domingo, 9 de fevereiro de 2025

O PODER DA ESQUERDA EM DOMINAR A MÍDIA COM REPETIÇÕES DE DEFINIÇÕES ERRADAS SOBRE O LIBERALISMO E A DIREITA.

O PODER DA ESQUERDA EM DOMINAR A MÍDIA COM REPETIÇÕES DE DEFINIÇÕES ERRADAS SOBRE O LIBERALISMO E A DIREITA.

Não sei se a maioria da mídia aceita os erros, sem criticar, por ignorância ou demagogia. A verdade é que jornalistas cultos aceitam os erros silenciosamente.

ALGUNS ERROS SÃO INACEITÁVEIS POR SEREM GROSSEIROS, MAS DOMINAM A MÍDIA.

1)      O liberalismo (escrevem neoliberalismo) é contra normas. A VERDADE: o liberalismo defende que a função dos governos é regular e não operar. Nasceu defendendo normas para limitar o poder discricionário dos governantes (absolutismo monárquico), hoje de todas as autoridades, o poder é das leis e não das autoridades (nem de Ministro do STF ou magistrados). Se funciona sem normas, não normatize, de tempos em tempos revise as normas para ver se podem ser eliminadas ou revisadas. Não generalizem normas para controlar exceções (dificultando a vida de todos). Desregulamentar (simplificar a vida e o ambiente de negócios), eliminar privilégios das corporações;

2)      O NAZISMO, nacional socialismo alemão é de direita, quando seu programa de governo afirma (programa de 25 pontos do nazismo): 13 - Nacionalização de todas as indústrias; 14 - Divisão dos lucros. ESQUERDA OU DIREITA?

3)       Os liberais são contra os programas de assistência social. A verdade: os liberais são a favor de transferência direta de renda ao invés de através de corporações do estado ou privadas (ONGS). Assistência  social é uma ideia liberal (o socialismo defende a igualdade os liberais as liberdades);

4)      Partidos que se definem como socialistas, escrevem socialismo e liberdade, socialismo democrata, socialismo de mercado. Como? Se defendem a propriedade estatal (são contra a propriedade privada), estatização e economia com planejamento centralizado, poder centralizado na burocracia estatal. Socialismo e democracia como? O modelo político do socialismo é a ditadura do partido único (maneira de harmonizar com a estatização do poder econômico). Socialismo e liberdades como? Limitam o poder de ir e vir, estatizam a imprensa, prendem quem pensa e expressa diferente. São intervencionistas e autoritários;

5)      Escrevem que ditaduras são de direita. Como? Se a direita é liberal democrata? Quem defende o regime político de ditadura e partido único é a esquerda socialista.Se é ditadura não é liberal, liberal é democrata, é direita, são pro mercado, contra centralização do poder;

6)      O liberalismo defende a economia de mercado (a concorrência, a liberdade de produzir e comercializar), a liberal democracia como modelo de governo. O socialismo defende a propriedade estatal (o monopólio estatal) e a ditadura do partido único como forma de suastentação do modelo econômico, poder centralizado na elite política. 

      Uma geração de socialismo elimina o empreendedorismo de outra (imobiliza).

 Marco Aurélio Garcia é economista.   

3 comentários:

  1. O SOCIALISMO É UMA LINHA DE PENSAMENTO DE ESQUERDA.
    COMO PENSAMENTO ECONÔMICO DEFENDE A ELIMINAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA PELA ESTATAL. O MONOPÓLIO ESTATAL, ELIMINA OS MERCADOS E A CONCORRÊNCIA. O PODER MUDA DE INCONTÁVEIS AGENTES ECONÔMICOS PARA O MONOPÓLIO ESTATAL, PARA A ELITE BUROCRATA QUE DOMINA OS GOVERNOS.
    PARA SUSTENTAR O MODELO ECONÔMICO ADOTARAM O PENSAMENTO (MODELO) POLÍTICO DE DITADURA DO PARTIDO ÚNICO: ECONOMIA CENTRALIZADA EXIGE PARA SE SUSTENTAR PODER POLÍTICO CENTRALIZADO.
    CONCLUSÃO:
    SOCIALISMO E LIBERDADE É DEMAGOGIA POLÍTICA. SÃO PENSAMENTOS ANTAGÔNICOS.
    SOCIALISMO E DEMOCRACIA É DEMAGOGIA POLÍTICA. COMO FALAR EM DEMOCRACIA COM DITADURA DO PARTIDO ÚNICO?
    SOCIALISMO DE MERCADO: COMO FALAR EM MERCADO (incontáveis agentes econômicos) COM SOCIALISMO (um único agente econômico)? A ESTATIZAÇÃO DOS MEIOS DE PRODUÇÃO E A ELIMINAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA TEM COMO CONSEQUÊNCIA A ELIMINAÇÃO DA CONCORRÊNCIA. MERCADO PRESSUPÕE CONCORRÊNCIA (incontáveis agentes econômicos).

