quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

LIBERAIS E LIBERTÁRIOS (política monetária, inflação e crescimento sustentado): 23/12/2015.

 23/12/2015. PUBLICADO NO FACE BOOCK.

 LIBERAIS E LIBERTÁRIOS (política monetária, inflação e crescimento sustentado):

Parece que o pensamento Liberal está voltando a ser considerado como o melhor para a sociedade que enriquece (os países que aceitaram o modelo econômico de esquerda, estatizante, empobreceram). Com a valorização das ideias liberais o Libertarismo (escola austríaca) volta a aparecer também. As ideias básicas são iguais, a diferença é que os liberais aceitam o estado regulador, o monopólio na emissão da moeda e Banco Central. Como os liberais aceitam o monopólio na emissão da moeda e Banco Central, desenvolveram o estudo da Economia Monetária que passou a ser denominada Monetarismo (é uma linha de pensamento mais técnico em constante evolução, a adequação ao desenvolvimento das formas de negociações do mundo financeiro). A ideia básica do Monetarismo moderno é: a estabilidade do poder de compra da moeda é condição necessária, mas não o suficiente, para que ocorra o crescimento econômico sustentado. A taxa básica de juro (Selic no Brasil) é a ferramenta mais poderosa para o combate à inflação, errando nela errou em tudo. Taxa básica alta, mas abaixo da adequada, é semelhante a uma dose insuficiente de antibiótico, reforça a infecção e a inflação.

PENSAMENTO LIBERAL: a principal função dos governos é regular, estabelecer a regra do jogo. Se funciona sem regulamento, não regulamente. Os regulamentos devem defender a concorrência e limitar o poder discricionários das autoridades. A autoridade é da lei.

MÁXIMAS DE ECONOMIA MONETÁRIA:

a) “Se os juros reais ex-post (acontecidos) são negativos e menores do que os ex-ante (previstos) acontece a perda de poder de compra da moeda mais juros (os poupadores aplicadores passam a ter renda negativa). A taxa de juro perde o poder de ancorar as expectativas inflacionárias.”

b) “A expansão monetária acima da capacidade de crescimento da economia (PIB potencial) é causa de inflação. Os aumentos dos preços são consequência.”

c) “A estabilidade monetária (do poder de compra da moeda) é condição necessária, mas não o suficiente, para o crescimento econômico sustentado.”

d) Selic alta, mas abaixo da necessária é semelhante a antibiótico insuficiente, faz mais mal do que bem.

Por que a inflação ficou ascendente apesar dos aumentos da Selic? Porque os aumentos foram insuficientes. Os juros de mercado futuros (a parte longa da curva) passaram de ascendentes para descendentes quando Levy anunciou o primeiro superávit primário. Quando noticiaram que o superávit primário não seria conseguido os juros longos de mercado passaram de descendentes para ascendentes (a parte longa da curva reverteu de descendente para ascendente). Os juros reais ex-post (efetivamente realizados) calculados pelo critério CDI (ou Selic) – IRF – IPCA ou IGPM ficaram todo o ano de 2015 negativos.

FELIZ NATAL E UM 2016 REPLETO E FELICIDADES.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário