quinta-feira, 27 de junho de 2019

SELIC X IPCA X IGPM X IPAM X CURVA DE JUROS X CONTRAÇÃO X EXPANSÃO


A diferença entre os preços ao consumidor (IPCM e  IPCA), O IGPM e o IPAM pode ser considerada como preços ainda não repassados aos consumidores. Uma especie de inflação reprimida pelo mercado, se as atividades passarem a ser expansionistas os preços ao consumidor tendem a subir para corrigir as perdas). 

O IGPM DE JUNHO DEU 0,80%, ACUMULADO DE 12 MESES 6,51% (no ano 4,38%). 

O IPAM DE JUNHO DEU 1,16%, ACUMULADO DE 12 MESES 7,91% (no ano 5,5%).

O IPCM DE JUNHO DEU -0,07%, ACUMULADO DE 12 MESES 3,87% (no ano 2,42%).

O IPCA DE JUN. ACUMULADO 12 MESES ESTÁ EM 3,37% (no ano 2,23%).

IPCA - META 4,5% a.a; 0,36748% a.m (em vermelho acima da meta).
Mês/Ano
2008
2009
2010
20111
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
JAN.
0,54
0,48
0,75
0,83
0,56
0,86
0,55
1,24
1,27
0,38
0,29
0,32
FEV.
0,49
0,55
0,78
0,80
0,45
0,60
0,69
1,22
0,9
0,33
0,32
0,43
MAR.
0,48
0,20
0,52
0,79
0,21
0,47
0,92
1,32
0,43
0,25
0,09
0,75
ABR.
0,55
0,48
0,57
0,77
0,64
0,55
0,67
0,71
0,61
0,14
0,22
0,57
MAI.
0,79
0,47
0,43
0,47
0,36
0,37
0,46
0,74
0,78
0,31
0,40
0,13
JUN.
0,74
0,36
0,00
0,15
0,08
0,26
0,40
0,79
0,35
-0,23
1,26
0,01
JUL.
0,53
0,24
0,01
0,16
0,43
0,03
0,01
0,62
0,52
0,24
0,33

AGO.
0,28
0,15
0,04
0,37
0,41
0,24
0,25
0,22
0,42
0,19
-0,09

SET.
0,26
0,24
0,45
0,53
0,57
0,35
0,57
0,54
0,08
0,16
0,48

OUT.
0,45
0,28
0,75
0,43
0,59
0,57
0,42
0,82
0,26
0,42
0,45

NOV.
0,36
0,41
0,83
0,52
0,60
0,54
0,51
1,01
0,18
0,28
-0,21

DEZ.
0,28
0,37
0,63
0,50
0,79
0,92
0,78
0,96
0,30
0,44
0,15

ANO
5,90
4,31
5,91
6,50
5,84
5,91
6,41
10,67
6,29
2,95
3,75
2,23


IGPM - IPAM - IPCM - (vermelho acima da meta)

DATAIGPMIPAMIPCM
Mês
12
meses
Mês
12
meses
Mês
12
meses
20140,623,690,632,130,766,76
20150,4910,540,3911,200,9210,24
20160,547,170,697,640,206,25
20170,89-0,521,24-2,550,303,14
2018-1,087,54-1,679,430,044,12
2019 / JAN.0,016,74-0,268,160,584,15
FEV.0,887,601,229,500,264,13
MAR.1,268,271,6710,340,584,58
ABR.0,928,641,0710,730,694,97
MAI.0,458,640,549,170,355,07
JUN.0,806,511,167,91-0,073,87





CURVA DE JURO DO DIA 26/06/2019. O JURO COM VENCIMENTO EM 04/2022 ESTÁ EM 6,58%, PARA UMA SELIC DE 6,5%É UMA DEMONSTRAÇÃO DE ATIVIDADES FRACAS EM CONTRAÇÃO. 


MAG 06/2019

quarta-feira, 26 de junho de 2019

AS DEZ PRAGAS QUE FAZEM O BRASIL SER POBRE.


AS DEZ PRAGAS QUE FAZEM O BRASIL SER POBRE.

Em 2013 publiquei no blog. Agora republico com os comentários: em amarelo resolvido, em verde ainda a resolver.       

      1.    O IMPOSTO SINDICAL OBRIGATÓRIO, PATRONAL E DE EMPREGADOS (formação de líderes duvidosos); RESOLVIDO COM EXTINÇÃO.

      2.    O SISTEMA S (INCLUSIVE SEBRAE) INCIDIR SOBRE A FOLHA E SER GERENCIADO PELA INICIATIVA PRIVADA (a iniciativa privada só é eficiente quando luta pela sobrevivência e pelo lucro, gerenciando verbas públicas é mais competente na corrupção); DEVE DEIXAR DE INCIDIR SOBRE A FOLHA.

     3.    O FGTS SER GERENCIADO E REMUNERADO SEM A APROVAÇÃO DO INTERESSADO (O DONO DA CONTA), E PAGAR A MENOR REMUNERAÇÃO DO MERCADO; DEVE PASSAR A RENDER A SELIC. OS SUBSÍDIOS DEVEM FAZER PARTE DO ORÇAMENTO DA UNIÃO.

