quinta-feira, 26 de abril de 2018

CAGED - CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (ADMITIDOS E DEMITIDOS). 2013 a 04/2018.




CAGED - CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (ADMITIDOS E DEMITIDOS). 2013 A 04/2018.

ANO
ADM.
DEM.
SALDO
2013
22.092.164
20974993
1.117.171
2014
21.759.070
21368062
391.008
2015
17.763.119
19316072
-1.552.953
2016
14.738.646
16.060.640
-1.321.994
2017
14.635.899
14.656.731
-20832
Acum. 04/18
5.332.541
4.995.686
336.856
12 meses
14.952.125
14.669.007
283.118

Fonte: MT CAGED. DILMA AFASTADA EM 20/06/2016; IMPEACHMENT 31/08/2016.


domingo, 8 de abril de 2018

AS INSTITUIÇÕES E SEUS EFEITOS SOBRE O ESTUDO DO DESEMPENHO ECONÔMICO.



AS INSTITUIÇÕES E SEUS EFEITOS SOBRE O ESTUDO DO DESEMPENHO ECONÔMICO.

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL (CARTA MAGNA), AS CLÁUSULAS PÉTREAS E AS PRISÕES PREVENTIVAS, TEMPORÁRIAS E PROVISÓRIAS E SEUS EFEITOS SOBRE A RENDA DO PAÍS E DAS PESSOAS.

Em 1966 iniciei meus estudos de economia, época do império do pensamento keynesiano no Brasil e a demonização do pensamento liberal, apesar de Eugênio Gudin, Roberto Campos e outros já defenderem a responsabilidade nos gastos públicos (consumo e investimentos), a preferência pelos produtivos sobre os improdutivos, dos necessários sobre os desnecessários e postergáveis, dos possíveis sobre os ideais e a manutenção da estabilidade do poder de compra da moeda como condição necessária, mas não o suficiente, para que ocorra o crescimento sustentado (pensamento liberal). Eram os inimigos da irresponsabilidade fiscal e da política monetária descontrolada e em desarmonia com a política fiscal. Previam a hiperinflação e seus malefícios, o que os brasileiros que viveram antes do Plano Real sofreram. O percentual de gastos públicos (e da carga tributária) sobre o PIB sempre foi motivo de estudos e de pontos de vista diferentes entre os economistas liberais e os estatizantes (de esquerda, entre eles os keynesianos). Hoje sabe-se que o modelo estatizante produziu ditaduras sanguinárias, concentração da riqueza nas mãos dos burocratas de governo e dos militares e pobreza para o povo (que fica submisso e perde a liberdade de ir e vir e de se informar, resumindo vira massa de manobra humilde e quase covarde, temem pela vida e familiares). Com a queda do muro, a derrocada da URSS e a China virando uma economia de mercado (liberal em economia e autoritária e centralizada em política), a defesa da economia de planejamento centralizado (socialismo, esquerda em geral) resume-se aos defensores das benesses que recebem do estado e de políticos demagogos (hoje chamados de populistas, defendem ideias em que não acreditam, a maioria sabe ser errada. Ganham a eleição com um discurso e governam com outro). As democracias liberais evoluíram para se defender dos demagogos. O estado regulador e não operador, o poder ser da lei igual para todos e não da autoridade, as normas (regulamentos) que defendam a concorrência (livre concorrência sozinha morre, é argumento de economista que ainda não saiu da fase de confusão mental), os órgãos de estado (profissionais e independentes, para defender os interesses da sociedade, dos consumidores, as regras do jogo iguais para as partes, a harmonia e estabilidade nas relações de negócios). Douglas C. North (economista americano) ganhou o Nobel de economia de 1993, defendendo a importância das instituições para o desempenho econômico. Hoje falamos em AMBIENTE DE NEGÓCIOS SEGURO E ESTÁVEL E QUE PASSE PREVISIBILIDADE, um dos fatores essenciais aos investimentos e crescimento econômico sustentável.

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS.

Fui ler a CF em 1967 (2º ano de economia) nas aulas de Direito Público, ministradas pelo culto e bondoso professor Paletta, mas hoje digo que ainda não tinha a cultura acumulada necessária para entender suas sábias palavras (achava até que era bobagem estudar direito). Mas foram suas aulas que me obrigaram a comprar e ler a CF de 1946 (pequena e linda, fiquei admirado). Na época achei absurdo nos cursos básicos (1º e 2º graus) ter estudado tanta cultura inútil e não ter sido nem apresentado à Carta Magna de meu país. Pensei que uma reforma do ensino deveria ensinar a existência da CF e de todos os Códigos (pelo menos os índices que ensinam os assuntos tratados e direcionam a leitura). Até hoje tenho a pequena CF de 1946. Os códigos dei para o irmão que estudou direito. A vida obrigou-me a ter que entender os advogados, com os quais muito aprendi, mas o poder de decisão (e a consequente responsabilidade) dos pagamentos e acordos eram meus. E todos os assuntos do mundo empresarial têm a parte negocial e a jurídica. Aprendi a separar a parte negocial da jurídica nos assuntos e contratos (jamais assinava um contrato ou tomava uma decisão sem ouvir os advogados). Na área financeira tinha que ficar atualizado com a legislação tributária (como diretor lia mais leis do que economia), absurda no Brasil, e sempre piora e fica mais complexa. Hoje poucos sabem o que têm que pagar (só os experts em tributos). Como calcular custos e preços?
Voltando ao assunto CF e códigos penal e de processo penal e seus efeitos sobre a economia (riqueza ou pobreza). Vimos que em um ambiente inseguro os negócios não acontecem com naturalidade e se apequenam, a pobreza se instala. 

 PAÍS COM AMBIENTE DE NEGÓCIOS INSEGURO É E SERÁ SEMPRE POBRE.

E a CF e o código penal (e de processo) com isto?

A CF de fato em sua cláusula 5ª (pétrea) prescreve nos:
Item LVII – ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
Item LXI – ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime militar propriamente militar definido em lei.
Item LXVI – ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança.
Item LXVIII – conceder-se-á habeas-corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.     

Destaco as palavras:
      a)    trânsito em julgado;
     b)   ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente;
      c)    quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança;
     d)   habeas-corpus;
     e)    abuso de poder.

COMENTO:
      a)    a CF é clara que prisões definitivas só após o trânsito em jugado;
    b)    mas prevê também a existência de prisões por ordem escrita e fundamentada por autoridade judiciária competente;
      c)    prevê a liberdade provisória (por extensão a prisão provisória?);
      d)    prevê o Habeas-Corpus contra abuso de poder.

A VIDA REAL A CF E AS LEIS: as leis são feitas para preservar a ordem e não para estimular os crimes. A nossa CF foi feita após um período autoritário, de fato tem o direito de se recorrer ao HC, mas este só deve ser concedido para primários, com bons antecedentes e que não representem riscos para a sociedade, pessoas, patrimônio ou provas processuais (crimes repetidos tipos os dos corruptos, mesmo sem condenação impedem os HC). As prisões PREVENTIVAS E PROVISÓRIAS sempre existiram e são essenciais (desde a 1ª instância) ao bom funcionamento da sociedade. Sem elas viveremos numa terra sem lei, ou com alei do mais forte ou rico que poderá pagar por segurança. Os corruptos poderão roubar e continuar roubando e não serem presos. Quem decide pelas prisões? Os juízes que estão perto dos fatos, das pessoas e das testemunhas. Até o Gilmar Mendes no seu voto preserva as prisões preventivas e provisórias. SE AS PRISÕES FOREM AUTORIZADAS APENAS NA 3ª INSTÂNCIA TEREMOS QUE ANDAR ARMADOS (E FAZER CURSO DE TIRO).
MAGECONOMIA 04/2018.



sexta-feira, 6 de abril de 2018

LULA NA CADEIA x MORO (LAVA JATO – PETROBRAS).


LULA x MORO (LAVA JATO – PETROBRAS).

A EXECUSÃO DA SENTENÇA (CADEIA) DO EX-PRESIDENTE LULA.

Em atenção aos leitores dos 20 países que visitam o blog.

A Federação brasileira é um ESTADO DMOCRÁTICO DO DIREITO onde o poder é das leis e não das autoridades. Tem uma carta magna que se denomina CONSTITUIÇÃO FEDERAL – CF. O Brasil é a oitava economia do mundo caminhando para ser a quinta.

O sistema judiciário brasileiro é dividido em justiça Estadual (a federação é dividida em estados) e Federal (inclusive a trabalhista e a militar).

O STF – SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (julga casos constitucionais e criminais de autoridades públicas. É federal);

O TSE – TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (federal) e os TRE - Tribunais Regionais Eleitorais (estaduais) e os juízes eleitorais municipais (cidades);

O STJ – SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (julga recursos dos tribunais estaduais. É federal, considerado a 3ª instância);

OS TRIBUNAIS REGIONAIS (estaduais que julgam os recursos dos juízes estaduais, considerados a 2ª instância);

OS JUÍZES ESTADUAIS (das cidades, considerados a 1ª instância);

OS JUÍZES FEDERAIS (julgam casos contra o estado, 1ª instância. O juiz Moro é da 1ª instância);

OS TRF - TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS (julgam recursos oriundos dos juízes federais). 
Existem ainda os órgãos de estado, com servidores concursados:

MPF - MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL E OS ESTADUAIS. Defendem o estado e a sociedade contra crimes em geral (acusam criminosos).

