terça-feira, 5 de junho de 2018

SUBAM A SELIC. URGENTE.


A TAXA DE JURO NOMINAL DE 5,75% + INFLAÇÃO (paga pelo mercado) É A TAXA REAL DE JURO DE MERCADO. A SELIC DE 6,5% REDUZIDA DE UMA INFLAÇÃO PREVISTA DE 4% (será bem maior se nada for feito) FICA EM 2,5% (abaixo 3,25% da taxa real de mercado). CONSIDERANDO QUE O IRF É COBRADO SOBRE A TAXA NOMINAL, A TAXA REAL ESTÁ NEGATIVA. COM O HISTÓRICO DE INFLAÇÃO QUE TEMOS O RISCO É SUPERIOR AO ACEITÁVEL. SE DEMORAR O CUSTO SERÁ MAIOR. O CUSTO DOS SWAPS SERÁ RESPONSABILIDADE DESTE BC. 05/06/2018. 


Mês/Ano
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
JAN.
10,50
7,25
10,5
12,25
14,25
13,00
7,00
FEV.
10,50
7,25
10,75
12,25
14,25
12,25
6,75
MAR.
9,75
7,25
10,75
12,75
14,25
12,25
6,50
ABR.
9,00
7,50
11,0
13,25
14,25
11,25
6,50
MAI.
8,50
8,0
11,0
13,25
14,25
11,25
6,50
JUN.
8,50
8,0
11,0
13,75
14,25
10,25

JUL.
8,0
8,5
11,0
14,25
14,25
9,25 

AGO.
7,50
9,0
11,0
14,25
14,25
9,25

SET.
7,50
9,0
11,0
14,25
14,25
8,25

OUT.
7,25
9,5
11,25
14,25
14,00
7,50

NOV.
7,25
10,0
11,25
14,25
14,00
7,50

DEZ.
7,25
10,0
11,75
14,25
13,75
7,00



Em 07/12/2017    a Selic foi fixada em 7,00%

ALERTANDO SOBRE OS RISCOS DE QUEDA DA SELIC ESCREVI E PUBLIQUEI NO BLOG AS POSTAGENS ABAIXO:


A SELIC NÃO PODE CAIR MAIS.

Considerando a não aprovação da reforma da previdência, o aumento do dólar, o aumento substancial do IGPM (IPAM, IPCM, IPA M prod. Indust. e agrícolas), o déficit público, o STF ter suspendido o aumento da contribuição previdenciária e a prorrogação por um ano do aumento salarial, seria prudente dar uma parada para verificar o caminhar da conjuntura.



O DÓLAR, OS SWAPS E A SELIC.

Sabemos que a política monetária pode ser Tempestiva, Preventiva ou Imprudente. A diferença entre a Tempestiva e a Preventiva são o tempo (para efeitos) e os custos. Toda política monetária tem que considerar fundamentos internos (dados estatísticos e previsões e as incertezas políticas) e externos.
As contas externas do Brasil foram regularizadas pela equipe econômica apoiadas por Temer (temos que reconhecer que apoiou e fez o possível politicamente, diferente da ignorante e populista Dilma).
A inflação foi contida pela:
a - adequada política monetária e cambial. Taxa básica adequada (selic);
b - safras e preços agrícolas;
c – câmbio favorável (externo);
d - uma comunicação adequada do BC e do governo;
e - NAIRU (Non-Accelerating Inflation Rate of Unemployment) taxa de desemprego que não acelera a inflação favorável. NAICU (Non-Accelerating Inflation Rate of Capacity Utilization) Taxa de utilização da capacidade instalada que não acelera a inflação favorável. NUCI: nível de utilização da capacidade instalada subutilizado. PIB POTENCIAL, capacidade de crescimento da economia subutilizado. HIATO DO PRODUTO, diferença entre o PIB potencial e o efetivo favorável (com sobras).
O que está afetando o câmbio? Fatores externos (independem do BC) e internos. Quais? a) eleição com candidatos considerados muito incompetentes liderando (inseguranças e incertezas desvalorizam a moeda pátria); b) o juro básico apesar de ter contido a inflação está desde 11/17 negativo pelo critério CDI – IRF – IGPM (o mais considerado pelos agentes). Bancos médios oferecem 125% do CDI até pelo face book (é a fuga de aplicações de prazo médio/longo). O IGPM é uma antecipação dos preços aos consumidores finais (tendência de aumento da inflação). Que conta faz o poupador? Receber um juro negativo em real (aplicação com liquidez) ou aplicar em dólar a 3%?  Os juros de mercado de longo prazo já iniciaram a subida (a curva ficará ascendente).


ATIVOS %
11/17
12/17
2017
01/18
02/18
03/2018
04/2018
2018
IPCA
0,28
0,44
2,95
0,29
0,32
0,09
0,22
0,768
CDI - 20% IRF - IPCA
0,176
-0,08
5,514
0,174
0,048
0,424
0,196
0,92
IGPM
0,52
0,89
- 0,52
0,76
0,07
0,64
0,57
2,05
CDI - 20% IRF - IGPM
-0,064
-0,458
8,464
-0,296
0,306
-0,216
-0,154
-0,362

O BANCO CENTRAL (Ilan) terá que decidir se ADOTARÁ UMA POLÍTICA MONETÁRIA TEMPESTIVA OU PREVENTIVA. Perder dinheiro em swaps ou subir a Selic. Swaps não segura tendência nem é a ferramenta correta para corrigir taxa básica baixa. É triste? É, mas é a verdade.
MAG 05/2018.


A SELIC, OS SWAPS E A ELEIÇÃO.

Uma Selic de 6,5% com meta de IPCA de 4,5% daria uma taxa de juro líquida de IRF e de IPCA de: 6,5 x 0,8 – 4,5 = 0,7%.Acontece que o mercado lê também o IGPM (e sabe que ele antecipa o IPCA). O IGPM de 11/17 até 04/18 acumulou 3,4979% (anualizado daria 7,2%). Pelo critério IGPM a Selic líquida seria: 6,5 x 0,8 – 7,2 = - 2% (juro negativo). 

Considerando que em épocas de incertezas (inseguranças) devemos adotar a Política Monetária PREVENTIVA no lugar da TEMPESTIVA, considerando também que os candidatos a presidente que lideram são considerados despreparados para o cargo, os EUA estarem pagando juros acima de 3% e o custo dos Swaps cambiais para o BC, adequar a Selic à realidade tem custo menor (os juros longos subiram e muitos bancos pagam acima de 125% do CDI). O menor custo ainda é a Selic (os juros longos caem e os custos dos swaps também).

Se a percepção de que o futuro governo não terá compromisso com as necessárias reformas, com a meta de redução dos deficits primários e ou capacidade de cumprir o teto dos gastos públicos, a política monetária através da taxa básica deverá perder sua potencialidade ou mesmo ficará sem efeitos (ou terá efeitos negativos).   

Se um candidato considerado competente e compromissado com as reformas e com a redução dos deficits primários assumir a liderança das pesquisas presidenciais, o Real valoriza, os juros caem e a percepção de crescimento aumenta (e investimentos). MAG 05/2018 


segunda-feira, 4 de junho de 2018

RESULTADO PRIMÁRIO DO GOVERNO CENTRAL - 2010 A ABRIL 2018.

RESULTADO PRIMÁRIO DO GOVERNO CENTRAL (conceito acima da linha). R$ bilhões (2012 a 2017); 2018 mil.
 
ANO
RECEITAS
Transf.
REC.
Líquida
 
DESPESAS
RESULTADO Gov. Fed.
RESULT.
BC
RESULT.
Gov. Central
PREVID.
TN + BC
Total
Previd.
TN + BC
Total
TN
PREVID.
TOTAL
2010
211,96
706,56
918,53
134,69
783,84
254,86
450,21
750,07
122,18
-42,89
79,29
-0,520
78,77
2011
245,89
742,38
988,27
163,04
825,23
281,44
450,27
731,71
129,62
-35,55
94,07
-0,552
93,52
2012
275,76
784,12
1059,89
171,39
888,50
316,59
496,04
812,63
129,84
-40,83
89,01
-0,752
88,26
2013
307,15
871,84
1178,98
183,39
995,59
357,00
561,59
918,59
128,16
-49,86
78,31
-1,318
76,99
2014
337,50
883,97
1221,47
199,96
1021,51
394,20
644,52
1038,72
39,60
-56,70
-17,10
-0,115
-17,21
2015
350,27
897,52
1247,79
204,68
1043,10
436,09
722,61
1158,70
-28,22
-85,82
-114,04
-0,699
-114,74
2016
358,14
956,82
1314,95
226,84
1088,12
507,87
734,50
1242,37
-3,55
-140,73
-153,28
-0,972
-154,25
2017
374,785
1008,297
1383,082
228,475
1154,607
557,235
721,773
1279,008
58,810
-182,450
-123,640
-0,761
-124,401
2018 121104 386389 507493 83981 423512 182317 246643 428960 56029 -61213 -5184 -265 -5448
JAN./18 28912 127459 156372 19958 136413 43366 61991 105357 45683 -14454 31229 -173 31056
FEV. 29933 76130 106063 27884 178179 44405 53067 97472 -4817 -14472 -19289 -4 -19293
MAR. 29454 77594 107048 17772 89277 49581 64523 114104 -4744 -20127 -24871 43 -24828
ABR. 32805 104901 137706 18497 119209 44965 67057 112022 19477 -12160 7317 -130 7187
FONTE: STN - BCB
 
COMENTÁRIOS: a) o saldo previdenciário vem negativo e crescente desde 2010, mas era compensado pelo saldo positivo do TN;
b) a partir de 2014 o governo passou a falsear o resultado do TN através do que se denominou de contabilidade criativa (o negativo era escondido);
c) em 2015 e 2016 com a eliminação da contabilidade criativa o saldo negativo do TN apareceu apesar das contenções de gastos;
d) a partir de 2014 o resultado do Governo Central passou a ser negativo e crescente. O negativo da previdência passou a somar-se ao do TN (a tendência é de agravamanto). Se nada for feito teremos o retorno do processo: inflação, hiperinflação, estagflação e recessão (com muito mais sofrimento, perda de poder de compra e de qualidade de vida).