     4.    A CONTRIBUIÇÃO PARA O INSS FEITA PELO EMPREGADOR (de fato ela é feita pelo empregado) INCIDIR SOBRE A REMUNERAÇÃO TOTAL (deveria ser até o teto). OS MAIS PREJUDICADOS SÃO OS AUTÔNOMOS  E OS RECEBEM ACIMA DO TETO; AINDA SEM SOLUÇÃO. UMA INJUSTIÇA. O SISTEMA DE CAPITALIZAÇÃO RESOLVERIA.

     5.    A CLT, COMPLEXA, ENGESSADORA DA RELAÇÃO CAPITAL X TRABALHO, ORIGEM DO MAIOR NÚMERO DE AÇÕES JUDICIAIS DO MUNDO (PASSIVO TRABALHISTA IMPOSSÍVEL DE SER EVITADO); RESOLVIDO EM PARTE. A SOLUÇÃO É REDUZIR O PODER DOS JUÍZES COM MAIS CLAREZA. A VONTADE DAS PARTES PREVALECER SEMPRE. SIMPLIFICAR O AMBIENTE DE NEGÓCIOS, DAR SEGURANÇA JURÍDICA.

     6.    A JUSTIÇA DO TRABALHO COM DECISÕES ABSURDAS QUE ÀS VEZES DEIXAM DÚVIDAS E INVIABILIZAM EMPRESAS; A JUSTIÇA DO TRABALHO DEVERIA SER EXTINTA.

     7.    O SISTEMA TRIBUTÁRIO, COMPLEXO, CARO BUROCRATICAMENTE, À VEZES INVIABILIZA NEGÓCIOS, PRINCIPALMENTE O ICMS. O PASSIVO TRIBUTÁRIO É IMPOSSÍVEL DE SER EVITADO; AINDA SEM SOLUÇÃO DEPENDE DA REFORMA TRIBUTÁRIA.

     8.    A ABSURDA BUROCRACIA PARA ABRIR E FECHAR EMPRESAS; MELHORADO, MAS AINDA BUROCRÁTICO EM EXCESSO.

    9.    O SISTEMA DE APOSENTADORIAS INTEGRAIS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO. AS REMUNERAÇÕES ABSURDAS (algumas inacreditáveis). AS FUNÇÕES IMPRODUTIVAS (principalmente legislativo e judiciário) COM REMUNERAÇÕES ALTAS E AS PRODUTIVAS (atividades fins) COM REMUNERAÇÕES BAIXAS; EM SOLUÇÃO PARCIAL SE APROVADA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA.

    10.  O GASTO PÚBLICO IMPRODUTIVO ALTO EM RELAÇÃO AO PRODUTIVO (é um peso excessivo para atividade produtiva). PARECE QUE A CRISE FISCAL OBRIGARÁ UMA SOLUÇÃO. OS INVESTIMENTOS QUASE ZERADOS.
E QUEM É O MAIOR RESPONSÁVEL POR ISTO? O LEGISLATIVO INCOMPETENTE E CORRUPTO. É ELE QUE TEM O PODER. SE ATRAPALHOU O PAÍS AGORA É HORA DE CORRIGIR.
COMPLETARIA A LISTA COM A MÁ FORMAÇÃO TEÓRICA DOS ECONOMISTAS QUE SE DENOMINAM NACIONAL-DESENVOLVIMENTISTAS (ALGUNS SE DENOMINAM KEYNESIANOS SEM NUNCA TEREM LIDO O TEORIA GERAL). É A TURMA QUE CHAMO DE PENSAMENTO MÁGICO. A QUALIDADE DA MÍDIA ESPECIAÇIZADA MELHOROU. MUITOS JÁ ENTENDEM TEORIA MONETÁRIA PARA LER E ENTENDER. 2013.

ANEXO 06/2019. COMENTÁRIO SOBRE CRESCIMENTO ECONÔMICO: os economistas da linha que classifico como racionais e responsáveis sabem que a relação carga tributária (quase 39% da renda nacional) x gastos públicos improdutivos x investimentos x dívida líquida e bruta impede crescimentos sustentáveis. O artificialismo do voo da galinha, se adotado, trará crise mais profunda e de solução que exigirá mais sacrifícios.

A SOLUÇÃO: conseguir passar um cenário de conjuntura prospectiva de que conseguirá sair da crise fiscal (défitis primários) com sustentação (sem artificialismos). Melhorar as expectativas dos agentes econômicos aprovando as reformas: passar segurança para que consumidores (trabalhadores, poupadores, famílias) e investidores (C + I) sintam-se motivados a consumir e investir. Dependerá da credibilidade passada pelo executivo (está bom) e legislativo (aprovar reformas corrigindo o que fez de errado e empobrece o país e seu povo).  
PALAVRAS: AS REFORMAS DEVERÃO PASSAR CREDIBILIDADE, SEGURANÇA, PREVISIBILIDADE E MOTIVAÇÃO PARA CONSUMIDORES E INVESTIDORES. 06/2019.
MAG.