A PF – POLÍCIA FEDERAL;

A RF – RECEITA FEDERAL;

A CGU – CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO;

O TCU – TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.

Todos os juízes são concursados e protegidos pela legislação (são independentes e têm compromisso apenas com as leis). São competentes e muito bem preparados, mas devido ao volume de processos a justiça é lenta. Em português podemos dizer que a justiça brasileira é EFICIENTE (É COMPETENTE) mas não é EFICAZ (É LENTA). Não consegue colocar a eficiência em prática.  

O sistema judiciário brasileiro passa pelas fases (no caso vou considerar a justiça federal):

 a)    INVESTIGAÇÃO feita pela PF - polícia federal no caso de crimes contra o patrimônio público federal (da União) e narcotráfico. Se consideram que uma investigação tem sustentação probatória, INDICIAM o investigado para o MPF – Ministério Público Federal;


     b)    INDICIAMENTO. Se o MPF considerar que o indiciamento tem sustentação prepara o processo para efetuar a denúncia;

     c)    DENÚNCIA. O MPF após estudar o indiciamento e ouvir novas provas se considerar que o o mesmo tem sustentação faz a DENÚNCIA ao juiz competente;

    d)    RÉU. Se o Juiz considerar que a DENÚNCIA tem sustentação aceita-a e transforma o denunciado em RÉU e dá início ao processo, onde todas as provas testemunhais são ouvidas e é praticada a mais ampla defesa;
   
    e)    SENTENÇA. Terminado o processo o juiz prolata a sentença onde é obrigado a relatar os argumentos de acusação e defesa, julgar e SENTENCIAR.

LULA x MORO (LAVA JATO – PETROBRAS).

LULA FOI CONDENADO POR CORRUPÇÃO PASSIVA E LAVAGEM DE DINHEIRO EM 1 PROCESSO. É ainda RÉU em mais 5 processos e INVESTIGADO por inúmeros outros crimes. Foi julgado por um único crime e sentenciado pelo juiz Sérgio Moro (corajoso, competente, trabalhador, mas não rigoroso) a 9 anos e meio de cadeia. Os defensores fizeram recurso para o TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 4 (RS, SC e PR, estados do sul do Brasil) e após ampla defesa e julgamento televisado, por unanimidade, ampliaram a sentença para 12 anos e 1 mês de cadeia (3 votos a zero). Os defensores fizeram recurso para o STJ – Superior Tribunal de Justiça. Recorreram também a um pedido de HC – Habeas Corpus. O STJ negou-o também por unanimidade (5 x 0). Recorreram no HC para o STF, onde foi negado por 6 x 5 (a maioria dos juízes foram indicados pelo PT). Sérgio Moro com a decisão da suprema corte expediu o mandado de prisão (o normal).  

ELEIÇÃO: existe a lei conhecida como da FICHA LIMPA que proíbe os que foram condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena de participarem das eleições. LULA É CONDENADO POR COLEGIADO POR CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO.

O STF não aceitou que um Presidente da Câmara (do MDB, partido do presidente Temer) por ser réu em processo de estar na linha de sucessão presidencial (foi cassado).

O salário mínimo (e aposentadorias dos trabalhadores da iniciativa privada) é R$ 957,00 (US$ 300) e o teto salarial dos funcionários públicos (e aposentadorias) é de R$ 33.700,00 (US$ 10.500), mas recebem ainda penduricalhos como abono moradia (de R$ 4.800,00) e outros que fazem muitos salários atingirem até R$ 50.000,00 (existem até de R$ 150.000,00).

O baixo rendimento da iniciativa privada faz com que muitos não tenham tempo nem dinheiro para se bem informar (os jornais são caros). São vítimas de demagogos (fazem promessas falsas) e populistas (pensam uma coisa e falam outra). 
A GENERALIZAÇÃO E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CORRUPÇÃO NO BRASIL (que sempre existiu, mas em volume menor e não generalizado) SE DEVE A LULA QUE ACEITOU-A E INCENTIVOU-A. NÃO REPRIMIU E A COISA SE GENERALIZOU. MERECE A CONDENAÇÃOLULA FOI CONDENADO POR ROUBAR E DEIXAR ROUBAR A PETROBRAS.  O BRASIL ESTÁ ENTRE A PRISÃO DE LULA OU A VITÓRIA DOS CORRUPTOS (a corrupção irá alastrar-se mais ainda). 

O BRASIL ESTÁ DEMONSTRANDO QUE SEUS ÓRGÃOS DE ESTADO ESTÃO MADUROS, INDEPENDENTES, COMPETENTES E CONSEGUINDO FAZER A LEI PREVALECER PARA CONDENAR CORRUPTOS PODEROSOS. TUDO NA NORMALIDADE.  04/2018


terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

BALANÇO DE PAGAMENTOS E CONTA DO GOVERNO CENTRAL (resultado primário). 2014 a 2017



BALANÇO DE PAGAMENTOS - US$ milhões –
DÍVIDA MOBIL. BC + TN e receita reais.  2018P é Previsão.
CONTAS
2014
2015
2016
2017
2018P
1- BAL. COMERCIAL
-6529
17670
45037
64028
59
 1.1- Exportações
224098
190072
184453
217243
225
 1.2- Importações
230627
172422
139416
153215
164
2- BAL. SERV. E RENDAS
-100623
-70388
-71504
-86423
-75,3
 2.1) RENDAS
-52170
-49335
-41080
-42572
-42,1
  2.1.1- Juros
-21340
-21913
-21937
-21824
-16,9
  2.1.2 - Divid. e Lucros
-31187
-20793
-19433
-21032
-25,5
  2.1.3 - Salários
357
349
290
284
0,3
  2.2) SERVIÇOS
-48107
-36978
-33851
-33851
-37,7
  2.2.1 - Viagens
-18724
-11513
-8473
-13192
-17,3
  2.2.2 - Transpotes
-8697
-5723
-3731
-4975
-5,6
  2.2.3 - Aluguel Equip.
-22629
-21532
-19506
-16838
-17,0
  2.2.4 - Outros
1943
2724
1262
1155
2,2
3- TRANSF. UNILAT.
2729
2319
2944
2632
2,5
4- TRANS. CORRENTES
-104076
-58942
-235546
-9762
-18,4
5- CONTA CAPITAL e FINAN.
100129
56252
15949
4851
18
6- BAL. PGTO. Saldo
-4706
-2690
-7588
-4911
-0,4
6.1) PIB cresc. %
0,1
-3,9
-3,6
1,0
3,0
8- RESERVAS - CAIXA
363551
356464
365016
373972

8 - RESERVAS - LIQUIDEZ
374051
368739
372221
381972

A) a1) Fluxo Com. saldo
4137
25486
43309
52974

     a2) Fluxo Finan. saldo
-13424
-16071
-51562
-52299

     a3) Fluxo Total saldo
-9287
9414
-4252
625

9- Dívida Ext . (9.1 + 9.2 + 9.3)
554,7
545
552,3
550,8

   9.1- Pública
75,3
68
74,5
75,6

   9.2- Privada
272,4
270,5
257,3
233,9

   9.3- Entre Empresas
207
206,5
249,2
241,3

9. A - Tít. Intern. c/ não resid.
152,1
124,6
129,84
121,0

10 - Dív..  Mobil. int. TN 
2183
2650
2986
3435

10.1 - Dív. Mob. int. Bruta
3301
3944
4509
5096

11 - SRF - Rec. administrada
1188
1191
1265,5
1306

 11.1 - DÍV. / REC.
1,84
2,225
2,359
2,63

12 - IGPM   
3,69
10,54
7,17
-0,52

13 - IPCA 
6,41
10,67
6,29
2,95

14- CDI
10,81
13,27
14,00
9,93

15 - US$ % ACUM.
13,39
47,01
-16,54
1,50

16 - PIB US$ tri.
2,345
1,539
1,909


16.1 - PIB R$ tri.
5,521
5904
6300


17- DÍV. MOB. liqu. / PIB %
39,53
44,8
47,4


17.1 - Div. Mob. bruta / PIB %
59,78
66,8
68,44




RESULTADO PRIMÁRIO DO GOVERNO CENTRAL (conceito acima da linha). R$ bilhões.

