segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

BOLHA DE ATIVOS.

BOLHA DE ATIVOS.

As bolhas (ou bolha) de ativos formam-se quando a moeda pátria deixa de cumprir sua função de reserva de valor. A inflação (preços aos consumidores) sobe acima dos rendimentos com juros recebidos pela poupança em moeda pátria. Para não perder o valor de suas reservas os poupadores vão aos poucos refugiando-se em um ou mais ativos (ouro, ações, imóveis, outra moeda), que valorizam-se acima dos juros recebidos e da inflação dos preços aos consumidores. Esta valorização pode assumir uma proporção insustentável no tempo. A bolha fura por percepção de valorização excessiva do ativo ou por mudança da política monetária de expansionista para responsável ou reducionista (aumento da taxa básica de juros acima do adequado). As bolhas são valorizações artificiais de ativos acima do que seria normal com uma política monetária adequada. Na maioria das vezes acontecem por política monetária, cambial ou fiscal populista (irresponsável).
Imóveis. Em uma conjuntura recessiva e com política monetária adequada os imóveis podem se desvalorizar abaixo do preço de custo (por falta de demanda). A falta de liquidez obriga os vendedores a baixarem os preços abaixo do que seria adequado (é uma deflação e não furo da bolha). O furo da bolha acontece quando os imóveis estão com os preços muito acima do adequado (a queda dos preços é rápida e abaixo do preço adequado).
Ações. Por causa da recessão as empresas têm seus lucros reduzidos e por extensão o preço das ações cai (a relação juros x dividendos e expectativas de valorizações). A bolha acontece quando as ações valorizam acima do adequado (relação expectativas de dividendos x juros).    
Câmbio. O dólar será reflexo das políticas monetárias (e cambial) dos USA e do país analisado. Se o Fed anunciar aumento da taxa básica, por aversão ao risco (perdas com desvalorizações da moeda em relação ao dólar), o fluxo cambial flui para os USA e o dólar valoriza em relação a outras moedas (pode ocorrer um overshooting). Se o Fed coloca a taxa básica muito baixa e aumenta a liquidez o fluxo cambial procura economias com taxas de juros convidativas, saldos externos e expectativas da economia positivas.   
Ouro. O ouro tem sua cotação mundial em dólar (é uma commoditie). Pode acontecer de valorizar (ou desvalorizar) em dólar e desvalorizar (ou valorizar) na moeda local. É a relação preço do ouro x variação cambial x taxas de juros.
Resumindo: bolha é a valorização artificial, acima dos IPCs, de ativo que não a moeda pátria. Ocorre sempre quando a moeda pátria mais juros fica negativa em relação à inflação (ou à expectativa de).

Desvalorização artificial de ativo ocorre nas recessões e na falta de liquidez. O ativo desvaloriza abaixo de seu custo ou preço normal. MAG 02/2016.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário