quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DO BC, ALEXANDRE TOMBINI.

DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DO BC, ALEXANDRE TOMBINI, À REVISTA EXAME
“A meta de inflação do Brasil, de 4,5% ao ano, poderia ser reduzida.”
“O país precisa encontrar novas fontes de expansão da economia e investir para aumentar a produtividade, para que mais crescimento não gere mais inflação. Crescimento gerado apenas pela absorção de mão de obra tem um limite.”
“Os juros estão subindo porque precisamos enfrentar a inflação e navegar nesse novo cenário externo, de diminuição da liquidez global. Esse é um instrumento de política monetária que tem de ser usado quando necessário, e está sendo usado.”
“Sobre o balanço externo, a pergunta que temos a fazer é: o déficit é financiável em meio a um ambiente internacional que está mudando? E ele é, sim.”     
“também precisamos destravar o investimento e resolver os gargalos de infraestrutura para ampliar nossa capacidade de crescer sem pressionar a inflação.”
“A desvalorização do Real já foi significativa. Não posso prever o que vai ocorrer, o câmbio é flutuante.”
“Mas, obviamente, uma desvalorização nominal de 55%, como a que tivemos nos últimos três anos, tem um impacto na condução da política de estabilidade dos preços.”  

“Os preços dos ativos financeiros, como as moedas e as taxas de juros, precisam se ajustar. Faz parte do processo. Não devemos confundir ajuste com fragilidade.”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário