441,8 485 554,7 545 552,3 550,8  
   9.1- Pública 83,60 62,3 67,3 70,8 75,3 68 74,5 75,6  
   9.2- Privada 172,07 235,1 249,6 241,2 272,4 270,5 257,3 233,9  
   9.3- Entre Empresas 94,77 105,0 124,9 173 207 206,5 249,2 241,3  
9. A - Tít. internos c/ não resid.     115,5 134,6 152,1 124,6 129,84 121,0  
10 - Dív..  Mobil. int. TN 2017 1603,9 1783 1916,7 2028 2183 2650 2986 3435,5  
10.1 - Dív. Mob. int. Bruta 08/17 2307 2535 2823 2986 3301 3944 4509 4950  
11 - SRF - REC. admin. 11/17 805,7 939 1029 1138 1188 1191 1265,5 1204,57  
 11.1 - DÍV. / REC. 1,99 1,81 1,86 1,78 1,84 2,225 2,359    
12 - IGPM    11,32 5,10 7,82 5,51 3,69 10,54 7,17 -0,52  
13 - IPCA  5,91 6,50 5,84 5,91 6,41 10,67 6,29 2,95  
14- CDI 2017 9,75 11,60 8,40 8,06 10,81 13,27 14,00 9,93  
15 - US$ % ACUM. -4,3074 12,58 8,84 14,63 13,39 47,01 -16,54 1,50  
16 - PIB US$ tri. 2,210 2,613 2,411 2,388 2,345 1,539 1,909    
16.1 - PIB R$ tri. 3,887 4,375 4,713 5,167 5,521 5904 6300    
17- DÍV. MOB. liqu. / PIB % 41,26 40,75 40,66 39,24 39,53 44,8 47,4    
17.1 - Div. Mob. bruta / PIB % 59,35 57,94 59,98 57,78 59,78 66,8 68,44    




RESULTADO PRIMÁRIO DO GOVERNO CENTRAL (conceito acima da linha). R$ bilhões.
 
