QUANTIDADE DE MOEDA E ORÇAMENTO PÚBLICO
(política monetária x fiscal).
ORÇAMENTO PÚBLICO % PIB (política
fiscal) - 5 SITUAÇÕES
Opções
|
Receita
|
Despesa
|
Resultado
Primário
antes
juros
|
Resultado
Nominal
Final
|
Dívida
Pública
|
||||
Corrente
|
Invest.
|
Soma
|
Juros
|
Total
|
|||||
1
|
100
|
78
|
19
|
97
|
3
|
100
|
3
|
0
|
50
|
2
|
100
|
81
|
17
|
98
|
5
|
103
|
2
|
-3
|
53
|
3
|
100
|
85
|
15
|
100
|
10
|
110
|
0
|
-10
|
60
|
4
|
100
|
80
|
20
|
100
|
5
|
105
|
0
|
-5
|
55
|
5
|
100
|
72
|
25
|
97
|
3
|
100
|
3
|
0
|
50
|
Na situação 1 os investimentos representam 19% do PIB, os juros 3% e a
dívida pública 50%. O crescimento dependerá da qualidade dos fatores de
produção (trabalho, capital, recursos naturais, tecnologia), dos investimentos
(sua produtividade) e do percentual destes em relação ao PIB. A dívida pública
acompanhará o resultado nominal. O raciocínio é o mesmo para todas as 5
situações.
Na situação 2 o TN pode captar 3% do PIB reduzindo a liquidez do mercado
destinada à atividade privada (os im podem subir). O BC pode compensar
aumentando a liquidez em 3% do PIB, comprando títulos públicos em poder do
mercado (os im equlibram-se). Se o BC comprar mais do que 3% do PIB em títulos
públicos em poder do mercado ele estará aumentando a liquidez (este aumento
pode e deve acontecer até o percentual de crescimento potencial do PIB). O BC é
proibido por lei de financiar o TN, entretanto quando ele aumenta a liquidez e
o TN aumenta sua dívida com o mercado (quase sempre através dos bancos) é
como se estivesse financiando-o indiretamente. Quando o BC atua como fornecedor
de moeda de última instância, é como se estivesse financiando o TN utilizando
os bancos como intermediários. O BC financia os bancos que financiam o TN.
TÍTULOS PÚBLICOS TN (Carteira do BC e
fora do BC).
MÊS/ANO
|
TOTAL
fora BC
|
% s/ ano
anterior
|
Carteira
BC
|
% s/ ano
anterior |
TOTAL Geral
|
DEZ./2001
|
624,08
|
x
|
x
|
x
|
x
|
DEZ./2002
|
623,19
|
-0,14
|
282,7
|
x
|
838,8
|
DEZ./2003
|
731,43
|
17,368
|
276,9
|
-2,05
|
978,1
|
DEZ./2004
|
810,26
|
10,777
|
302,8
|
9,35
|
1099,5
|
DEZ./2005
|
979,66
|
20,906
|
279,6
|
-7,66
|
1252,5
|
DEZ./2006
|
1093,5
|
11,62
|
297,2
|
6,29
|
1390,7
|
DEZ./2007
|
1224,87
|
12,059
|
359,0
|
20,79
|
1583,9
|
DEZ./2008
|
1264,82
|
3,2615
|
494,3
|
37,68
|
1759,1
|
DEZ./2009
|
1398,42
|
10,562
|
637,8
|
29,0
|
2036,2
|
DEZ./2010
|
1603,94
|
14,69
|
703,2
|
10,25
|
2307,1
|
DEZ./2011
|
1783,06
|
11,167
|
751,8
|
6,91
|
2534,9
|
DEZ./2012
|
1916,71
|
7,49
|
906,6
|
20,59
|
2823,3
|
JUL/2013
|
1864,31
|
-2,73
|
914,7
|
0,89
|
2779,0
|
TÍTULOS PÚBLICOS FORA DO BC: aumento é igual a retirada de moeda do
mercado para o TN ou para o BC.
TÍTULOS PÚBLICOS NA CARTEIRA DO BC: aumento é igual a aumento de
liquidez (mais moeda no mercado).
MAG 09/2013
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