domingo, 8 de novembro de 2020

BANCO CENTRAL INDEPENDENTE?

 

BANCO CENTRAL INDEPENDENTE?

MILTON FRIEDMAN E O Fed (Banco Central americano).

 Milton Friedman deu entrevista respondendo sobre o que achava da atuação do Fed. Respondeu que podia fechar. Ele foi um crítico rigoroso da atuação do Fed, inclusive responsabilizando-o pela crise de 29/30 (pela atuação errada). Relacionou todos os erros cometidos pelo Fed. Foi de fato um crítico severo (e correto nas críticas). Mas em seu livro “Capitalismo e Liberdade” escreveu: “Convém que usemos o governo para fornecer uma estrutura monetária estável à economia livre – isto é parte da função de propiciar uma estrutura legal estável”.  Rendeu-se à realidade.

ESCREVEU CONTRA A INDEPENDÊNCIA DO BANCO CENTRAL: “É um mau sistema para os que acreditam na liberdade justamente porque dá a poucos homens um poder tão grande sem que seja exercido nenhum controle efetivo pelo corpo político – este é o argumento chave político contra um BC independente.”

COMENTO:
Hoje o BC tem que atender a uma meta de inflação (estabilidade do poder de compra da moeda), com câmbio flutuante, que funcionam como um redutor do poder discricionário. Estas limitações do poder discricionário justificam a independência do BC para evitar as pressões políticas em anos de eleição. 2002.

 ATUALMENTE, CABE AO BC:

 a) garantir o poder de compra da moeda nacional;

b) zelar pela liquidez da economia;

c) manter as reservas internacionais em nível adequado;

d) estimular a formação de poupança;

e) zelar pela estabilidade e promover o aperfeiçoamento do sistema financeiro.

MISSÃO DO BCB - Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro nacional.

 A PROPOSTA APROVADA PELO SENADO DIZ QUE:

a) a meta principal é GARANTIR O PODER DE COMPRA DA MOEDA NACIONAL;

b) sem prejuízo da meta principal, o BC terá também os objetivos de:

b1) “zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro;

b2) suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e;

b3) fomentar o pleno emprego”.

 PERGUNTA e AFIRMAÇÃO:

 a)      a) Solidez do sistema financeiro nacional?

b)       b) Sem câmbio flutuante fica uma liberdade perigosíssima.

c)        c) Sabemos que a preservação do poder de compra da moeda (responsabilidade monetária) é condição necessária, mas não o suficiente para o crescimento econômico sustentado (empregos). Não é um risco e redundância desnecessária colocar outras metas que dependem 100% da primeira?   

MISSÃO DO BCB - Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro nacional. A experiência demonstrou que a política monetária é mais eficaz no combate à inflação (claro que a parceria com a política cambial e fiscal adequadas torna-a mais eficaz ainda) do que (sozinha) para motivar e conseguir crescimentos (aumentos consistentes das atividades econômicas). A política monetária sozinha não provoca, com certeza, o aumento sustentado dos investimentos e empregos, é apenas uma variável necessária. O reconhecimento das limitações da política monetária, de que ela não pode como único fator resolver os complexos problemas e interesses individuais da atividade econômica, não tira sua importância no quadro mais vasto da política macroeconômica. A função da moeda, RESERVA DE VALOR, não deve nunca ser esquecida (bolhas demagógicas de crescimento devem ser evitadas, apenas o empurrão inicial pode ser aceito). A preservação do poder de compra da moeda (responsabilidade monetária) é condição necessária, mas não o suficiente para o crescimento econômico sustentado (e emprego).

 Resumo de textos de 2000/2002.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário