QE = QUANTITATIVE EASING X CRESCIMENTO
QE, quantitative easing,
cujo significado pode ser alívio (flexibilização, facilidade, afrouxamento) quantitativo
monetário, é uma forma ensinada e defendida por Milton Friedman para evitar a queda
da liquidez (queda da quantidade de moeda) em períodos de crise. Importante diferenciar
quantitative easing quando a liquidez está em queda (dificultando as
atividades) e em alta. O QE aconselhado por Milton Friedman é para economias
com queda (dificuldades) de liquidez. Aumentar a liquidez quando não há
necessidade fará inflação e trará insegurança. Devemos também diferenciar QE para países que
emitem moedas conversíveis, as consideradas meio de pagamento e reserva de
valor mundial, dos que emitem moedas não conversíveis. Os países que emitem
moedas conversíveis (USA) enfrentam o problema de fuga da sua moeda para outras
economias, o que não ocorre para os emissores de moedas não conversíveis
(Brasil). O QE normalmente é feito através de compras pelos BCs de títulos do
mercado, aumentando a monetização e a liquidez. As taxas de juros que já
estavam baixas por queda das atividades e das baixas expectativas de lucros
caem mais ainda no primeiro momento, podendo estimular as atividades. Importante
ressaltar que Milton Friedman não receitou o QE como forma de política
monetária para crescimento, mas apenas para enfrentar crises, sempre causadas
por irresponsabilidades em políticas fiscais (quantitativa ou qualitativa, excessos
de gastos improdutivos e privilégios para minorias), monetárias ou cambiais (o câmbio
administrado é uma tentação para os detentores do poder discricionário). Abro um
parêntese para esclarecer que os liberais monetaristas são contra o poder
discricionário nas mãos do estado ou de autoridades (o poder deve ser da norma),
a favor são os desenvolvimentistas neokeynesianos (por justiça devo esclarecer
que Keynes defendia o câmbio flutuante). Enfim uma política monetária
responsável (monetarista) prescreve que a quantidade de moeda deve ter um
crescimento transparente, constante (sem subidas e descidas imprevisíveis),
tendo por limite a capacidade de crescimento do produto (entre 3 e 6%). Nas crises
existe fuga da moeda para outros ativos (quando se formam as bolhas). Nos momentos de maior aversão ao risco os
títulos norte-americanos se mostraram um refúgio seguro para o mercado, mesmo
com taxas de juros negativas (fazendo cair a liquidez). Enfim QE e política
monetária frouxa (irresponsável) não são receitas de crescimento sustentado. A política
monetária correta, que não tem como efeito a inflação, é uma condição
necessária para o crescimento econômico, mas não o suficiente. Uma política fiscal
responsável, com a relação gastos públicos (consumo e investimentos) produtivos/improdutivos
adequada, é condição também necessária. Privilégios para minorias, como aposentadorias
sem sustentação atuarial, são bombas armadas como causas de crises. Investimentos
improdutivos ou com baixa produtividade (desnecessários ou com relação
custo/benefício baixa) também podem ser causas de crises, se elevados
relativamente. MAG
OPERAÇÕES DE CRÉDITO
DO SISTEMA FINANCEIRO (BRASIL).
ANO
|
GOV.
|
INDUST.
|
HABIT.
|
RURAL
|
COMERC.
|
P. FÍS.
|
OUTROS
|
TOTAL
|
VAR. %
|
i real
|
PIB
|
IPCA
|
IGPM
|
|
12
meses
|
Ano
|
|||||||||||||
12/2007
|
18,8
|
213,8
|
45,8
|
89,2
|
97,6
|
314,3
|
156,3
|
935,97
|
X
|
X
|
0,174
|
5,4
|
4,46
|
7,75
|
12/2008
|
27,2
|
296,4
|
63,3
|
106,4
|
124,8
|
389,5
|
219,6
|
1227,5
|
31,14
|
31,14
|
9,624
|
5,1
|
5,9
|
9,81
|
12/2009
|
58,974
|
304,745
|
91,862
|
112,266
|
136,306
|
462,506
|
247,687
|
1414,34
|
15,22
|
15,22
|
- 3,52
|
-0,6
|
4,31
|
-1,72
|
12/2010
|
67,805
|
361,051
|
138,784
|
123,902
|
172,559
|
548,777
|
292,403
|
1705,28
|
20,57
|
20,57
|
-3,52
|
7,5
|
5,91
|
11,32
|
12/2011
|
81,671
|
417,385
|
200,506
|
141,134
|
208,415
|
633,758
|
347,483
|
2030,05
|
19,02
|
19,02
|
4,18
|
2,7
|
6,50
|
5,10
|
09/2012
|
105,96
|
445,206
|
256,420
|
155,840
|
217,769
|
679,365
|
376,687
|
2237,25
|
15
|
10,2
|
-1,818
|
X
|
3,77
|
7,09
|
FONTE BCB - MAG
MEIOS
DE PAGAM. X PAPEL MOEDA EM PODER DO PÚBLICO X DEP. À VISTA
(saldo
fim período).
DATA
|
Meios Pag.
|
EVOL. %
|
P. Moeda
Poder. Públ.
|
EVOL. %
|
Dep. Vista
|
EVOL. %
|
i real
IGPM
|
PIB
|
IPCA
|
IGPM
|
|||
ano
|
12 meses
|
ano
|
12 meses
|
ano
|
12 meses
|
||||||||
12/2007
|
231430
|
x
|
x
|
82251
|
x
|
x
|
149179
|
x
|
x
|
0,174
|
5,4
|
4,46
|
7,75
|
01/2008
|
190279
|
-17,8
|
x
|
73199
|
-11,0
|
x
|
117080
|
-21,5
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
09/2008
|
194785
|
-15,8
|
x
|
77658
|
-5,58
|
x
|
117127
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
12/2008
|
223440
|
-3,45
|
-3,45
|
92378
|
12,31
|
12,31
|
131061
|
-12,1
|
12,1
|
9,624
|
5,1
|
5,9
|
9,81
|
01/2009
|
196088
|
-12,2
|
3,05
|
83060
|
-10,0
|
13,47
|
113029
|
-13,7
|
9,6
|
x
|
x
|
x
|
x
|
12/2009
|
250234
|
-27,6
|
11,99
|
105801
|
14,5
|
14,5
|
144433
|
10,2
|
10,2
|
-3,52
|
-0,6
|
4,31
|
-1,72
|
01/2010
|
227475
|
-9,09
|
16,00
|
96685
|
-8,6
|
16,4
|
130790
|
-9,44
|
15,7
|
x
|
x
|
x
|
x
|
12/2010
|
281876
|
12,64
|
12,64
|
121981
|
15,3
|
15,3
|
159895
|
10,7
|
10,7
|
-0,10
|
7,5
|
5,91
|
11,32
|
01/2011
|
257449
|
-8,7
|
13,2
|
109456
|
-11,4
|
13,2
|
147994
|
-7,44
|
13,2
|
x
|
x
|
x
|
x
|
12/2011
|
285377
|
1,2
|
1,2
|
131741
|
8,0
|
8,0
|
153636
|
-3,9
|
-3,9
|
4,18
|
2,7
|
6,50
|
5,10
|
01/2012
|
259833
|
-9,0
|
0,9
|
118529
|
-10,0
|
8,3
|
141305
|
-8,0
|
-4,5
|
0,462
|
x
|
0,56
|
0,25
|
09/2012
|
273948
|
-4,00
|
7,4
|
128974
|
-2,10
|
14,4
|
144973
|
-5,63
|
1,9
|
-1,82
|
x
|
3,77
|
7,09
|
FONTE BCB, TABELA MAG.
M1, M2, M3, M4
|
|||||||||||
Data
|
M1
Meio
de pag.
|
M2
|
M3
|
M4
|
Variação % no ano
|
||||||
Ano
|
12
meses
|
Oper.
Créd.
Sist.
Financ.
|
i real
IGPM
|
PIB
|
IPCA
|
IGPM
|
|||||
2010
|
281876
|
1362389
|
2549739
|
3040495
|
16,7
|
16,7
|
20,57
|
-0,102
|
7,5
|
5,91
|
11,32
|
01/2011
|
257449
|
1348659
|
2554397
|
3044764
|
0,1
|
17,3
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
2011
|
285377
|
1617480
|
3030280
|
3550253
|
16,8
|
16,8
|
19,02
|
4,18
|
2,6
|
6,50
|
5,10
|
01/2012
|
259833
|
1591803
|
3085569
|
3599589
|
1,4
|
18,2
|
x
|
X
|
X
|
X
|
X
|
09/2012
|
273948
|
1701815
|
3421974
|
4018245
|
11,63
|
18,8
|
15,0
|
-1,818
|
X
|
3,77
|
7,09
|
M2 = M1 + dep. investimentos + poupança; M3 = M2 + fundos investimentos
+ operações compromissadas; M4 = M3 + títulos federais Selic
OFERTA MONETÁRIA X BASE MONETÁRIA - USA AGO./1929 X
MAR./1933;
BRASIL SET./2008 X JUN./2009.
HISTÓRICO
|
USA
|
x
|
BRASIL
|
||||
AGO./1929
|
MAR./1933
|
VAR. %
|
SET./2008
|
JUN./2009
|
Var. %
|
||
OFERTA MONET. (OM)
|
26,5
|
19,0
|
-28,3
|
x
|
215338
|
224493
|
4,25
|
Moeda Corrente (MC)
|
3,9
|
5,5
|
41
|
x
|
98211
|
103474
|
5,35
|
Dep. à Vista (DV)
|
22,6
|
13,5
|
-40,2
|
x
|
117127
|
121458
|
3,69
|
BASE MONET. (BM)
|
7,1
|
8,4
|
18,3
|
x
|
136936
|
139185
|
1,64
|
Moeda Corrente
|
3,9
|
5,5
|
41
|
x
|
98211
|
103474
|
5,35
|
Reservas (R)
|
3,2
|
2,9
|
-9,37
|
x
|
38725
|
35711
|
-7,78
|
MULT. MONET. (OM/BM)
|
3,7
|
2,3
|
x
|
x
|
1,57
|
1,613
|
x
|
Reservas/Dep.
|
0,14
|
0,21
|
x
|
x
|
0,33
|
0,294
|
x
|
Moeda Corr./ Dep.
|
0,17
|
0,41
|
x
|
x
|
0,838
|
0,852
|
x
|
FONTE: USA, MACROECONOMIA, N. GREGORY MANKIW
(ADAPTADO DE MILTON FRIEDMAN, A MONETARY HISTORY OF THE USA). BRASIL, BCB.
OBS: A CORRETA ATUAÇÃO DO BCB IMPEDIU QUE A OFERTA MONETÁRIA CAÍSSE,
AMENIZANDO OS EFEITOS DA CRISE AMERICANA (SET../2009) NO BRASIL (DIFERENTE DA
ATUAÇÃO DA AUTORIDADE MONETÁRIA AMERICANA NA CRISE DE 1930).
SELIC x CDI x IPCA x IGPM x i real
OBS: letra E = Selic
expansionista, amarelo; C = contracionista, azul. Em amarelo negativos.
2012
|
Jan.
|
Fev.
|
Mar.
|
Abr.
|
Mai.
|
Jun.
|
Jul.
|
Ago.
|
Set.
|
Out.
|
Nov.
|
Dez.
|
Ano
|
SELIC i ano
|
C 10,5
|
C 10,5
|
C 9,75
|
C9,0
|
C8,5
|
C8,5
|
C8,0
|
C7,50
|
C7,50
|
C7,25
|
x
|
x
|
x
|
DI 360 i ano
|
9,55
|
10,3
|
8,96
|
8,33
|
7,93
|
7,57
|
7,46
|
7,49
|
7,48
|
7,24
|
x
|
x
|
x
|
CDI i mês
|
0,89
|
0,74
|
0,82
|
0,70
|
0,73
|
0,64
|
0,68
|
0,69
|
0,54
|
0,61
|
x
|
x
|
7,24
|
CDI - IRF i mês
|
0,712
|
0,592
|
0,648
|
0,56
|
0,584
|
0,512
|
0,544
|
0,552
|
0,432
|
0,488
|
x
|
x
|
5,792
|
IPCA i mês
|
0,56
|
0,45
|
0,21
|
0,64
|
0,36
|
0,08
|
0,43
|
0,41
|
0,57
|
0,59
|
x
|
x
|
4,38
|
IGPM i mês
|
0,25
|
-0,06
|
0,43
|
0,85
|
1,02
|
0,66
|
1,34
|
1,43
|
0,97
|
0,02
|
x
|
x
|
7,12
|
US$ % mês
|
-7,3
|
-1,72
|
6,6
|
3,82
|
6,898
|
-0,049
|
1,419
|
-0,62
|
-0,325
|
0,034
|
x
|
x
|
8,29
|
i real CDI - IRF - IGPM mês
|
0,462
|
0,652
|
0,218
|
-0,29
|
-0,436
|
-0,148
|
-0,796
|
-0,878
|
-0,535
|
0,468
|
x
|
x
|
-1,328
|
i real CDI - IRF - IPCA mês
|
0,152
|
0,142
|
0,438
|
-0,08
|
0,224
|
0,432
|
0,114
|
0,142
|
-0,135
|
-0,104
|
x
|
x
|
1,412
|
MAG
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