segunda-feira, 27 de setembro de 2021

O PENSAMENTO LIBERAL (LIBERAIS E LIBERTÁRIOS). 09/2015.

 O PENSAMENTO LIBERAL. 09/2015.

No Brasil o nome Liberal (e o pensamento) foi demonizado por conceitos errados ensinados nas escolas, pelo fato do PFL (Partido da Frente Liberal) ser um grupo de ocupantes de cargos públicos (inclusive para toda a família), base de apoio de um regime autoritário (quase ditadura), o PL (Partido Liberal) defender ideias contrárias ao pensamento e liberais extremistas e radicais defenderem os excessos de liberdade (que na prática e no tempo a eliminam). Os excessos (ou entendimento extremo do termo):

 1) LIVRE MERCADO. Na verdade, o liberalismo defende normas que defendam a concorrência, pois não existe livre mercado nem liberalismo sem concorrência. O LIBERALISMO DEFENDE O MERCADO E A CONCORRÊNCIA, OS LIBERTÁRIOS DEFENDEM O LIVRE MERCADO E A LIVRE CONCORRÊNCIA;

 2) ELIMINAÇÃO DE NORMAS E REGULAMENTOS. Na verdade, o pensamento liberal nasceu defendendo normas que limitassem os poderes das autoridades e dos reis. O pensamento liberal é a favor de normas e regulamentos que defendam a concorrência e a liberdade. É contra o excesso de normas e de regulamentos e contra as que aumentam o poder discricionário das autoridades. O poder deve ser da lei e não da autoridade;

3) O ESTADO. Os liberais são a favor da menor presença estatal possível, mas também a favor da maior quando necessária. Os governos não devem exercer funções que as atividades privadas consigam fazer para poder fazer bem as de sua obrigação e competência;

 4) REGULAR. Os liberais não são contra os governos regularem. Regular é a principal função do estado, mas sem excessos e sem dificultar a iniciativa privada e sem tolher a liberdade. Os regulamentos não devem generalizar obrigações para controlar exceções, devem ser limitados às exceções;

 5) ECONOMIA. Na economia o pensamento liberal defende a iniciativa privada, a concorrência, preços livres, impostos baixos, o direito de propriedade, a herança. Uma definição: o liberalismo é uma corrente de pensamento que defende a liberdade individual (os direitos individuais e civis), a livre iniciativa, o governo democrático (baseado no livre consentimento dos governados e estabelecido com base em eleições livres), a liberdade de expressão, a defesa da concorrência, instituições que obedeçam a lei igual para todos, a transparência, o direito de propriedade. O liberalismo nasceu combatendo o direito divino dos reis (e a hereditariedade), os privilégios da corte, dos militares e o sistema de religião oficial.

 Não confundir o pensamento liberal com a anarquia (de Bakhunin, pensador russo), nem com o libertarismo (escola austríaca?), que critica os liberais por defenderem o estado regulador (não operador). Os libertários são contra Bancos Centrais e o monopólio na emissão da moeda (criticam Milton Friedman neste entendimento). 09/2015.

ASSISTÊNCIA SOCIAL e O ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL.

ASSISTÊNCIA SOCIAL é uma ideia defendida inicialmente pelo pensamento liberal como forma do estado agir complementando as atividades privadas, onde estas forem insuficientes. O estado pode atuar na educação e na saúde complementando as atividades privadas como forma de assistência aos necessitados. Na previdência através do sistema de capitalização e de forma assistencial aos necessitados.

BEM-ESTAR SOCIAL.  Ninguém é contra o bem-estar social. A forma de alcançar é que difere entre direita e esquerda. A forma de economia de mercado e democracia é que venceu (liberalismo, direita). A forma da esquerda (socialismo) de economia de planejamento centralizado acabou no mundo civilizado, por produzir qualidade de vida muito inferior às economias liberais.

 AS ECONOMIAS DE MERCADO (LIBERAIS, DIREITA) VENCERAM EM QUALIDADE DE VIDA E LIBERDADE.  

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

BANCO CENTRAL DO BRASIL - FUNÇÕES CONSTITUCIONAIS, MISSÃO. POLÍTICA MONETÁRIA - POLÍTICA CAMBIAL - POLÍTICA FISCAL. 09/2003.

 

BANCO CENTRAL DO BRASIL - FUNÇÕES CONSTITUCIONAIS, MISSÃO. POLÍTICA MONETÁRIA - POLÍTICA CAMBIAL - POLÍTICA FISCAL. 09/2003.

MOTIVO: confusão na imprensa entre BC e TN (culpando e cobrando do BC o que não é de sua responsabilidade). 2003.

FUNÇÕES CONSTITUCIONAIS -

 a) Emissão de moeda;

 b) Empréstimos a instituições financeiras;

 c) Comprar e vender títulos do TN com o objetivo de regular a oferta da moeda ou a taxa de juros;

 d) Administrar as disponibilidades de caixa da união.

MISSÃO DO BCB - Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro nacional através de:

 a) Formulação e gestão das políticas monetária e cambial, compatíveis com as diretrizes do governo federal;

 b) Regulamentação e supervisão do sistema financeiro nacional;

 c) Administração do sistema de pagamentos e do meio circulante.

POLÍTICA MONETÁRIA - É função da política monetária assegurar o poder de compra da moeda. O Banco Central atua através de:

 1) Administração das taxas de juros (básica x de mercado);

 2) Depósitos compulsórios;

 3) Compra ou venda de títulos públicos;

 4) Compra ou venda de moedas inclusive atuação em mercados futuros;

 5) I. O. F. = Imposto sobre Operações Financeiras.

POLÍTICA CAMBIAL - O BCB pode administrar a política cambial utilizando os seguintes tipos de taxas de câmbio:

 1)  FIXA: Valor fixo pelo qual o Banco Central compromete-se a comprar ou vender moedas conversíveis. Facilita negócios enquanto os agentes econômicos confiarem na capacidade do governo de garantir a taxa do câmbio.  Na prática tem pouca durabilidade. As taxas precisarão ser adequadas à realidade constantemente.

 2)  VARIÁVEL (FLUTUANTE): O Banco Central permite que a taxa de câmbio oscile de acordo com as forças de mercado, só comprando e vendendo moeda por necessidade. Pode amedrontar investidores estrangeiros com perdas cambiais caso a política monetária não seja racional e contínua. 

 3)  CONTROLADA: O Banco Central deixa a taxa de câmbio flutuar de acordo com as forças de mercado intervindo quando necessário (desequilíbrios). Pode amedrontar investidores estrangeiros com perdas cambiais caso a política monetária não seja racional e contínua.

 4)  MÚLTIPLA (MISTA): O Banco Central fixa várias taxas de câmbio. Uma para compra de petróleo, outra para negócios financeiros, outra para importações e exportações etc. É utilizada apenas para ocasiões muito específicas e especiais, devendo durar o mínimo tempo possível.

COMENTÁRIOS:

 a) MOEDA SUPERAVALIADA (câmbio valorizado) - Contribui para o combate à inflação (artificialmente), abala a confiança na estabilidade cambial (crença de não sustentabilidade), afasta a entrada e estimula a saída de capital estrangeiro, dificulta exportações.

 b) MOEDA SUBAVALIADA (câmbio desvalorizado) - Favorece a abolição de controles, agrava a inflação, facilita a entrada de capitais, favorece as exportações.

 c) MOVIMENTO DE CAPITAIS - O ideal, se a economia suportar, é deixar livre. Aceita-se alguns controles, o menos possível, em situações de comprovada necessidade (dificuldades com o Balanço de Pagamentos).

 d) REGIME DE CÂMBIO IDEAL - É a Taxa Flutuante (a que exige menos medidas artificiais e os consequentes desequilíbrios), quando suportada pela economia (Balanço de Pagamentos).

POLÍTICA FISCAL - Se faz através do plano orçamentário e de sua execução. Aumento ou redução de tributos. Aumento ou redução de gastos públicos (custeio ou investimentos).    Estimular ou desestimular as atividades econômicas.    Marco Aurélio Garcia - 09/2003.      

 

CARACTERÍSTICA ESSENCIAL DA MOEDA:

ACEITAÇÃO (natural ou de curso forçado). A aceitação define uma moeda como de curso mundial (aceitação como meio de pagamento e reserva) ou apenas doméstico.

O QUE GARANTE UMA MOEDA? A soberania do país emissor. O poder de legislar, de tributar, de autorizar a emissão, de obrigar a aceitação como meio de pagamento e de contabilização.

FUNÇÕES DA MOEDA: 

a) RESERVA DE VALOR: permite formação de mercados de poupanças, empréstimos e investimentos (a longo prazo), em consequência o desenvolvimento sustentado.

b) UNIDADE CONTÁBIL E DE MEDIDA: permite ao mercado precificar o valor dos bens e serviços, facilitando negócios e o desenvolvimento. 

c) MEIO DE PAGAMENTO (instrumento de troca): facilita negociações permitindo que se formem mercados e em consequência ocorra o desenvolvimento.

REGIME DE METAS DE INFLAÇÃO:

a) A eficácia da política monetária depende em grande medida da sua CREDIBILIDADE;

b) Uma COMUNICAÇÃO eficaz e o compromisso com a TRANSPARÊNCIA são fundamentais;

c) A coordenação das EXPECTATIVAS exige explicações racionais e consistentes por parte do BC;

d) O BC determina a taxa de juros de curtíssimo prazo (TAXA SELIC), mas a transmissão da política monetária se dá por meio das taxas de mercado em diferentes horizontes, que não são controladas pela autoridade monetária;

e) é possível ocorrer um descasamento entre a taxa Selic e as taxas de mercado, se os agentes antecipam mudanças da política monetária, ou em períodos de incerteza ou ainda em períodos em que a política monetária perde CREDIBILIDADE.

 

A CONST. FEDERAL E O PODER DE EMITIR MOEDA. 

Art. 164. A competência da União para emitir moeda será exercida exclusivamente pelo Banco Central.

§ 1º É vedado ao Banco Central conceder, direta ou indiretamente, empréstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer órgão ou entidade que não seja instituição financeira.

§ 2º O Banco Central poderá comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros.

§ 3º As disponibilidades de caixa da União serão depositadas no Banco Central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos órgãos ou entidades do Poder Público e das empresas por ele controladas, em instituições financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei.

 

sábado, 24 de julho de 2021

AS MOEDAS SOBERANAS E AS CRIPTOMOEDAS (VIRTUAIS).

 

AS MOEDAS SOBERANAS E AS CRIPTOMOEDAS (VIRTUAIS).

CARACTERÍSTICA ESSENCIAL DA MOEDA:

ACEITAÇÃO (natural ou de curso forçado). A aceitação define uma moeda como de curso mundial (aceitação como meio de pagamento e reserva) ou apenas doméstico.

O QUE GARANTE UMA MOEDA? A soberania do país emissor. O poder de legislar, de tributar, de autorizar a emissão, de obrigar a aceitação como meio de pagamento e de contabilização.

FUNÇÕES DA MOEDA: 

a) RESERVA DE VALOR: permite formação de mercados de poupanças, empréstimos e investimentos (a longo prazo), em consequência o desenvolvimento sustentado.

b) UNIDADE CONTÁBIL E DE MEDIDA: permite ao mercado precificar o valor dos bens e serviços, facilitando negócios e o desenvolvimento. 

c) MEIO DE PAGAMENTO (instrumento de troca): facilita negociações permitindo que se formem mercados e em consequência ocorra o desenvolvimento.

CONCLUSÃO:

Pelas definições acima (características e funções da moeda) vemos que as chamadas criptomoedas não são moedas, elas satisfazem apenas a função de reserva de valor (para os não conservadores), uma forma de fazer aplicação financeira ou esconder dinheiro de caixa dois ou do crime.

A CONST. FEDERAL E O PODER DE EMITIR MOEDA. 

Art. 164. A competência da União para emitir moeda será exercida exclusivamente pelo Banco Central.

§ 1º É vedado ao Banco Central conceder, direta ou indiretamente, empréstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer órgão ou entidade que não seja instituição financeira.

§ 2º O Banco Central poderá comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros.

§ 3º As disponibilidades de caixa da União serão depositadas no Banco Central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos órgãos ou entidades do Poder Público e das empresas por ele controladas, em instituições financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei.

sexta-feira, 2 de julho de 2021

BALANÇA COMERCIAL JAN. A JUN./2021, RECEITA DA UNIÃO, DÍVIDA EXTERNA, ÍNDICES DE PREÇOS.

 

BALANÇA COMERCIAL JAN./JUN./2021. BRASIL

DATAS

EXPORT.

IMPORT.

CORRENTE

SALDO

06/2021

28.104,3

17.732,3

45.836,6

10.372,0

05/2021

26.948,3

17.657,4

44.605,7

9.290,9

04/2021

26.082,7

16.102,4

42.185,1

9.980,3

03/2021

24.308,1

17.863,4

42.171,5

6.444,7

02/2021

16.356,0

14.540,0

30.895,9

1.816,0

01/2021

14.943,3

15.351,1

30.294,5

-407,8

Jan-Jun/2021

136.742,7

99.246,6

235.989,3

37.496,1

Jan-Jun/2020

100.691,1

78.396,4

179.087,5

22.294,7

 

COMENTÁRIOS: as exportações de jan. a jun. 2021 subiram 35,8% em relação a 2020. As importações subiram 26,59%. A corrente de comércio subiu 31,7%. O saldo subiu 68,18%.  

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RECEITA DA UNIÃO MAIO/2021: 142,11 bi. (+83,5%); ano 744,83 (+28,48%). Receita Previdência ano + 13,25%.

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DPF-DÍVIDA PÚBL. FEDERAL

MAI. R$ 5,171 tri. (65,22% do PIB = R$ 7,928 tri.).

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IGPM % JUN./2020 = 0,6%; ano 15,08%; 12 meses 35,75%.

IPA jun./2020: 0,4%; ano 18,99%; 12 meses 47,5%.

Prod. Agrícolas: 06/2021: - 0,9%; ano 11,74%; 12 meses 53,29%.

Prod. Indústriais: 06/2021: ano 0,94%; 12 meses 22; 45,4%.

IPC jun./2021: 0,57%; ano 3,4%; 12 meses 7,94%.

IPCA MAIO 0,83%; ano 3,22%; 12 meses 8,06%.

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MAIO/2021 em US$ milhões:

DÍVIDA EXTERNA US$ 298843

DÍVIDA ENTRE COMPANHIAS US% 251909 

SOMA DA DÍVIDA US$ 550752

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domingo, 27 de junho de 2021

BALANÇO DE PAGAMENTOS MAIO 2021. DÍVIDA E FLUXO CAMBIAL US$ milhões.

 

BALANÇO DE PAGAMENTOS MAIO 2021. US$ milhões.

TÍTULOS

MAIO

JAN./MAI.

1)   1)   TRANSAÇÕES CORRENTES

3840

-6213

1.1)       1.1) BALANÇA COMERCIAL

8129

13200

1.1.1) Exportações

27152

109467

1.1.2) Importações

19023

96267

1.2)       1.2) SERVIÇOS

-1646

-6369

1.3)       1.3) RENDAS (juros, lucros)

-2890

-14584

1.4)       1.4) TRANSFER. UNILATERAIS

247

1540

2)    2) CONTA CAPITAL E FINANC.

4130

-7113

SALDO DO BAL. DE PAGAMENTOS

7970

-13326

INVEST. DIRETOS NO PAÍS

1229

22482

DÍVIDA EXTERNA

298843

298843

DÍVIDA ENTRE COMPANHIAS

251909

251909

SOMA DA DÍVIDA

550752

550752

 

FLUXO CAMBIAL E POSIÇÃO DE CÃMBIO DOS BANCOS.

DATAS

SALDO 

COMERCIAL

SALDO 

FINANCEIRO

SALDO 

TOTAL

POS. CÂMBIO 

BANCOS

2020

23250

-51173

-27923

-35853

JAN./ MAI./2021

11537

-645

10892

-18699

 



 


quinta-feira, 17 de junho de 2021

POLÍTICA MONETÁRIA. EFEITOS DA TAXA BÁSICA NOS PREÇOS (US$, IGPM, IPCA).

 

POLÍTICA MONETÁRIA. EFEITOS DA TAXA BÁSICA NOS PREÇOS (US$, IGPM, IPCA).

Em 17/08/2020 publiquei no BLOG a postagem (https://mageconomia.blogspot.com/2020/08/a-politica-monetaria-e-sua-relacao-com.html) que terminou com a frase “ A INFLAÇÃO IRÁ ESTOURAR ANTES DAS ELEIÇÕES SE A SELIC DEMORAR A SER AUMENTADA E BOLSONARO NÃO SERÁ REELEITO”.

É fato conhecido que os efeitos da taxa básica em país que não emite moeda reserva mundial ocorrem na ordem: dólar, IGPM (IPA, produtos agropecuários, industriais, commodities, matérias primas brutas) e a seguir nos IPCs (IPCA incluído). A tabela abaixo demonstra a evolução dos índices de preços à medida que a Selic caía. Com a Selic a 2% (início em 07/2020) o dólar subiu em 2020 28,87%; o IGPM 23,14%; o IPCA 4,52%. Em maio/2021 os índices anualizados estavam em: IGPM 37,04%; IPAM 50,21%; Matérias primas brutas 77,95%; produtos agropecuários 56,68%; produtos industriais 47,81%; IPCM 7,36%; IPCA 8,06%.    

Felizmente o BC-COPOM, tempestivamente, iniciou a correção da Selic (eu prefiro a política monetária preventiva, tem custo e volatilidade menores, apesar de ser mais criticada pelos que não conseguem antecipar a visão de futuro dos preços). Para o TN existe o ganho inflacionário (mas não se faz política monetária objetivando ganhos para o TN, mas a estabilidade dos preços e do poder de compra da moeda).

 

2020

2021

MÊS

Selic

IGPM

US$%

IPCA

MÊS

Selic

IGPM

US$%

IPCA

JAN

4,50

0,48

5,92

0,21

JAN/21

2,00

2,58

5,37

0,25

FEV/ 06

4,25

-0,04

5,37 

0,25

FEV.

2,00

2,53

0,99

0,86

MAR/19

3,75

1,24

15,56

0,07

MAR/18

2,75

2,94

3,02

0,93

ABR.

3,00

0,80

4,39

-0,31

ABR.

2,75

1,51

-5,16

0,31

MAI/07

3,00

0,28

-1,59

-0,38

MAI/06

3,50

4,10

-3,17

0,83

JUN/18

2,25

1,56

0,92

0,26

JUN/17

4,25

 

 

 

JUL.

2,00

2,23

-4,98

0,36

 JUL.

 

 

 

 

AGO/05

2,00

2,74

5,15

0,24

 AGO.

 

 

 

 

SET/17

2,00

4,34

3,10

0,64

 SET.

 

 

 

 

OUT/29

2,00

3,23

2,32

0,86

 OUT.

 

 

 

 

NOV.

2,00

3,28

-7,63

0,89

 NOV.

 

 

 

 

DEZ/09

2,00

0,96

-2,53

1,35

 DEZ.

 

 

 

 

TOTAL

2,76

23,14

28,87

4,52

TOTAL

1,11

14,39

0,68

3,22

 

POSTADO EM 17/08/2020 NO BLOG.

 A POLÍTICA MONETÁRIA E SUA RELAÇÃO COM O PIB E A RIB EM PAÍS QUE NÃO EMITE MOEDA RESERVA E MEIO DE PAGAMENTO MUNDIAL.

 consumo (maior parte do PIB = C + I) é influenciado pela renda das pessoas físicas = renda das famílias (a renda das pessoas jurídicas é influenciada pela das famílias). Sabemos que a RIB (renda interna bruta) = PIB (produto interno bruto) = renda do trabalho (salários + autônomos) + juros + lucros + aluguéis (S + L + J + A)Para o PIB crescer teremos que ter expectativas de crescimento do consumo que depende das expectativas de renda futura. Resumindo: o consumo depende da riqueza acumulada e de sua renda (juros, lucros, dividendos) e da expectativa da renda permanente do trabalho (empregos, rendas do trabalho e expectativa de conjuntura ascendente). Os investimentos dependem da expectativa do consumo.

 Se o IGPM (índice geral dos preços do mercado) e o IPAM (índice dos preços no atacado do mercado) estão quase 5 vezes maiores do que o IPCM e o IPCA podemos entender que estamos com uma inflação represada (reprimida) que irá ser corrigida se a COVID-19 for controlada pelas vacinas. Qual a causa dos IGPs estarem tão mais altos do que os IPCs? SELIC negativa e muito abaixo da adequada (considerando Selic – irf – ipca ou – igpm) provocou (e está provocando) desvalorização do real (desvalorizou muito em relação ao dólar) e por consequência da renda das famílias (redução do poder de compra de todos, famílias e empresas). Os preços do IGP e do IPA subiram mais do que os preços ao consumo IPC por causa do aumento do dólar (e o consequente aumento dos insumos dolarizados e produtos importados). Os preços ao consumo serão afetados quando os efeitos da COVID-19 forem abrandados. As rendas das famílias foram afetadas pela redução dos empregos e das expectativas de conseguir outro, pela redução da renda das poupanças dos trabalhadores (assalariados e autônomos) e de seus fundos de pensão e da insegurança sobre a sobrevivência de muitas empresas (pequenas, médias e grandes). É a insegurança quanto a expectativa da renda permanente do trabalho, a eliminação da renda de suas poupanças. Isto retrai o consumo e a inflação correspondente, mas quando vier virá muito alta. Muitos preços ao consumo já estão com inflação muito alta. E os títulos do TN de LP já pagam IPCA + perto de 4%. A INFLAÇÃO IRÁ ESTOURAR ANTES DAS ELEIÇÕES SE A SELIC DEMORAR A SER AUMENTADA E BOLSONARO NÃO SERÁ REELEITO. MAG 17/08/2020.