segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A QUANTIDADE DE MOEDA (LIQUIDEZ), A CONJUNTURA (AMBIENTE, PAÍSES) EM QUE É ACEITA, A INFLAÇÃO, O CRESCIMENTO E A RECESSÃO.



A QUANTIDADE DE MOEDA (LIQUIDEZ), A CONJUNTURA (AMBIENTE, PAÍSES) EM QUE É ACEITA, A INFLAÇÃO, O CRESCIMENTO E A RECESSÃO.  

A quantidade de moeda em conceito ampliado para liquidez deve ser estratificada em:
1) moeda corrente, dep. a vista;
2) aplicações financeiras com cláusulas de recompra;
3) cad. de poupanças e títulos vincendos (de cp e de lp) com até 30 dias;
4) aplicações financeiras de médio e lp, com facilidade de negociação no mercado;
5) ativos que não a moeda pátria (possíveis de venda);
6) moedas reservas mundiais;
7) ações com liquidez e ouro;
8) imóveis residenciais, comerciais e industriais (maquinários) com alta liquidez;
9) quadros, joias.

A comparação que se deve fazer é entre: a quantidade de moeda na definição acima x o PIB (conjuntura, ambiente, países) em que a moeda é aceita nas três funções básicas, unidade de medida, meio de pagamento e reserva de valor e o potencial de crescimento do PIB.

A inflação não acontecerá se o crescimento da liquidez vier acompanhado de potencial relativo de crescimento do PIB, ou do ambiente (países) em que a moeda é aceita como liquidez (ou passar a ser aceita). O dólar passou a ser aceito por um número maior de países sendo que muitos com potencial de crescimento muito grande (China). As reservas mundiais cresceram. A liquidez pode crescer, permitir uma taxa de juro baixa e não provocar inflação.
Se a quantidade moeda (conceito liquidez ampliada) não acompanhar o crescimento da conjuntura pode provocar recessão ou redução do crescimento.

O país que emite a moeda reserva mundial tem este privilégio, mas se administrar mal a moeda perderá e sofrerá as consequências (relação quantidade de moeda x política fiscal x conjuntura). MAG 11/2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário