terça-feira, 27 de novembro de 2012

KRUGMAN E O DÉFICIT FISCAL DOS USA


KRUGMAN E O DÉFICIT FISCAL DOS USA
Krugman em seu artigo “Críticas sobre o déficit fiscal norte-americano não passam de falácias,” aconselha a continuidade da política de déficit público enquanto perdurar o risco de recessão. Refuta os argumentos de risco de perda de crédito, de fuga dos títulos americanos com o consequente aumento das taxas de juros. Para ele isto só ocorre com países com dívida denominada em moeda estrangeira. Como a dívida americana é denominada em dólar o risco de não pagamento é nulo. Sobre o risco de emissões gerar inflação afirma que isto não acontecerá enquanto a economia estiver em recessão. Sobre a possível desvalorização do dólar afirma que será benéfica para o país, pois as empresa e famílias ficarão desencorajadas de ficar entesourando moeda, optando por gastos, e os preços dos produtos para exportar ficariam mais competitivos. Resumindo, não acredita em crise de crédito, nem para venda dos títulos do tesouro americano (significa que o mercado não acredita neste tipo de crise), aconselhando a continuidade do déficit público enquanto perdurar o risco de recessão. Critica o partido republicano por defender a eliminação do déficit.
COMENTO: o artigo só analisa uma parte dos argumentos, os pontos positivos, calando-se sobre os pontos negativos, evitando o contraditório, que relacionaremos a seguir. De fato o país emissor de moeda reserva mundial tem muitas facilidades, desde que aja com responsabilidade e o mercado acredite (neste sentido é a responsabilidade do partido republicano que dá crédito ao país.). Não especifica também que tipo de gasto público deve ser feito, produtivo, improdutivo, constante ou temporário. Para Adam Smith uma relação inadequada entre gastos produtivos e improdutivos provoca queda da riqueza (do produto). A desvalorização da moeda trará como consequência perda do poder de compra de todos os americanos em relação ao resto do mundo (traduzindo, isto é empobrecimento). O aumento dos custos das matérias primas importadas será um contraponto à desvalorização da moeda.
Os poupadores procurarão ativos que não moeda para refugiar-se e estes subirão acima da inflação formando as famosas bolhas (no momento o ouro está sendo o preferido). No longo prazo o juro nominal subirá e a seguir o i real. A taxa básica terá que subir para evitar o retorno do processo inflacionário e neste momento as bolhas estouram provocando perdas de riqueza e a crise retorna.
DÉFICITS PÚBLICOS - EFEITOS
POSITIVOS
NEGATIVOS
Desvaloriza a moeda e aumenta a competitividade das exportações
Aumenta custos de matérias primas (commodities) importadas e custos de produção
Desvaloriza a dívida pública
A longo prazo os juros subirão

Reduz poder de compra da moeda (empobrece a todos os americanos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário