domingo, 15 de julho de 2018

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: ESTRATÉGICO - ORGANIZACIONAL - ORÇAMENTÁRIO.


PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: ESTRATÉGICO - ORGANIZACIONAL - ORÇAMENTÁRIO


PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
É um processo de estudo que antecipa as Estratégias, a Estrutura Organizacional e Orçamentária, definindo Diretrizes e Agentes Responsáveis por Decisões e Ações, bem como os recursos necessários a sua consecução.

PREVISÃO
É um estudo que procura prever o futuro, mas o agente responsável pela previsão não tenta influenciá-lo.

CONTROLE
É o sistema através do qual os gerentes verificam se a organização seguirá os planos (as políticas, normas e procedimentos) e os processos estabelecidos (ítens de verificação, ítens de controle).

PLANEJAMENTO  -  PRINCÍPIOS
1 - CONHECIMENTO DO PASSADO, DO PRESENTE E VISÃO DO FUTURO.
2 - PERMANENTE E CONTÍNUO (Revisões)
3 - RACIONALIDADE - (Análises de custos e benefícios, pontos positivos e      negativos, conhecer técnicas).
4 - RESPONSABILIDADES - (Agentes e funções definidas com clareza).
5 - RECURSOS - TEMPO  -  FATORES DE PRODUÇÃO
6 - AGENTES (Conhecer - estudar)
     Externos - Clientes, Fornecedores, Sindicatos, Concorrentes, Governo, Mercado
      de Capitais, Mercado Financeiro, Cenários.
     Internos - Trabalho (Direção, Gerência, Operações), Clientes Internos, Acionistas.
7 - NOVO (OLHOS ABERTOS PARA AS TENDÊNCIAS DO MERCADO) - Novidades
     tecnológicas, vontade dos consumidores, evolução dos princípios morais da
     Sociedade.                               
8 - DIRETRIZES - Conjunto de instruções (regras e normas) do Planejamento
     Estratégico, a direcionarem as ações e os relacionamentos corporativos,
     societários e gerenciais (Indicações, Alinhamento).
     8.1 - Diretrizes Corporativas - Visão, Missão, Crenças e Valores, Àreas de
     Negócios, Objetivos Estratégicos, Diretrizes Estratégicas Internas, Ações
     Estratégicas.
     8.2 - Diretrizes Societárias - Estatuto, Acordo de Acionistas, Norma de Conduta,
     Código de Ética, etc.
     8.3 - Diretrizes Gerenciais - Financeiras, Marketing, Recursos Humanos,
     Administrativas, Operacionais, etc.
9 - HIERARQUIA DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

I - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

1 - VISÃO  (Comunicação Interna e Externa)
2 - MISSÃO  (Comunicação Interna e Externa)
3 - CRENÇAS E VALORES (FILOSOFIA).  (Comunicação Interna e Externa)
4 - ÁREAS DE NEGÓCIOS (Comunicação Interna)
5 - OBJETIVOS ESTRATÉGICOS  (Comunicação Interna)
6 - DIRETRIZES ESTRATÉGICAS  (Comunicação Interna)
7 - AÇÕES ESTRATÉGICAS  (Comunicação Interna)


 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - ROTEIRO
   a) - Visão Geral do Mercado;
   b) - Objetivos Quanto ao Mercado;
   c) - VISÃO
   d) - MISSÃO
   e) - CRENÇAS E VALORES
   f) - ÁREAS DE NEGÓCIOS;
   g) - Fatores Chaves de Sucesso;
   h) - Variáveis Ambientais Críticas (Externas - internas);
   i) - Oportunidades e Ameaças;
   j) - Pontos Fortes - Pontos Fracos (Cia. e concorrentes);               
   h) - OBJETIVOS ESTRATÉGICOS;
   i) - DIRETRIZES ESTRATÉGICAS;
   j) - AÇÕES ESTRATÉGICAS.

OBS.:
1) - Participação de todos os níveis hierárquicos (Aproveitar todas as inteligências).
2) - Cenários econômicos, financeiros e políticos (Pode ser adquirido de consultoria e
      adaptado). Igualar conhecimentos de todos.

   Definição de Agentes - Roteiro
   a) - Clientes Externos (Mercado);
   b) - Trabalhadores (Sindicatos, etc,);
   c) - Fornecedores (Materiais, Serviços, Bancários, Seguros, etc.);
   d) - Concorrentes (Potencial, Comportamento);
   e) - Governo (Estabilidade, Segurança, Motivação);
   f) - Entidades de Classe (Comportamento);
   g) - Acionistas (Rentabilidade, Problemas Societários, Sucessórios).
   h) - Tendências (Evoluções): Tecnologia, Ideologias.

ROTEIRO SUMÁRIO DE ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

VISÃO

SÃO GERALDO
“Tornar-se, no decorrer desta década, uma transportadora rodoviária
referencial de qualidade.”

GM
“Tornar-se a melhor companhia automobilística do mundo”.

GLOBO
“Captar e divulgar informações, com alta qualidade e aprimoramento constante, explorando, a partir do jornal impresso, as diversas tecnologias disponíveis para sua difusão. A empresa, em seu desenvolvimento, busca a liderança nos mercados em que atua e tem como horizonte o país inteiro”.

MISSÃO

SÃO GERALDO
‘‘Fornecer serviços de transporte rodoviário com qualidade, que  assegurem satisfação e orgulho aos clientes, fornecedores, funcionários e acionistas, além de uma convivência organizacional motivadora e adequado retorno do investimento, respeitando a comunidade e a sociedade.”

MAC DONALD’S
“Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia num ambiente limpo e agradável”.

FIAT
“Produzir automóveis que as pessoas desejam comprar e tenham orgulho de possuir”.


CRENÇAS E VALORES

SÃO GERALDO
- Direcionar a qualidade de modo a satisfazer o cliente e o mercado;
- Valorizar as pessoas e o seu desenvolvimento;
- Administrar, de forma participativa e inovadora, comprometendo-se com a melhoria contínua;
- Ter conduta ética;
- Direcionar-se para resultados;
- Buscar o fortalecimento das instituições que possibilitem a construção de uma sociedade harmoniosa.

MAC DONALD’S
“Qualidade; Serviço; Limpeza e Valor”.

FIAT
“Integridade; Parceria; Entusiasmo; Valorização das Pessoas”.

ÁREAS DE NEGÓCIOS

Área Principal - Transporte rodoviário interestadual de passageiros e bens.
Áreas Complementares - Serviços de turismo, de retífica de motores, recauchutagem de pneus, de retífica de componentes mecânicos.
Pontos de Paradas Rodoviários.
Áreas de Oportunidade - Comércio de veículos, peças e acessórios.


FATORES CHAVES DE SUCESSO

1) - Satisfação dos Clientes. Conforto, Segurança, Cortesia, Pontualidade.
       Índices de Mensuração da Qualidade - Atrasos, reclamações, elogios,
      acidentes.
2) - Resultado Econômico-Financeiro
       Retorno sobre o Investimento.
       Índices de Mensuração - L.L / P.L.; L.L. / Receita.

3) - Satisfação dos Empregados
       Motivação.
       Índices de Mensuração da Qualidade.
       “Turn-over”, ações trabalhistas, pontualidade e assiduidade, reclamações,
       sugestões.


VARIÁVEIS AMBIENTAIS CRÍTICAS

Externas
Ação sindical, taxas de juros, renda “per capita”, política de preços e tarifas do governo, comportamento da concorrência, evolução tecnológica, política de legislação do transporte.

Internas
Qualificação e motivação dos recursos humanos, política salarial, estratégia de investimentos, sistema de controle e informações gerenciais, desenvolvimento de gerentes.

Oportunidades
Mercado para comercialização de veículos usados, peças e retíficas, etc.
Ampliação de participação no mercado (concorrências, compras).
Ameaças
Aumento de custos não repassáveis às tarifas.
Taxas de Juros superior à taxa de retorno do investimento, recessão.
Desregulamentação.

Objetivos Estratégicos
Devem ser claros entendidos por todos e com prazo de realização.
Exemplos:
Construção da garagem X :  Tempo,  X anos. 
Implantação do Plano Diretor de Informática: Tempo X anos .
Resultado (Lucro):  X % do Investimento ou X % da Receita.

Diretrizes Estratégicas
Princípios (normas) que devem ser obedecidos na busca da realização dos objetivos estratégicos. Exemplos:
Investir apenas em áreas de negócios onde o grupo detenha conhecimentos básicos necessários. Privilegiar a consolidação sobre a expansão ou novos negócios. Não operar nas áreas de transporte de cargas perigosas ou mudanças. Privilegiar a segurança sobre a rentabilidade nas aplicações financeiras.
Privilegiar sempre a segurança nos serviços de transportes.
Investimentos deverão ser feitos somente com estudo de viabilidade econômica, financeira, etc.

