terça-feira, 17 de julho de 2018

A NOVA GEOGRAFIA POLÍTICA MUNDIAL.


A NOVA GEOGRAFIA POLÍTICA MUNDIAL.

A geografia política mundial que era dividida entre mundo CAPITALISTA (economias de mercado) e COMUNISTA (economias de planejamento centralizado), resumia-se na disputa entre a URSS (Rússia, seus satélites e sustentados) e EUA e Europa Ocidental (OTAN), mudou totalmente. A URSS acabou juntamente com o comunismo (sobrou a Rússia e repúblicas que formavam a URSS), a China transformou-se em uma economia de mercado vibrante (em rápida organização e adaptação à liberdade das economias de mercado), apesar de ainda adotar o nome comunismo para justificar o governo autoritário e centralizador do poder (é uma elite burocrática enorme, corrupta e cara). A Rússia no início do desmantelamento do poder centralizador comunista, liberalizou desorganizadamente a economia e o poder político. A desorganização foi muito grande e prejudicial. Foi Putin e seu grupo que conseguiram através de algum autoritarismo dar segurança e credibilidade ao regime sem abandonar a economia de mercado e a democracia. Sobrou o poder atômico e militar (o segundo maior do mundo) e uma economia com PIB semelhante ao do Brasil (relativamente pequena). Os comunistas ainda existem, mas são pequena parte do eleitorado (mas muito ativos).

Os EUA a UE e a OTAM. Os EUA suportam os maiores custos de manutenção e operacionais da OTAN, agora desnecessária, pois o perigo comunista da URSS não existe mais. A Alemanha financia um gasoduto para importar petróleo e gás da Rússia (2/3 do consumo alemão). Como exigir que os EUA suportem quase sozinhos os gastos da OTAN? Os EUA têm um déficit comercial com a Alemanha enorme, com o mundo insustentável (US$ 500 bi. ano, com a China superior a US$ 300 bi. ano). Os EUA cobram 2% para importar automóveis da China e ela cobra 25% dos EUA. Trump tenta mudar estas condições comerciais para algo mais justo. É atacado pelo PD e pela mídia democrata acompanhada pela midiopatia (mistura de mídia apaixonada leigopata e bobopatas) socialista enrustida nos meios de comunicação do mundo (no Brasil defendem com a maior cara de pau políticos legalmente condenados por corrupção e lavagem de dinheiro). Não analisam racionalmente nada, apenas torcem e distorcem (sem querer defender Trump, apenas desejoso de ler análises minimamente razoáveis e aceitáveis). Até analistas da linha liberal (em economia) atacaram a redução tributária feita por Trump e PR (que irá afetar o mundo todo).     

O SOCIALISMO (COMUNISMO) NO MUNDO: com a queda do comunismo na URSS e China (sobrou Cuba que não consegue sustentar-se e a Coreia do Norte que mantém a maioria do povo na miséria comparando com a Coreia do Sul) os adeptos do socialismo no resto do mundo (a maioria na mídia dos EUA e Europa) passaram a criticar os líderes liberais (adeptos da economia de mercado). Nos EUA o PR denomina-se conservador, apesar de ser liberal em economia (o PD é liberal em costumes e estatizante em economia, com o viés socialista começando a liderar o partido. Na verdade são populistas demagogos). Trump passou a ser o alvo preferido pela crítica (sem entrar nas desrespeitosas análises leigopatas e picaretas do perfil psicológico do presidente americano. Vergonhosas canalhices repetidas na mídia, inclusive por analistas liberais em economia). É esta vertente socialista que aflora nos EUA que assusta os liberais do mundo (adeptos da economia de mercado, não confundir com os socialistas que estão dominando o PD dos EUA) que não se deixam enganar e ser levados por esta onda de idiopatia que está tomando conta da mídia mundial. Os bobopatas (massa de manobra que sempre existiu e existirá) mudam de lado conforme a mídia quer.      

OS EUA E A RÚSSIA: não existe motivo para que os países não sejam amigos e colaboradores. A geografia política mundial daqui para a frente terá cada vez mais um viés com preponderância econômica (comercial). 07/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário