quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O QUE DEVE SER FEITO PARA O CRESCIMENTO VOLTAR? A POLÍTICA MONETÁRIA E SUAS LIMITAÇÕES.

O QUE DEVE SER FEITO PARA O CRESCIMENTO VOLTAR?
A POLÍTICA MONETÁRIA E SUAS LIMITAÇÕES.

FUNÇÕES DA MOEDA:  
a) RESERVA DE VALOR:  permite formação de mercados de poupanças,  empréstimos e investimentos (a longo prazo), em consequência o desenvolvimento sustentado.
b) UNIDADE DE MEDIDA: permite ao mercado precificar o valor dos bens e serviços, facilitando negócios e o desenvolvimento.  
c) MEIO DE PAGAMENTO (instrumento de troca): facilita negociações permitindo que se formem mercados e em consequência ocorra o desenvolvimento.

Pela definição das funções da moeda podemos deduzir de sua importância, pode ser considerada entre as maiores criações da civilização, proporciona condições de crescimento econômico sustentado. A moeda fiduciária (bancária ou escritural) potencializou mais ainda seu poder. Sabemos que a função da política monetária é manter o poder de compra da moeda (inflação máxima de 3%), impedindo que ela perca o potencial de suas funções (unidade de medida e reserva de valor).

A experiência também ensinou que a política monetária, apesar de necessária, sozinha não tem condições de proporcionar o crescimento econômico.  
Em fase de contração (recessão) a taxa básica de juro baixa, sozinha, não consegue reverter o processo, apenas amenizá-lo. Por outro lado na fase de expansão ela é mais eficaz em aumentar a demanda em velocidade superior à oferta, trazendo como efeito a inflação (desarmoniza os preços relativos). A economia passa rodar em um nível superior ao sustentável. O que aprendemos é que os processos inflacionários caminham para estagflação (inflação sem crescimento). O desarranjo da “nova matriz econômica” foi tão grande que conseguiu fazer inflação ascendente com recessão.   

O QUE PODE E DEVE SER FEITO PARA QUE A RECESSÃO ACABE E O CRESCIMENTO VOLTE? Reverter o processo inflacionário para descendente. É o único caminho racional. Como? Superávits primários de 3% ou taxa básica adequada. Com inflação ascendente e taxa básica negativa (Selic – IRF – IPCA ou IGPM) veremos a formação de bolha de ativos e após o furo, nova crise (aí será pior). Não tem outro caminho.  MAG 02/2016.


Um comentário:

  1. A TAXA BÁSICA A CURVA DE JUROS E A PREFERÊNCIA PELA LIQUIDEZ.
    Uma elevação da taxa básica (ou de redesconto) tem a finalidade de dar um sinal para o mercado (influenciar expectativas), não pelo aumento do juro, que é insignificante, mas pelo aviso implícito de que a autoridade monetária está vigilante e não permitirá descontrole do processo inflacionário.
    Em uma conjuntura com inflação dentro da meta, a curva de juros será ascendente (os juros curtos serão menores do que os longos é preferência pela liquidez).
    Em uma conjuntura com inflação acima da meta e expectativa de aumentos (inflação ascendente), a curva de juros fica ascendente (além da preferência pela liquidez a expectativa de inflação influencia os juros longos). Um aumento da taxa básica acima da neutra (natural ou de equilíbrio) influencia as expectativas de inflação (queda da inflação futura) e os juros de longo prazo (estes caem). A curva de juros fica descendente na parte longa (é o mercado acreditando na queda da inflação).
    É ASSIM QUE O MERCADO AVISA QUE ACREDITA NA QUEDA DA INFLAÇÃO.

    ResponderExcluir