quarta-feira, 26 de junho de 2019

AS DEZ PRAGAS QUE FAZEM O BRASIL SER POBRE.


AS DEZ PRAGAS QUE FAZEM O BRASIL SER POBRE.

Em 2013 publiquei no blog. Agora republico com os comentários: em amarelo resolvido, em verde ainda a resolver.       

      1.    O IMPOSTO SINDICAL OBRIGATÓRIO, PATRONAL E DE EMPREGADOS (formação de líderes duvidosos); RESOLVIDO COM EXTINÇÃO.

      2.    O SISTEMA S (INCLUSIVE SEBRAE) INCIDIR SOBRE A FOLHA E SER GERENCIADO PELA INICIATIVA PRIVADA (a iniciativa privada só é eficiente quando luta pela sobrevivência e pelo lucro, gerenciando verbas públicas é mais competente na corrupção); DEVE DEIXAR DE INCIDIR SOBRE A FOLHA.

     3.    O FGTS SER GERENCIADO E REMUNERADO SEM A APROVAÇÃO DO INTERESSADO (O DONO DA CONTA), E PAGAR A MENOR REMUNERAÇÃO DO MERCADO; DEVE PASSAR A RENDER A SELIC. OS SUBSÍDIOS DEVEM FAZER PARTE DO ORÇAMENTO DA UNIÃO.

     4.    A CONTRIBUIÇÃO PARA O INSS FEITA PELO EMPREGADOR (de fato ela é feita pelo empregado) INCIDIR SOBRE A REMUNERAÇÃO TOTAL (deveria ser até o teto). OS MAIS PREJUDICADOS SÃO OS AUTÔNOMOS  E OS RECEBEM ACIMA DO TETO; AINDA SEM SOLUÇÃO. UMA INJUSTIÇA. O SISTEMA DE CAPITALIZAÇÃO RESOLVERIA.

     5.    A CLT, COMPLEXA, ENGESSADORA DA RELAÇÃO CAPITAL X TRABALHO, ORIGEM DO MAIOR NÚMERO DE AÇÕES JUDICIAIS DO MUNDO (PASSIVO TRABALHISTA IMPOSSÍVEL DE SER EVITADO); RESOLVIDO EM PARTE. A SOLUÇÃO É REDUZIR O PODER DOS JUÍZES COM MAIS CLAREZA. A VONTADE DAS PARTES PREVALECER SEMPRE. SIMPLIFICAR O AMBIENTE DE NEGÓCIOS, DAR SEGURANÇA JURÍDICA.

     6.    A JUSTIÇA DO TRABALHO COM DECISÕES ABSURDAS QUE ÀS VEZES DEIXAM DÚVIDAS E INVIABILIZAM EMPRESAS; A JUSTIÇA DO TRABALHO DEVERIA SER EXTINTA.

     7.    O SISTEMA TRIBUTÁRIO, COMPLEXO, CARO BUROCRATICAMENTE, À VEZES INVIABILIZA NEGÓCIOS, PRINCIPALMENTE O ICMS. O PASSIVO TRIBUTÁRIO É IMPOSSÍVEL DE SER EVITADO; AINDA SEM SOLUÇÃO DEPENDE DA REFORMA TRIBUTÁRIA.

     8.    A ABSURDA BUROCRACIA PARA ABRIR E FECHAR EMPRESAS; MELHORADO, MAS AINDA BUROCRÁTICO EM EXCESSO.

    9.    O SISTEMA DE APOSENTADORIAS INTEGRAIS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO. AS REMUNERAÇÕES ABSURDAS (algumas inacreditáveis). AS FUNÇÕES IMPRODUTIVAS (principalmente legislativo e judiciário) COM REMUNERAÇÕES ALTAS E AS PRODUTIVAS (atividades fins) COM REMUNERAÇÕES BAIXAS; EM SOLUÇÃO PARCIAL SE APROVADA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA.

    10.  O GASTO PÚBLICO IMPRODUTIVO ALTO EM RELAÇÃO AO PRODUTIVO (é um peso excessivo para atividade produtiva). PARECE QUE A CRISE FISCAL OBRIGARÁ UMA SOLUÇÃO. OS INVESTIMENTOS QUASE ZERADOS.
E QUEM É O MAIOR RESPONSÁVEL POR ISTO? O LEGISLATIVO INCOMPETENTE E CORRUPTO. É ELE QUE TEM O PODER. SE ATRAPALHOU O PAÍS AGORA É HORA DE CORRIGIR.
COMPLETARIA A LISTA COM A MÁ FORMAÇÃO TEÓRICA DOS ECONOMISTAS QUE SE DENOMINAM NACIONAL-DESENVOLVIMENTISTAS (ALGUNS SE DENOMINAM KEYNESIANOS SEM NUNCA TEREM LIDO O TEORIA GERAL). É A TURMA QUE CHAMO DE PENSAMENTO MÁGICO. A QUALIDADE DA MÍDIA ESPECIAÇIZADA MELHOROU. MUITOS JÁ ENTENDEM TEORIA MONETÁRIA PARA LER E ENTENDER. 2013.

ANEXO 06/2019. COMENTÁRIO SOBRE CRESCIMENTO ECONÔMICO: os economistas da linha que classifico como racionais e responsáveis sabem que a relação carga tributária (quase 39% da renda nacional) x gastos públicos improdutivos x investimentos x dívida líquida e bruta impede crescimentos sustentáveis. O artificialismo do voo da galinha, se adotado, trará crise mais profunda e de solução que exigirá mais sacrifícios.

A SOLUÇÃO: conseguir passar um cenário de conjuntura prospectiva de que conseguirá sair da crise fiscal (défitis primários) com sustentação (sem artificialismos). Melhorar as expectativas dos agentes econômicos aprovando as reformas: passar segurança para que consumidores (trabalhadores, poupadores, famílias) e investidores (C + I) sintam-se motivados a consumir e investir. Dependerá da credibilidade passada pelo executivo (está bom) e legislativo (aprovar reformas corrigindo o que fez de errado e empobrece o país e seu povo).  
PALAVRAS: AS REFORMAS DEVERÃO PASSAR CREDIBILIDADE, SEGURANÇA, PREVISIBILIDADE E MOTIVAÇÃO PARA CONSUMIDORES E INVESTIDORES. 06/2019.
MAG.



sábado, 22 de junho de 2019

JUROS REAIS EX-ANTE E EX-POST, TABELAS (SELIC, CDI).


JUROS REAIS EX-ANTE E EX-POST, TABELAS (SELIC, CDI).

No Brasil a diferença entre os juros reais ex-ante e ex-post é imensa. Ao fazer a opção entre poupar ou gastar (consumo ou investimento) os agentes fazem a previsão da inflação esperada e comparam com os juros oferecidos pelo mercado (juros considerados baixos ou negativos estimulam a demanda). O juro real ex-ante é a diferença entre o juro oferecido pelo mercado (líquido de IRF) e a inflação esperada. Após decorrido o prazo da aplicação o agente compara a taxa pactuada com a inflação real, a diferença é o juro real ex-postUma inflação ocorrida maior do que a esperada estimula a demanda (os agentes fogem da moeda mais juros como reserva de valor.). Conforme Fisher (e bom senso do mais simples agente).
No Brasil existe um papo furado de taxa de juro real de 7%. Não é o que acontece nos juros reais ex-post (mensais ou anuais). A tabela abaixo comprova: 07/2011; repetido em 06/2015. MAG 06/2019.



RENDIMENTOS DE ATIVOS R$
ATVOS
01/19 02/19 03/19 04/19 05/19 06/19 07/19 08/19 09/19 10/19 11/19 12/19 2019
SELIC (-20% IR)
0,54 0,49 0,47 0,52 0,54 0,47 3,07 (2,456
CDI (-20% IR)
0,54 0,49 0,47 0,52 0,54 0,376 3,07 (2,456
CDI 110% 0,594 0,539 0,517 0,572 0,594 0,517 3,377
CDI 110% - 15% IRF 0,505 0,451 0,439 0,486 0,505 0,439 2,87
POUPANÇA
0,37 0,37 0,370 0,37 0,37 0,37 2,25
IBOVESPA
10,82 -1,86 -0,18 0,98 0,70 4,06 14,88
DÓLAR PTAX
-5,75 2,37 4,23 1,25 -0,12 -2,75 -3,23
Dólar paral. (tur.)SP
0,13 0,09 2,17 -0,74
Euro BC
-5,55 1,55 2,78 1,00 -0,59 -0,80 -3,92
OURO BM&F B3
-2,03 1,94 1,58 0,93 1,36 6,79 10,84
IPCA
0,32 0,43 0,75 0,57 0,13 0,01 2,23
CDI - 20% IRF - IPCA 0,112 -0,038 -0,374 -0,154 0,302 0,201 0,226
IGPM
0,01 0,88 1,26 0,92 0,45 0,80 4,38
CDI - 20% IRF - IGPM 0,422 -0,488 -0,884 -0,504 0,018 -0,424 -1,924



RENDIMENTOS DE ATIVOS R$
ATVOS
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
SELIC (-20% IR)
8,49 (6,79)
8,22 (6,576)
10,90 (8,768)
13,27 (10,6)
14 (11,2)
9,94 (7,952)
6,43 (5,144)
CDI (-20% IR)
8,40 (6,72)
8,06 (6,448)
10,81 (8,648)
13,24 (10,6)
14 (11,2)
9,93 (7,944)
6,42 (5,136)
POUPANÇA
6,48
6,37
7,08
8,07
7,57
6,57
4,62
IBOVESPA
7,40
-15,50
-2,91
-13,31
38,94
26,86
15,03
DÓLAR PTAX
8,94
14,64
13,39
48,75
-16,54
1,50
17,13
Dólar paralelo SP
7,39
15,60
13,49
54,53
-17,24
-1,31
17,28
Euro BC
11,05
19,70
0,02
33,47
-19,10
14,97
16,92
OURO BM&F
15,26
-17,35
12,04
33,63
-12,32
13,89
16,93
IPCA
5,84
5,91
6,41
10,67
6,29
2,95
3,75
CDI - 20% IRF - IPCA
0,88
0,538
2,2348
-0,048
4,91
5,514
1,386
IGPM
7,82
5,51
3,69
10,54
7,17
-0,52
7,54
CDI - 20% IRF - IGPM
-1,10
0,938
4,9548
0,052
4,03
8,464
-2,404