ANO
RECEITAS
Transf.
Rec.
Líquida

DESPESAS
Resultado Gov. Fed.
Result.
BC
Result.
Gov. Central
Previd.
TN + BC
Total
Previd.
TN + BC
Total
TN
Previd.
TOTAL
2014
337,5
883,97
1221,47
199,96
1021,51
394,20
644,52
1038,72
39,60
-56,70
-17,10
-0,115
-17,21
2015
350,3
897,5
1247,79
204,68
1043,10
436,09
722,61
1158,70
-28,22
-85,82
-114,04
-0,699
-114,74
2016
358,1
956,8
1314,95
226,84
1088,1
507,87
734,50
1242,4
-3,55
-140,7
-153,28
-0,97
-154,25
JAN.
27,11
114,1
141,20
17,17
124,03
35,57
73,62
109,19
23,45
-8,46
14,99
-0,160
14,835
FEV.
28,01
61,59
89,61
22,15
67,46
38,28
54,18
92,46
-14,72
-10,26
-24,98
-0,017
-25,00
MAR.
28,52
69,66
98,19
13,37
84,82
38,78
53,92
92,71
2,43
-10,26
-7,82
-0,071
-7,89
ABR.
30,43
88,99
119,42
15,74
103,68
38,94
54,92
93,86
18,33
-8,51
9,82
0,005
9,82
MAI.
28,25
68,25
96,50
20,21
76,29
40,49
51,28
91,77
-3,12
-12,24
-15,36
-0,116
-15,479
JUN.
28,49
71,83
100,32
16,58
83,74
39,20
53,33
92,53
1,97
-10,71
-8,74
-0,044
-8785
JUL.
27,47
80,42
107,89
16,06
91,82
39,29
71,10
110,39
-6,82
-11,82
-18,64
0,072
-15,57
AGO.
28,53
62,79
91,32
16,33
74,98
43,84
51,49
95,33
-4,88
-15,31
-20,19
-0,152
-20,346
SET.
27,69
65,96
93,65
12,89
80,76
52,76
53,29
106,05
-0,247
-25,07
-25,32
0,031
-25,29
OUT.
28,26
119,6
147,88
15,88
132,00
39,50
51,68
91,18
52,28
-11,24
41,04
-0,222
40,81
NOV.
28,56
71,75
100,31
25,77
74,54
47,53
65,36
112,89
-19,17
-18,97
-38,13
-0223
-38,357
DEZ.
46,81
81,84
128,65
34,74
93,92
53,68
100,36
154,04
-53,18
-6,87
-60,05
0,076
-60,124
2017
374,8
1008,3
1383,1
228,47
1154,6
557,2
721,8
1279
58,8
-182,4
-123,64
-0,761
-124,4
JAN.
26,9
110,57
137,4
18,58
118,85
40,3
59,54
99,8
32,5
-13,37
19,18
-0,14
19,04
FEV.
28,4
65,69
94,1
24,96
69,96
41,95
53,46
95,41
-12,8
-13,59
-26,35
0,07
-26,28
MAR.
29,1
73,90
102,9
15,34
87,57
42,1
56,45
98,55
2,1
-13,1
-110,1
0,03
-10,98
ABR.
31,1
94,97
126,1
18,1
108,1
43,1
52,37
95,55
24,78
-11,99
12,79
-0,22
12,57
MAI.
29,55
69,84
99,39
21,62
77,76
47,57
59,56
107,13
-11,23
-18,02
-29,22
-0,117
-29,37
JUN.
29,78
75,04
104,82
18,14
86,68
42,62
63,86
106,48
-6,93
-12,84
-19,77
-0,028
-19,80
JUL.
29,64
78,93
108,57
19,43
89,13
43,15
66,13
109,28
-6,56
-13,52
-20,07
-0,077
-20,23
AGO.
30,30
79,84
110,13
18,10
92,04
47,19
54,45
101,63
7,38
-16,89
-951
-0,086
-9,60
SET.
30,12
73,99
104,12
14,22
89,9
58,27
54,27
112,54
5,61
-28,14
-22,54
-0,102
-22,64
OUT.
30,19
90,24
120,43
17,18
103,25
43,99
54,07
58,06
18,95
-13,80
5,15
0,039
5,19
NOV.
30,60
94,31
124,91
18,19
106,72
48,15
57,22
105,37
19,0
-17,546
1,454
-0,106
1,348
DEZ.
49,17
102,46
151,626
24,948
126,678
58,851
88,996
147,847
-11,44
-9,684
-21,13
-0,040
-21,17
FONTE: STN - BCB
 COMENTÁRIOS: a) o saldo previdenciário vem negativo e crescente desde 2010, mas era compensado pelo saldo positivo do TN; b) a partir de 2014 o governo passou a falsear o resultado do TN através do que se denominou de contabilidade criativa (o negativo era escondido); c) em 2015 e 2016 com a eliminação da contabilidade criativa o saldo negativo do TN apareceu apesar das contenções de gastos; d) a partir de 2014 o resultado do Governo Central passou a ser negativo e crescente. O negativo da previdência passou a somar-se ao do TN. Se nada for feito teremos o retorno do processo: inflação, hiperinflação, estagflação e recessão (com muito mais sofrimento, perda de poder de compra e de qualidade de vida).