POLÍTICA E ECONOMIA
(CENÁRIOS, TENDÊNCIAS, PREVISIBILIDADE).
A teoria econômica é a ciência utilizada pelos políticos
(detentores do poder de decisões) para o planejamento da política econômica do
país (monetária, cambial e fiscal). É
uma ciência que estuda os efeitos das ações (ou falta de) gerenciais nas
variáveis controláveis (taxa básica, etc.) sobre as não controláveis (taxas de
juros de mercado, etc.). É uma ciência inexata, apesar de utilizar a matemática
e a estatística como ferramentas auxiliares imprescindíveis. As leis econômicas
são dinâmicas, sempre um processo em movimento (estudam fenômenos ou movimentos
que se sucedem no tempo). São também condicionais como todas as leis
científicas (requisitos são condições necessárias). São complexas, o entendimento
exige conhecimentos acumulados, quase sempre tem exceções. Os efeitos no curto
prazo podem ser diferentes do longo prazo (no primeiro momento diferente do
segundo). Leis ou postulados econômicos
são enunciados de tendências e não previsões exatas. A economia em equilíbrio natural (não
artificial ou forçado) tem a previsibilidade e o planejamento facilitados,
encoraja os investimentos, o crescimento é sustentável, a moeda é estável; em
desequilíbrio é mais volátil e a previsibilidade cai (desencorajando
investimentos). Alarmar os agentes econômicos é mais fácil do que torná-los
otimistas e racionais. Autoridades que passam insegurança, por ignorância ou
populismo, dificultam a previsibilidade e fazem os investimentos paralisarem
(prorrogam decisões).
A política é o poder, no nível nacional escolhe a política
econômica a ser adotada e seguida (monetária, cambial e fiscal). Todo o
conhecimento adquirido no tempo pela teoria econômica depende das decisões
tomadas pela autoridade política, que são dificultadas, pois dependem de
interesses diversos e diferentes no tempo (não são previsíveis apenas pela
razão). Neste sentido o poder político é o responsável maior pelo crescimento e
pelo desenvolvimento econômico (melhoria da qualidade de vida). De suas decisões,
principalmente da política econômica adotada, dependerá o desenvolvimento do
país. Autoridades leigas em teoria econômica ou populistas atrasam o
desenvolvimento do país podendo até empobrecê-lo.
A previsibilidade da teoria econômica é precisa sobre os
efeitos (a tendência) de uma ação gerencial tomada sobre uma variável
controlável, em outras não controláveis. Imprevisíveis são as decisões que
políticos tomarão (ignorância e populismo). Um governo considerado sério com
uma equipe econômica competente aumenta a previsibilidade e os investimentos (o
inverso reduz a previsibilidade e os investimentos).
Profissionais que não estudaram economia e não conhecem a
matéria em sua profundeza e totalidade não são analistas confiáveis quando escrevem
ou falam sobre a ciência. Normalmente são ignorantes ou preconceituosos (com
formatura em outra área). Escrever sobre o que não se conhece e domina é o
caminho para incorrer em erros primários.
Os dados das tabelas abaixo demonstram o desastre de um
governo (PT Dilma) que optou por uma nova política econômica (nova matriz
econômica) que passou insegurança para o mercado. A vitoriosa política econômica
tinha seus pontos fortes na segurança passada ao mercado através da
responsabilidade fiscal (superávit primário), da meta de inflação amparada em
taxa básica de juros adequada e na política cambial flutuante (o BC só atuaria retirando
ou suprindo liquidez nas necessidades). O governo Dilma passou a ter como metas a
queda da taxa de juros, abandonar o superávit primário (a contabilidade
criativa), tabelar preços (inflação reprimida) e intervir no câmbio para
desvalorizar a moeda pátria. Conseguiu
passar insegurança aos investidores que seguraram o pé, retornar o processo
inflacionário, quase quebrar o país por descontrole das contas externas. A
velocidade do crescimento da demanda superou a da oferta, tendo como efeitos o
atendimento do mercado interno através das importações e queda das exportações.
Como sempre ocorre com governos que passam insegurança a moeda pátria passou a
desvalorizar de verdade. Governo considerado incompetente e populista é igual a
moeda mais desvalorizada do que o normal (redução do poder de compra e da
qualidade de vida do povo). O BC viu-se forçado a subir a taxa básica e
arriscar-se na defesa da moeda pátria (swaps cambiais que podem dar um prejuízo
imenso ao país, conforme quadro abaixo).
Um governo que optou por uma política econômica ultrapassada
e populista teve a previsibilidade confirmada: quase quebrou o país. MAG
31/12/2013.
DADOS DO
COMÉRCIO EXTERIOR E INTERVENÇÕES DO BC NO CÂMBIO.
TÍTULOS
|
2008
|
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
10/13 | 11/13 | 12/13 | 2013 |
1) BAL. COMERCIAL
|
24746
|
25347
|
20267
|
29796
|
19431
|
-224 | 1740 | 2654 | 2561 |
2) TRANS. CORRENTES
|
-28300
|
-24334
|
-47518
|
-52612
|
-54246
|
-7132 | -5145 | -8678 | -81374 |
3) CONTA CAPITAL
|
32986
|
70551
|
100102
|
111868
|
72762
|
2552 | 4170 | 5851 | 73778 |
4) DIV. EXTERNA bi.
|
267
|
282
|
350
|
402
|
442
|
476 | 482 | 485 | 485 |
5) RESERVAS caixa mi.
|
198793
|
238520
|
288575
|
352073
|
373147
|
3645054 | 362410 | 358808 | 358808 |
5.1) RESERVAS LIQUIDEZ | 206806 | 239054 | 288575 | 352012 | 378613 | 376891 | 376096 | 375794 | 375794 |
6) FLUXO CAMB. Total
|
-983
|
28732
|
24354
|
65279
|
16753
|
-6200 | 2540 | -8780 | -12261 |
6.1) Fluxo Comercial
|
47900
|
9924
|
-1650
|
43950
|
8373
|
-1063 | 4237 | -1881 | 11136 |
6.2) Fluxo Financeiro
|
-48883
|
18808
|
26004
|
21329
|
8380
|
-5137 | -1697 | -6898 | -23396 |
7) INTERVENÇÕES BC
|
-5438
|
36527
|
41952
|
50107
|
5686
|
-5000 | -1300 | -3300 | -11520 |
7.1) Pronto
|
7585
|
24038
|
41417
|
47908
|
11152
|
0 | 0 | 0 | 0 |
7.2) Termo
|
0
|
0
|
0
|
2199
|
0
|
0 | 0 | 0 | 0 |
7.3) Linha c/ Recompra
|
-8338
|
8338
|
0
|
0
|
-5466
|
-5000 | -1300 | -3300 | -11520 |
7.4) Empréstimo
|
-4685
|
4151
|
535
|
0
|
0
|
0 | 0 | 0 | 0 |
8) OUTROS BC
|
18887
|
8211
|
8103
|
13331
|
8445
|
851 | -795 | -302 | -2819 |
9) EXPOSIÇÃO BC US$ swaps
|
-27749
|
0
|
0
|
3016
|
-4204
|
-140817 | -158425 | -175422 | -175422 |
9 .1) Resultado (caixa) | 4801 | 3199 | x | 706 | 1098 | 4677 | -7986 | -49 | -1315 |
10) POS. CÂMB Bancos
|
C10130
|
C3391
|
V16784
|
V1583
|
V6069
|
V12289 | V9577 | V18124 | V18124 |
11) VAR. CAMB. US$
|
31,93
|
-25,49
|
-4,307
|
12,579
|
8,94
|
-1,23 | 5,55 | 0,76 | 14,636 |
BALANÇO DE PAGAMENTOS - US$ milhões -
DÍVIDA MOBIL. BC + TN (reais).
2014P é
previsão.
CONTAS | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014P |
1- BAL. COMERCIAL | 25347 | 20267 | 29796 | 19431 | 2558 | 10000 |
1.1- Exportações | 152995 | 201915 | 256040 | 242580 | 242179 | 255000 |
1.2- Importações | -127637 | -181649 | 226243 | -223149 | 239621 | 245000 |
2- BAL. SERV. E RENDAS | -52945 | -70630 | -85225 | -76523 | -87325 | -91100 |
2.1) RENDAS | x | -39567 | -47319 | -35448 | -39773 | -39400 |
2.1.1- Juros | -9069 | -9682 | -9719 | -11847 | -14244 | -12900 |
2.1.2 - Divid. e Lucros | -25218 | -30375 | -38166 | -24112 | -26045 | -27000 |
2.1.3 - Salários | x | 498 | 567 | 511 | 516 | 600 |
2.2) SERVIÇOS | x | -30807 | -37906 | -41075 | -47552 | -51700 |
2.2.1 - Viagens | x | -10503 | -14459 | -15588 | -18632 | -19000 |
2.2.2 - Transpotes | x | -6406 | -8335 | -8769 | -9786 | -11200 |
2.2.3 - Aluguel Equip. | x | -13752 | -16669 | -18741 | -19060 | -21000 |
2.2.4 - Outros | x | -147 | 1558 | 2022 | -46 | -500 |
2.3- OUTROS | -18659 | X | X | X | x | X |
3- TRANSF. UNILAT. | 3263 | 2845 | 2816 | 2846 | 3364 | 4000 |
4- TRANS. CORRENTES | -24334 | -47518 | -52612 | -54246 | -81374 | -78000 |
5- CONTA CAPITAL e FINAN. | 70551 | 100102 | 111868 | 72762 | 73778 | 98500 |
6- BAL. PGTO. Saldo | 46217 | 52584 | 59256 | 20516 | -7596. | 20500 |
6.1) PIB cresc. % | -0,3 | 7,5 | 2,6 | 1,0 | X | |
7- AJUSTES LIQUID. | +1496 | 3063 | -8713 | +558 | -6743 | X |
8- RESERVAS - CAIXA | 238520 | 288575 | 352073 | 373147 | 358808 | 379308 |
8 - RESERVAS - LIQUIDEZ | 239054 | 288575 | 352073 | 378560 | 375794 | 396294 |
8.1) Aumento Res. L. | 34532 | 49521 | 63498 | 26487 | -14339 | 20500 |
A) a1) Fluxo Com. saldo | 9924 | -1650 | 43950 | 8373 | 11136 | X |
a2) Fluxo Finan. saldo | 18808 | 26004 | 21329 | 8380 | -23396 | X |
a3) Fluxo Total saldo | 28732 | 24354 | 65279 | 16753 | -12261 | X |
9- Dívida Ext . | 282,3 | 350,44 | 402,4 | 441,8 | 485 | X |
9.1- Pública | 77,1 | 83,60 | 62,3 | 67,3 | 70,8 | X |
9.2- Privada | 125,4 | 172,07 | 235,1 | 249,6 | 241,2 | X |
9.3- Entre Empresas | 79,8 | 94,77 | 105,0 | 124,9 | 173 | X |
10- Dív.. Mobil. int. TN 11/13 | 1398,4 | 1603,9 | 1783 | 1916,7 | 1927 | 2100 |
11- SRF - REC. admin. 12/13 | 698,3 | 805,7 | 939 | 1029 | 1138 | 1300 |
11.1- DÍV. / REC. | 2,0 | 1,99 | 1,81 | 1,86 | ||
12- IGPM 12/13 | -1,72 | 11,32 | 5,10 | 7,82 | 5,51 | 6,0 |
13- IPCA 12/13 | 4,31 | 5,91 | 6,50 | 5,84 | 5,91 | 6,0 |
14- CDI 12/13 | 9,88 | 9,75 | 11,60 | 8,40 | 8,06 | 11,5 |
15- US$ % ACUM. 12/13 | -25,5 | -4,3074 | 12,58 | 8,84 | 14,63 | 6,0 |
16- PIB US$ bi. | 1,625 | 2,143 | 2,475 | 2499 | 2530 | 2.590 |
17- DÍV. MOB. / PIB | X | x | x | X | x | X |
M1, M2,
M3, M4
|
||||||||||
Data
|
M1
Meio
de pag.
|
M2
|
M3
|
M4
|
Oper. Créd.
Sist. Financ.
12 meses
|
Variação
% ano
|
||||
Valor
|
12
meses
|
i real
IGPM
|
PIB
|
IPCA
|
IGPM
|
|||||
2010
|
281876
|
1362389
|
2549739
|
3040495
|
16,7
|
20,57
|
-0,102
|
7,5
|
5,91
|
11,32
|
01/2011
|
257449
|
1348659
|
2554397
|
3044764
|
17,3
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
2011
|
285377
|
1617480
|
3030280
|
3550253
|
16,8
|
19,02
|
4,18
|
2,6
|
6,50
|
5,10
|
01/2012
|
259833
|
1591803
|
3085569
|
3599589
|
18,2
|
x
|
X
|
X
|
X
|
X
|
2012
|
324483
|
1763932
|
3518246
|
4103151
|
15,6
|
16,2
|
-1,1
|
1
|
5,84
|
7,82
|
01/2013
|
286780
|
1720981
|
3548965
|
4128406
|
14,7
|
X
|
0,132
|
0,89
|
0,34
|
|
12/2013
| 344843 | 1953197 | 3820243 | 4455383 | 8,6 | 14,6 | 0,938 | 5,91 | 5,51 |
MOEDA SEGUNDO SUA LIQUIDEZ:
M0 = Base Monetária = Moeda corrente + Reservas;
M1 = Meio de Pagamento = Oferta Monetária = Moeda
corrente + Dep. a vista;
M2 = M1 + Dep. Investimentos + Poupança;
M3 = M2 + Fundos Invest. + Oper. Compromissadas;
M4 = M3 + Títulos Federais Selic.
COMPOSIÇÃO % DA DPMFI (DÍV. PÚBL. MOB. FED. INT.) EM PODER DO PÚBLICO
(Fonte TN).
MÊS/ANO
|
TOTAL
fora BC
|
% s/ ano
Anter.
|
Cart.
BC
|
% s/ ano
Anter.
|
TOTAL
Geral
|
DEZ./2001
|
624,08
|
x
|
x
|
x
|
x
|
DEZ./2002
|
623,19
|
-0,14
|
282,7
|
x
|
838,8
|
DEZ./2003
|
731,43
|
17,368
|
276,9
|
-2,05
|
978,1
|
DEZ./2004
|
810,26
|
10,777
|
302,8
|
9,35
|
1099,5
|
DEZ./2005
|
979,66
|
20,906
|
279,6
|
-7,66
|
1252,5
|
DEZ./2006
|
1093,5
|
11,62
|
297,2
|
6,29
|
1390,7
|
DEZ./2007
|
1224,87
|
12,059
|
359,0
|
20,79
|
1583,9
|
DEZ./2008
|
1264,82
|
3,2615
|
494,3
|
37,68
|
1759,1
|
DEZ./2009
|
1398,42
|
10,562
|
637,8
|
29,0
|
2036,2
|
DEZ./2010
|
1603,94
|
14,69
|
703,2
|
10,25
|
2307,1
|
DEZ./2011
|
1783,06
|
11,167
|
751,8
|
6,91
|
2534,9
|
DEZ./2012
|
1916,71
|
7,49
|
906,6
|
20,59
|
2823,3
|
DEZ./2013
|
2028,13
|
5,81
|
958,1
|
5,68
|
2986,2
|
OPERAÇÕES DE CRÉDITO DO SISTEMA FINANCEIRO
(BRASIL).
ANO
|
GOV.
|
TOTAL
|
VAR. %
|
i real
|
PIB
|
IPCA
|
IGPM
|
|
12
meses
|
Ano
|
|||||||
12/2007
|
18,8
|
935,97
|
X
|
X
|
0,174
|
5,4
|
4,46
|
7,75
|
12/2008
|
27,2
|
1227,5
|
31,14
|
31,14
|
9,624
|
5,1
|
5,9
|
9,81
|
12/2009
|
58,974
|
1414,34
|
15,22
|
15,22
|
- 3,52
|
-0,6
|
4,31
|
-1,72
|
12/2010
|
67,805
|
1705,28
|
20,57
|
20,57
|
-3,52
|
7,5
|
5,91
|
11,32
|
12/2011
|
81,671
|
2033,9
|
19,02
|
19,02
|
4,18
|
2,6
|
6,50
|
5,10
|
12/2012
|
118,833
|
2368,68
|
16,2
|
16,2
|
-1,1
|
1
|
5,84
|
7,82
|
12/2013
|
150,273
|
2751,15
|
14,6
|
14,6
|
0,938
|
5,91
|
5,51
|
METAS DE INFLAÇÃO
ANO
|
DATA
|
META
|
BANDA
|
IPCA
|
PIB
|
SELIC
|
||
ORIG.
|
CORRIG.
|
DEZ.
|
DIFER.
|
|||||
1999
|
30/06/99
|
8
|
8
|
+ - 2
|
8,94
|
0,3
|
19
|
-6
|
2000
|
30/06/99
|
6
|
6
|
+ - 2
|
5,97
|
4,3
|
15,75
|
-3,25
|
2001
|
30/06/99
|
4
|
4
|
+ - 2
|
7,67
|
1,3
|
19
|
+3,25
|
2002
|
28/06/00
|
3,5
|
3,5
|
+ - 2
|
12,53
|
2,7
|
25
|
+6
|
2003
|
28/06/01
|
3,25
|
8,5
|
+ - 2
|
9,30
|
1,1
|
16,5
|
-8,5
|
2003
|
27/06/02
|
4
|
8,5
|
+ - 2,5
|
9,30
|
=
|
16,5
|
-8,5
|
2004
|
27/06/02
|
3,75
|
5,5
|
+ - 2,5
|
7,60
|
5,7
|
17,75
|
+1
|
2004
|
25/06/03
|
5,5
|
5,5
|
+ - 2,5
|
7,60
|
=
|
17,75
|
+1
|
2005
|
25/06/03
|
4,5
|
4,5
|
+ - 2,5
|
5,69
|
3,2
|
18
|
+0,25
|
2006
|
30/06/04
|
4,5
|
4,5
|
+ - 2
|
3,14
|
4,0
|
13,25
|
-4,75
|
2007
|
23/06/05
|
4,5
|
4,5
|
+ - 2
|
4,46
|
6,1
|
11,25
|
-2,0
|
2008
|
29/06/06
|
4,5
|
4,5
|
+ - 2
|
5,90
|
5,2
|
13,75
|
+2,5
|
2009
|
26/06/07
|
4,5
|
4,5
|
+ - 2
|
4,31
|
-0,36
|
8,75
|
-5,00
|
2010
|
01/07/08
|
4,5
|
4,5
|
+ - 2
|
5,91
|
7,5
|
10,75
|
+2,00
|
2011
|
30/06/09
|
4,5
|
x
|
+ -2
|
6,50
|
2,7
|
11,0
|
0,25
|
2012
|
006/2010
|
4,5
|
x
|
+ - 2
|
5,84
|
1,0
|
7,25
|
-3,75
|
2013
|
06/2011
|
4,5
|
x
|
+ - 2
|
5,91
|
x
|
10,0
|
+2,75
|
MAG
31/12/2013. ATUALIZADO 31/01/2013
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