quarta-feira, 13 de junho de 2018

POLÍTICA MONETÁRIA PREVENTIVA E TEMPESTIVA: QUANDO APLICAR E EFEITOS SOBRE O CÂMBIO.


POLÍTICA MONETÁRIA PREVENTIVA E TEMPESTIVA: QUANDO APLICAR E EFEITOS SOBRE O CÂMBIO.

A taxa básica está para a política monetária semelhante aos antibióticos para as infecções. Dose abaixo da adequada agrava o quadro infeccioso. Taxa básica de juro abaixo da adequada agrava o processo inflacionário e aumenta a volatilidade, podendo afetar até o câmbio, se agravada com alguma outra percepção de insegurança. Dose de antibiótico acima da adequada elimina a infecção, mas provoca efeitos colaterais acima dos que seriam considerados normais. Taxa básica de juro acima da adequada reverte o processo inflacionário com mais rapidez, mas com um custo de redução das atividades acima do necessário, apesar de por um tempo menor. Como o mercado informa que a taxa básica está abaixo da adequada? A percepção de inflação aumenta e os juros nominais de mercado de longo prazo aumentam. A curva de juros nominal de mercado fica mais ascendente. Num segundo momento o TN só conseguirá vender títulos atrelados (corrigidos) à taxa básica (no Brasil Selic) com deságios (significa aumento da taxa de juro). Os bancos só conseguem captar oferecendo percentual acima dos CDIs. Neste momento existe oferta de até 127% acima dos CDIs.  O primeiro aviso de retorno do processo inflacionário começou em setembro/2017 com o IGPM subindo muito acima da meta de inflação. Sabemos que o IGPM é influenciado pelo câmbio e é uma antecipação dos preços aos consumidores, IPCs. Claro que o câmbio não subiu apenas pela Selic, outros fatores também influenciaram (inclusive externos), mas ela foi uma variável importante. Porquê? O dólar pagando acima de 3% e a taxa básica pelo critério SELIC – IRF – IGPM = NEGATIVO é variável significativa (o fato de ser controlável pelo BC coloca em dúvida a política). Vejam a tabela abaixo (em vermelho acima da meta de inflação de 4,5% a.a. = 0,367% a.m.):

IGPM (meta 0,367 a.m)

Jan.
Fev.
Mar.
Abr.
Mai.
Jun.
Jul.
Ago.
Set.
Out.
Nov.
Dez.
2017








0,47
0,20
0,52
0,89
2018
0,76
0,07
0,64
0,57
1,38








O dólar iria explodir (política monetária frouxa pelo critério preventivo). O BC está vendendo swaps cambiais (terá prejuízo). Registre-se que desde 2013 o FLUXO CAMBIAL FINANCEIRO ESTÁ NEGATIVO.
Neste momento o Fed (BC dos EUA) está praticando uma política monetária PREVENTIVA (acaba de subir sua taxa para 2%).  Com a redução dos impostos é uma atração de capitais.
O BCB está praticando uma política monetária tempestiva (na verdade arriscada), pois os primeiros sinais de retorno da inflação começaram NO ANO PASSADO (set.).
E A SELIC AUMENTA O CUSTO PARA O TN?
a) como os juros de LP deixam de subir e até começam a cair reduz o custo de captação;
 b) a necessidade de perdas com swaps fica menor;
c) não será necessário pagar acima de Selic para captar;  
d) o custo de manutenção do estoque da dívida selicada ficará maior;
e) os ganhos com a inflação deverão ser comparados com as perdas.
QUAL A POLÍTICA MONETÁRIA CORRETA PARA O MOMENTO? Taxa básica e swaps. 13/06/2018

Se a percepção de que o futuro governo não terá compromisso com as necessárias reformas, com a meta de redução dos déficits primários e ou capacidade de cumprir o teto dos gastos públicos, a política monetária através da taxa básica deverá perder sua potencialidade ou mesmo ficará sem efeitos (ou terá efeitos negativos).   
Se um candidato considerado competente e compromissado com as reformas e com a redução dos déficits primários assumir a liderança das pesquisas presidenciais, o Real valoriza, os juros caem e a percepção de crescimento aumenta (e investimentos). MAG 05/2018 


Nenhum comentário:

Postar um comentário