sábado, 27 de maio de 2017

TEORIA ECONÔMICA (ANÁLISES, CENÁRIOS E PLANOS) E GOVERNO TEMER.



TEORIA ECONÔMICA (ANÁLISES, CENÁRIOS E PLANOS) E GOVERNO TEMER.

O estudo da TEORIA ECONÔMICA considera as condições básicas:
     1)    Ambiente (país);
     2)    Agentes (pessoas);
     3)    Instituições (leis);
     4)    Relações entre agentes (comportamento, cultura);
     5)    Moeda;
     6)    Variáveis econômicas e parâmetros.

As VARIÁVEIS podem ser:
     a)    Principais e Secundários;
     b)     Controláveis, Influenciáveis e de Mercado;
     c)    Internas e Externas;
     d)    Naturais. 
Podem também ser definidas em:
     a)    Exógenas. São as que influenciam outras variáveis, mas não são influenciadas por elas. Exemplo: A emissão de moeda e os gastos do governo dependem da ação da autoridade econômica;
    b)    Endógenas. São as que influenciam e são influenciadas. Exemplo: consumo, produto, etc.
     c)    Dependentes. Dependem de outras variáveis;
     d)    Independentes. Não dependem de outras variáveis.
As principais variáveis econômicas são: consumo, investimento (poupança), gastos do governo, carga tributária, câmbio, exportações, importações, contas externas, massa salarial, lucros, juros, taxas de juros (básica, captação e ao mercado), movimento de capitais com o exterior, entre várias outras.

PLANOS ECONÔMICOS:
Objetivam o Equilíbrio Geral da Economia (Oferta  x  Procura  x  Moeda), Preços Relativos harmonizados (grupos de interesses), Crescimento Econômico Sustentado, Distribuição de Renda, Estabilidade Monetária, Máximo Emprego sem inflação.

O estudo da TEORIA ECONOMIA objetiva fazer ANÁLISES, CENÁRIOS e PLANOS.
O estudo da ECONOMIA é complexo devido ela ser uma ciência dinâmica (os efeitos das ações variam no tempo e geograficamente, podendo  ocorrer imediatamente ou após um certo período e ter duração variável), com inúmeras variáveis (quase todas influenciando-se), com reações racionais e psicológicas (emocionais) por parte dos agentes econômicos. As leis econômicas são dinâmicas, sempre um processo em movimento. Leis ou postulados econômicos são enunciados de tendências. As previsões econômicas são dependentes de ações políticas futuras (ou imprevisibilidades), motivo de sempre virem acompanhadas da máxima, "tudo o mais permanecendo constante”. Alarmar os agentes econômicos é mais fácil do que torná-los otimistas e racionais. Expectativas racionais de mercado influenciam possíveis cenários econômicos (previsíveis pela teoria econômica, mas sofrem influências emocionais - confiança nas instituições e nas autoridades aumentam a segurança e a previsibilidade facilitando o crescimento). AS expectativas do mercado podem ser positivas, negativas, neutras, racionais, emocionais, crise de confiança. 

AMBIENTE DE NEGÓCIOS: o desenvolvimento econômico ocorre melhor nos ambientes favoráveis aos negócios. Isto exige boas instituições (leis), autoridades monetárias confiáveis, governo que não passe instabilidade (relação entre executivo e legislativo). As palavras CONFIANÇA, SEGURANÇA, PREVISIBILIDADE são essenciais aos investimentos e aos negócios.
Alguns índices tentam medir o grau de CONFIANÇA E INCERTEZA.
A INCERTEZA é a insegurança em relação a eventos futuros (cenários, conjuntura prospectiva).

A POLÍTICA MONETÁRIA exige que as autoridades responsáveis tenham credibilidade e passem confiança ao mercado além de uma correta comunicação. Economistas ou profissionais que não sejam considerados competentes e responsáveis fazem com que as taxas de juros de mercado aumentem (e exija taxa básica mais alta). É o inverso do que os leigos pensam: economistas heterodoxos ou incompetentes fazem subir as taxas de juros.

TEMER AO PERMITIR QUE SEU GOVERNO FOSSE CONTAMINADO POR FATOS PASSADOS (CORRUPÇÃO) passou insegurança para a política econômica. Para o bem do país deve sair. 05/2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário