segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

COMO NASCEU A LINHA DE PENSAMENTO SOCIALISTA COMUNISTA? COMO NASCEU A LINHA DE PENSAMENTO LIBERAL?

 

COMO NASCEU A LINHA DE PENSAMENTO LIBERAL POLÍTICA?

Combatendo o absolutismo monárquico. Defendendo a divisão do poder com um novo poder legislativo e que as leis devem limitar o poder das autoridades, inclusive do monarca. É o que se define como democracia (antônimo de ditadura).  

COMO NASCEU A LINHA DE PENSAMENTO LIBERAL ECONÔMICA?

Defendendo a liberdade econômica e a livre iniciativa das limitações que os privilégios das cortes e das corporações provocavam. Era contra a centralização do poder (e privilégios) no estado, nas cortes e nas corporações.

COMO BASCEU A LINHA MODERNA DE PENSAMENTO LIBERAL EM COSTUMES? 

Defendendo o direito das pessoas se comportarem de acordo com os princípios e moral da sociedade sem as rigorosas limitações das Igrejas. Defendiam o direito de pensar humanista desenvolvimentista em contraposição ao criacionismo espiritualistas, e o respeito e defesa da convivência com as diferenças.

COMO NASCEU A LINHA DE PENSAMENTO SOCIALISTA COMUNISTA?

A linha de pensamento socialista comunista de Marx e Engels, dita científica (em contraposição a outros autores denominados utópicos): o pensamento básico real (e prático) constituía-se na eliminação da propriedade privada e seus reflexos, o lucro e a propriedade do capital dos meios de produção. Lênin (político russo) colocou em prática as ideias tendo sido obrigado a limitar as liberdades individuais quando retirou o direito de propriedade em defesa da propriedade estatal. A mudança da propriedade privada para a estatal mudou o poder econômico de incontáveis agentes econômicos (os empreendedores) para a elite política que dominou o poder e a burocrática que dominava o governo. Para ter o domínio da economia foi necessário implantarem um sistema político que desse sustentação, o escolhido foi a ditadura do partido único. Na prática um modelo econômico onde se substituía a livre iniciativa e o planejamento descentralizado da livre iniciativa (dos empreendedores) pelo planejamento estatal centralizado (o poder centralizado nas mãos da burocracia estatal).

V. I. Lenin 1922: “Os comunistas se tornaram burocratas. Se há algo capaz de nos perder é isto”. “Uma raça de burocratas extremamente requintados (Lenin chamou de super espertalhões).  Michail Gorbatchov: “O burocratismo, antípoda da democracia”.  

COMO O DOMÍNIO DAS PUBLICAÇÕES POR ESQUERDISTAS DOMINARAM O GOOGLE E AS IA EM DEFINIÇÕES DE ESQUERDA, DIREITA, LIBERALISMO E SOCIALISMO?  

As narrativas (agressões ao saber racional e princípios básicos das linhas de pensamento) conseguiram conceituar e influenciar o Google e as IA:  socialismo como democrático, ditaduras como liberais, nacional socialismo como ditadura de direita (direita e ditadura são pensamentos contrários), fascismo (ditadura de partido único autoritária, estatizante, sindicalista, controladora da economia e da política) como ditadura de direita. Como definir socialismo como democrata se o princípio político básico é a ditadura do partido único?

Como definirem direita (liberalismo e democracia) como ditadura?

Como conseguem defender tais agressões aos princípios básicos das linhas de pensamento, mesmo depois da derrota de todas as experiências socialistas do mundo em comparação com as democracias liberais? Todas as experiências socialistas foram ditaduras de partido único (prática e linha de pensamento semelhante). Como ter a coragem de defenderem a possibilidade de socialismo e democracia coexistirem? 2025.

Um comentário:

  1. CONTINUANDO A LUTA PARA EXPLICAR (E DESMITIFICAR) A DIFERENÇA ENTRE ESQUERDA (SOCIALISMO) E DIREITA (LIBERALISMO) ADOTANDO A ESTRATIFICAÇÃO CONCEITUAL: ECONOMIA, POLÍTICA E COSTUMES.
    A DIFERENÇA BÁSICA EM ECONOMIA ENTRE O SOCIALISMO (ESQUERDA) E O LIBERALISMO (DIREITA) É O DIREITO DE PROPRIEDADE, privado no liberalismo e estatal no socialismo e diferenças decorrentes como o lucro, a herança, o mercado privado ou controlado pelo estado, preços de mercado ou controlados pelo estado, o estado operar e regular (socialismo) ou apenas regular, mas não operar (liberalismo), produção e comércio estatal (socialismo), ou livre mercado (liberalismo).
    O termo CAPITALISMO para denominar o liberalismo e ANTICAPITALISMO para denominar o socialismo leva a entendimento enganoso. O correto é CAPITALISMO LIBERAL (direita) e CAPITALISMO DE ESTADO (esquerda, socialismo), pois não existe regime econômico sem capital.
    A DIFERENÇA BÁSICA EM POLÍTICA ENTRE SOCIALISMO (esquerda) E LIBERALISMO (direita) É O REGIME DE GOVERNO. O SOCIALISMO (esquerda) adota a ditadura do partido único para adequar-se ao regime econômico de controle e poder centralizado no estado. O LIBERALSIMO (direita) adota a liberal democracia para adequar-se ao regime econômico de livre mercado, poder distribuído entre incontáveis agentes econômicos.
    EM COSTUMES a direita liberal é liberal como o nome indica, já os conservadores (liberais em economia e política) são conservadores.
    A esquerda é liberal em costumes, mas na prática a ditadura do partido único restringe a liberdade religiosa (a religião é um poder concorrente).
    A simplicidade e lógica destes conceitos é agredida na mídia, no Google e em apostilas distribuídas aos estudantes. A ignorância em economia e o proselitismo político levou a conceitos errados e confusos que perduram nos dias atuais.

    ResponderExcluir