ANO
RECEITAS
Transf.
REC.
Líquida
 
DESPESAS
RESULTADO Gov. Fed.
RESULT.
BC
RESULT.
Gov. Central
PREVID.
TN + BC
Total
Previd.
TN + BC
Total
TN
PREVID.
TOTAL
2010
211,96
706,56
918,53
134,69
783,84
254,86
450,21
750,07
122,18
-42,89
79,29
-0,520
78,77
2011
245,89
742,38
988,27
163,04
825,23
281,44
450,27
731,71
129,62
-35,55
94,07
-0,552
93,52
2012
275,76
784,12
1059,89
171,39
888,50
316,59
496,04
812,63
129,84
-40,83
89,01
-0,752
88,26
2013
307,15
871,84
1178,98
183,39
995,59
357,00
561,59
918,59
128,16
-49,86
78,31
-1,318
76,99
2014
337,50
883,97
1221,47
199,96
1021,51
394,20
644,52
1038,72
39,60
-56,70
-17,10
-0,115
-17,21
2015
350,27
897,52
1247,79
204,68
1043,10
436,09
722,61
1158,70
-28,22
-85,82
-114,04
-0,699
-114,74
2016
358,14
956,82
1314,95
226,84
1088,12
507,87
734,50
1242,37
-3,55
-140,73
-153,28
-0,972
-154,25
JAN.
27,11
114,08
141,20
17,17
124,03
35,57
73,62
109,19
23,45
-8,46
14,99
-0,160
14,835
FEV.
28,01
61,59
89,61
22,15
67,46
38,28
54,18
92,46
-14,72
-10,26
-24,98
-0,017
-25,00
MAR.
28,52
69,66
98,19
13,37
84,82
38,78
53,92
92,71
2,43
-10,26
-7,82
-0,071
-7,89
ABR.
30,43
88,99
119,42
15,74
103,68
38,94
54,92
93,86
18,33
-8,51
9,82
0,005
9,82
MAI.
28,25
68,25
96,50
20,21
76,29
40,49
51,28
91,77
-3,12
-12,24
-15,36
-0,116
-15,479
JUN.
28,49
71,83
100,32
16,58
83,74
39,20
53,33
92,53
1,97
-10,71
-8,74
-0,044
-8785
JUL.
27,47
80,42
107,89
16,06
91,82
39,29
71,10
110,39
-6,82
-11,82
-18,64
0,072
-15,57
AGO.
28,53
62,79
91,32
16,33
74,98
43,84
51,49
95,33
-4,88
-15,31
-20,19
-0,152
-20,346
SET.
27,69
65,96
93,65
12,89
80,76
52,76
53,29
106,05
-0,247
-25,07
-25,32
0,031
-25,29
OUT.
28,26
119,62
147,88
15,88
132,00
39,50
51,68
91,18
52,28
-11,24
41,04
-0,222
40,81
NOV.
28,56
71,75
100,31
25,77
74,54
47,53
65,36
112,89
-19,17
-18,97
-38,13
-0223
-38,357
DEZ.
46,81
81,84
128,65
34,74
93,92
53,68
100,36
154,04
-53,18
-6,87
-60,05
0,076
-60,124
2017
325,617
907,21
1232,83
203,68
1029,15
498,38
632,666
1131,04
71,59
-172,766
-101,17
-0,721
-101,896
JAN.
26,9
110,57
137,4
18,58
118,85
40,3
59,54
99,8
32,5
-13,37
19,18
-0,14
19,04
FEV.
28,4
65,69
94,1
24,96
69,96
41,95
53,46
95,41
-12,8
-13,59
-26,35
0,07
-26,28
MAR.
29,1
73,90
102,9
15,34
87,57
42,1
56,45
98,55
2,1
-13,1
-110,1
0,03
-10,98
ABR.
31,1
94,97
126,1
18,1
108,1
43,1
52,37
95,55
24,78
-11,99
12,79
-0,22
12,57
MAI. 29,55 69,84 99,39 21,62 77,76 47,57 59,56 107,13 -11,23 -18,02 -29,22 -0,117 -29,37
JUN. 29,78 75,04 104,82 18,14 86,68 42,62 63,86 106,48 -6,93 -12,84 -19,77 -0,028 -19,80
JUL. 29,64 78,93 108,57 19,43 89,13 43,15 66,13 109,28 -6,56 -13,52 -20,07 -0,077 -20,23
AGO. 30,30 79,84 110,13 18,10 92,04 47,19 54,45 101,63 7,38 -16,89 -951 -0,086 -9,60
SET. 30,12 73,997 104,12 14,22 89,9 58,27 54,27 112,54 5,61 -28,14 -22,54 -0,102 -22,64
OUT. 30,187 90,239 120,43 17,18 103,25 43,99 54,07 58,06 18,95 -13,80 5,15 0,039 5,19
NOV. 30,605 94,308 124,91 18,19 106,72 48,15 57,22 105,37 19,0 -17,546 1,454 -0,106 1,348

FONTE: STN - BCB



COMMODITIES - PREÇOS US$.


DATAS
Fed
funds
%
OURO
US$
on. troy
PETR.
Brent.
$ barril
Milho
cents $
bushel
Café
cents $
libra
Soja
cents $
bushel
Suco
Laranja
cents. $ l.
Açucar
cents
$ libra
Trigo
cents $
bushel
2002 1,25% 348,2 28,66 235,75 60,2 569,5 91,75 7,61 325,0
2003 1,00 416,1 30,17 246,0 64,95 789,0 60,75 5,67 377,0
2004 2,25 438,4 40,46 204,75 103,75 547,75 86,1 9,04 307,5
2005 4,25 518,9 58,98 215,75 107,1 602,0 125,2 14,68 339,3
2006 5,25 638,0 60,86 390,25 126,2 683,5 201,3 11,75 501,0
2007 4,25 838,0 93,85 455,5 136,2 1199 143,6 10,82 885,0
2008 0,25 884,3 45,59 407,0 112,05 972,25 68,55 11,81 610,8
2009 0,25 1096,2 77,93 414,5 135,95 1039,8 124,0 26,95 541,5
2010 0,25 1421,4 94,75 629,0 240,5 1393,8 172,35 32,12 794,3
2011 0,25 1566,8 107,38 646,5 226,85 1198,5 169,0 23,30 652,75
2012 0,25 1675,8 111,11 698,25 143,80 1418,7 116,05 19,51 778,0
2013 0,25 1202,3 110,80 422,00 110,70 1312,5 136,45 16,41 605,25
2014 0,25 1184,10 57,33 397,00 166,60 1019,25 140,25 14,52 589,75
2015 0,50 1065,20 37,28 358,75 126,70 871,25 140,00 15,24 470,00
Δ % ano 0,25 -10,46 -34,97 -9,63 -23,95 -14,52 -0,04 4,96 -20,31
2016 0,75 1151,70 56,82 352,70 137,05 996,50 198,10 19,51 408,00
 Δ % ano 0,25 8,63 52,41 -1,88 8,17 14,38 41,50 28,02 -13,19
2017 1,50 1309,30 66,87 350,75 126,20 951,75 136,00 15,16 427,00
Δ % ano 0,75 13,68 17,69 -0,36 -4,49 -4,49 -31,35 -22,30 4,66
FED FUNDS: 16/12/2015:  0,25%  a  0,5%; 14/12/2016: 0,5%  a  0,75%; 15/03/2017:  0,75%  a  1%; 14/06/2017:  1%   a  1,25%; 13/12/2017: 1,25% a 1,5%. Fonte: BCB.


quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA BRASIL E EUA




IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE 04/2015 (rend. do trabalho pessoa física). BRASIL
Rendimento mensal R$Alíquota %Parcela a deduzir R$
Até 1903,98isentoxxxxxxx
de 1903,99 até 2826,657,5142,80
de 2826,65 até 3751,0515354,80
de 3751,06 até 4664,6822,5636,13
acima de 4664,6827,5869,36
Deduções da renda para cálculo do imposto:
1) R$189,59 por dependente legal; 
2) valor pago no mês ao INSS e à entidades de previdência privada; 
3) pensões alimentícias; 
4) até R$1903,98 de aposentadorias de aposentados com 65 anos ou mais.


IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE (APLICAÇÕES FINANCEIRAS, RENDA FIXA.)
Prazo da AplicaçãoTAXA %
Até 6 meses22,5
De 6 a 1220
de 12 a 2417,5
Acima de 2415
Com uma taxa de 7% para aplicação de 1 ano teremos líquido de IR 5,6% menos 4,25% de inflação prevista 1,35% de taxa real ex-ante. Muito arriscado considerando a conjuntura prospectiva. 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA NOS EUA APÓS REDUÇÃO DE ALÍQUOTAS (em US$). EUA.

INDIVIDUAL 2018 a 2025
RENDIMENTO
TAXA
0
9525
10%
9525
38700
12
38700
82500
22
82500
157500
24
157500
200000
32
200000
500000
35
500000
acima
37

Chefe de Família  2018 a 2025
RENDIMENTO
TAXA
0
13.600
10
13600
51.800
12
51800
82.500
22
82500
157.500
24
157500
200.000
32
200000
500.000
35
500000
acima
37

CASAL CONJUNTO 2018 a 2025
RENDIMENTO
TAXA
0
19050
10%
19050
77400
12
77400
165000
22
165000
315000
24
315000
400000
32
400000
600000
35
60000
acima
37


CASALl INDIVIDUAL 2018 a 2025
RENDIMENTO
TAXA
0
9525
10%
9525
38700
12
38700
82500
22
82500
157500
24
157500
200000
32
200000
500000
35
300000
acima
37





INTRODUÇÃO E ALERTA:


INTRODUÇÃO E ALERTA:

A  ECONOMIA é uma CIÊNCIA SOCIAL-POLÍTICA (não exata). Toda sua lógica baseia-se no estudo do equilíbrio (movimento das variáveis e influências de umas nas outras) das forças econômicas (agentes, variáveis, tempo = mercado). A ideia de equilíbrio presume o desequilíbrio. As leis econômicas são dinâmicas, sempre um processo em movimento, são CAUSAIS E TEMPORAIS, estudam fenômenos que se sucedem no tempo (e as antecipações). São também CONDICIONAIS, como todas as leis científicas (requisitos são condições necessárias). São complexas, o entendimento exige conhecimentos acumulados, quase sempre tem exceções. Os efeitos no curto prazo podem ser diferentes do longo prazo (os juros de cp podem subir e os de lp caírem), no primeiro momento ser diferente dos seguintes.

Leis ou postulados econômicos são enunciados de tendências. As previsões econômicas são dependentes de ações políticas futuras (ou imprevisibilidades), motivo de sempre virem acompanhadas da máxima, "tudo o mais permanecendo constante."

O EQUILÍBRIO ESTÁTICO (a fotografia de um momento): facilita o estudo dos fenômenos econômicos para os iniciantes.

O EQUILÍBRIO DINÂMICO (o equilíbrio em movimento): procura explicar o processo em que o sistema está caminhando para alcançar o equilíbrio, assim como os momentos sequenciais. A economia em equilíbrio (pouca volatilidade) tem a PREVISIBILIDADE  facilitada (facilita o planejamento e encoraja os investimentos, o crescimento é sustentável, a moeda é estável), em desequilíbrio é mais volátil e imprevisível (desencoraja investimentos). O estudo econômico deve sempre analisar: CAUSAS, EFEITOS (positivos e negativos), TEMPO, EXPECTATIVAS, ÓTICAS DOS INTERESSADOS.   

A LEITURA DAS POSTAGENS DO BLOG DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS DATAS EM QUE FORAM ESCRITAS. 

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

O MUNDO APÓS A REDUÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA PELOS EUA (a esquerda se apequenará).



O MUNDO APÓS A REDUÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA PELOS EUA (a esquerda se apequenará).

A redução das alíquotas do Imposto de Renda PJ e PF pelos EUA (governo Trump - PR) mudará o tamanho do estado pelas nações que quiserem ser competitivas com Investimentos e não correr riscos de exportarem lucros artificialmente para serem tributados nas nações com taxas menores. 
As mudanças, resumidamente, foram:

a) a alíquota federal do IRPJ cai de 35% pára 21% (mais o IR estadual de 4% = 25%). No Brasil a alíquota é de 15% + 10% + 9% de COFINS = 34%;

b) repatriação de lucros não tributados anteriormente cai de 35% para 15,5% (caixa) e 8% para outros ativos;

c) revogação do sistema de tributação universal e adoção do territorial (nos EUA), acabando a possibilidade de compensação dos impostos pagos em outros países. Alguns dividendos de subsidiárias não serão tributados;

d) as despesas com juros terão por limite as receitas também com juros, mais 30% da receita tributável ajustável.

EFEITOS POSSÍVEIS:

a) a carga tributária será reduzida e exigirá semelhante redução da despesa pública (supérfluos, artificialismos, corporações incrustadas e sustentadas pelo estado). O tamanho do estado terá que ser reduzido no mundo todo para continuarem a ser competitivos na atração de investimentos;

b) a esquerda perderá espaço no mundo para o pensamento liberal na economia (a menor presença estatal possível). Quem não se adequar se apequenará.


NO BRASIL TEREMOS QUE FAZER AS REFORMAS ELIMINANDO PRIVILÉGIOS, MARAJÁS E ARTIFICIALISMOS SOB PENA DE FICARMOS CADA DIA MAIS POBRES.