    ResponderExcluir
  2. SOBRE LIBERALISMO, DEMOCRACIA, DIREITA, EXTREMA DIREITA, SOCIALISMO E ESQUERDA.
    A ciência política, se quer ser ciência, deve manter respeito ao vocabulário original e à lógica doutrinária. Quando as palavras perdem seu sentido, a ciência vira retórica. Ao agredir o vernáculo, estamos agredindo o saber, o aprendizado, a ciência. Os conceitos políticos estão sendo distorcidos por interesses ideológicos, especialmente no campo acadêmico e na mídia. Defender a preservação do sentido original das palavras como defesa da liberdade e da razão é obrigação. Defender a clareza conceitual, a coerência lógica e o rigor no uso da linguagem política é necessário para impedir agressões ao saber e confundir aprendizados.
    LIBERALISMO DEFENDE: PROPRIEDADE PRIVADA, ECONOMIIA DE MERCADO, LIVRE INICIATIVA, CONCORRÊNCIA, PRODUÇÃO, COMÉRCIO, SERVIÇOS E PREÇOS LIVRES, CÂMBIO DE MERCADO, FLUTUANTE, ESTADO REGULA, MAS NÃO OPERA, O PODER É DAS LEIS E NÃO DAS AUTORIDADES. DEFENDE A DEMOCRACIA, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DE IMPRENSA, DE IR E VIR E POLÍTICA. DEFENDE O ESTADO LAICO E A LIBERDADE DE RELIGIÕES.
    SOCIALISMO DEFENDE: PROPRIEDADE ESTATAL, ECONOMIA DE PLANEJAMENTO CENTRALIZADO NO ESTADO (elite burocrática que domina o estado), ANTIMERCADO. PRODUÇÃO, COMÉRCIO, SERVIÇOS, PREÇOS E CÂMBIO CONTROLADOS PELO ESTADO, ESTADO REGULA E OPERA. É UM SISTEMA AUTORITÁRIO, DEFENDE A DITADURA COMO FORMA DE GOVERNO E PARTIDO ÚNICO COMO FORMA DE SUSTENTAÇÃO (ANTIDEMOCRÁTICO). CONTROLA A IMPRENSA (ESTATAL), O DIREITO DE IR E VIR, DEFENDE O ESTADO LAICO, MAS REPRIME AS RELIGIÕES.
    SOCIALISMO DEMOCRÁTICO: AGRESSÃO AO SABER. O MODELO POLÍTICO DO SOCIALISMO É A DITADURA E PARTIDO ÚNICO. QUANDO PASSAM A DEFENDER A DEMOCRACIA VIRAM DIREITA, LIBERAIS.
    LIBERALISMO É DIREITA, DEFENDE A DEMOCRACIA E CONDENA A DITADURA, PORTANTO É AGRESSÃO AO SABER ESCREVER DITADURA DE DIREITA, É COMO ESCREVER DITADURA LIBERAL. SE É DITADURA É ANTILIBERAL. DITADURA É O MODELO POLÍTICO DO SOCIALISMO.

    ResponderExcluir
  3. SOCIALISMO DEMOCRATA É POSSÍVEL?
    Considerando que as linhas de pensamentos devem ser estratificadas em: economia, política e costumes, pergunta-se, socialismo democrata é possível?
    Considerando as definições de socialismo (respeitando-se as linhas de pensamentos) em economia, política e costumes, podemos concluir.
    SOCIALISMO EM ECONOMIA: a ideia básica que influencia todas as outras é a eliminação da propriedade privada e adoção da propriedade estatal dos meios de produção. A propriedade estatal em substituição à privada provoca a mudança da economia de mercado, incontáveis agentes, poder econômico descentralizado, para economia de planejamento centralizado, poder econômico centralizado na elite política e burocrática. A sustentação deste modelo econômico exigirá um regime político que consiga dar sustentação à centralização do poder (a economia influenciando a política). Então socialismo em economia é esquerda (poder centralizado), antimercado, antiliberal.
    SOCIALISMO EM POLÍTICA: como vimos acima o modelo político socialista, para dar sustentação ao modelo econômico que centraliza o poder na elite burocrática, substituindo a descentralização dos mercados e da concorrência, incontáveis agentes com liberdade de entrar e sair, de produzir, de comercializar, de precificar seus produtos, tendo como poder final decisório a vontade dos consumidores em comprar ou não (demanda x oferta). A economia centralizada e planejada fixa o que e quanto produzir, os preços, o câmbio, controla o comércio externo, enfim os consumidores não têm o poder final de controlar a economia. Na prática as economias socialistas mantinham produtos com qualidade inferior, filas para comprar, falta de produtos (não é fácil substituir a liberdade dos mercados pelo controle centralizado em poucos burocratas). Para manter (dar sustentação) um sistema econômico com poder centralizado, o modelo político escolhido foi semelhante, centralizar o poder e limitar as liberdades, ou seja, a ditadura e partido único, antidemocrático, antiliberal.
    COMO SERIA UM SOCIALISMO DEMOCRÁTICO? O sistema econômico seria liberal (com propriedade privada), economia de mercado, ou manteria a propriedade estatal dos meios de produção? Seria uma economia de mercado ou de planejamento centralizado (estatizado)? O modelo político pelo nome democrático teria que ser contra a ditadura e o partido único. Então não seria socialista. Se não é socialista a outra opção é a democracia (democracia é liberal e direita). Como manter a propriedade estatal dos meios de produção (socialismo) com democracia política? O poder econômico centralizado na elite política que domina o poder e o político descentralizado (democracia)? São ideias divergentes, incongruentes.
    Não existe literatura (cientificamente) aceitável que explica o que é socialismo democrata. Existem narrativas políticas de esquerda sem sustentação lógica. Utilizam ideias de direita, liberais como se fossem socialistas, misturam conceitos básicos, uma confusão conceitual que agride o saber quase rudimentar (mas está prevalecendo, até quando não se sabe).

    A CHINA E SEU SISTEMA DUPLO: ECONOMIA DE MERCADO (com propriedade privada) E COMUNISMO (SOCIALISMO) EM POLÍTICA (ditadura e partido único, com sub partidos dominados pelo PCC), O INVERSO DE SOCIALISMO DEMOCRATA. Deng Xiaoping para conseguir implantar a economia de mercado aceitou manter a ditadura política e partido único, mas com rodízio no poder (Xi Jinping conseguiu se reeleger). É uma economia de mercado cada vez mais controlada. O tempo dirá se a China caminhará para democracia na política ou se manterá a ditadura estatizando a economia.

    ResponderExcluir