Ações Estratégicas:
Devem procurar viabilizar os Objetivos Estratégicos obedecendo as Diretrizes Estratégicas. Exemplos: Prever recursos de forma adequada para investimentos programados e em consolidação. Efetuar projetos de viabilidade (Custo  X  Benefício) com cronograma físico - financeiro das novas garagens. Desenvolver e implementar o Plano Diretor de Informática buscando um sistema de informações que atenda às necessidades gerenciais e operacionais, etc. (Priorizar as Ações Estratégicas em ordem de importância).

DIRETRIZES - CÓDIGO DE ÉTICA  OU DE COMPORTAMENTO (DIRETORIA E GERÊNCIAS)

Princípios que deverão ser observados, objetivando criar um ambiente de confiança.

1) - ATIVIDADES INCOMPATÍVEIS
       Não poderão ser exercidas atividades incompatíveis que, direta ou indiretamente, gerem conflitos de interesse com a Cia.

2) - UTILIZAÇÃO INFRA ESTRUTURA
      2.1 - De Rec. Humanos: só poderão ser utilizadas para serviços particulares em situações explícitas e autorizadas.
      2.2 - De Rec. Materiais: Idem.

3) - DESPESAS DE VIAGEM.
       Viagens de interesse comercial comum entre Cia. e Empresas de funcionários (diretores, gerentes), deverão ser evitadas e só feitas se aprovadas em reunião de Diretoria. (Despesas envolvendo familiares deverão ser antecipadamente autorizadas).

4) - TRANSAÇÕES COMERCIAIS
       Não poderão ser feitas entre Cia. e Empresas de interesse de Diretores, Conselheiros e Acionistas (Excluídos os serviços oferecidos ao público, com preços tabelados). As eventuais, de interesse da Cia., deverão ser aprovadas em reunião de Diretoria.

5) - OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
     Oportunidades de negócios conhecidos por Diretores através da Cia. ou do cargo, deverão ser propostas primeiro à Cia., em reunião de Diretoria.

6) - HIERARQUIA
       Respeito à autoridade e hierarquia do Presidente e demais Diretores.
       (Não expressar opiniões negativas dos colegas de Diretoria junto a funcionários e público externo. Evite boatos).

7) - REPRESENTAÇÃO EXTERNA
       Respeito hierárquico (Observar).
       Buscar equilíbrio entre grupos societários.
       Observar o limite de competência de cada Diretoria nos contatos com autoridades e
       em entrevistas à imprensa.

8) - POLÍTICA SALARIAL
       Unicidade de negociação e de informações. Não criar expectativas. Ter em mente que o aumento de salário individual estimula reivindicações e aumento geral da folha. Quando não concedido, gera descontentamento e suas consequências.

II - PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

1 - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
     (Linear - Funcional - Adaptativa).


PRINCIPAIS FUNÇÕES GERENCIAIS DAS ORGANIZAÇÕES ECONÔMICAS

     a) - Função Técnica / Produção
           Tecnologia e Logística de Produção (Desenvolvimento)

     b) - Função Comercial / Marketing
           Logística de Vendas, de Pós-Vendas e de Marketing, Direitos do
          Consumidor, Cadastro de Clientes, Negociações, Promoções.

     c) - Função de Suprimentos
           Logística de Estoques de Distribuição, de Compras. Relações com
           Fornecedores. Contrato de Fornecimento de Longo Prazo. Qualidade e
           Padronização.

     d) - Função Financeira
           Caixa, Bancos, Contas a Receber, Contas a Pagar, Aplicações Finan-
           ceiras, Financiamentos, Seguros, Relações com Bancos, Fluxo de
           Caixa.

     e) - Função de Controladoria
           Contabilidade, Orçamento, Custos, Tributos, Controles, Informações
           Gerenciais, Controle Patrimonial.

     f) - Função de Recursos Humanos
           Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de 
           Desempenho, Cargos, Salários e Benefícios, Motivação do Pessoal,
           Relações Sindicais, Movimentação e Registros (Ponto, Folha,
           Demissão, Mudanças de Cargos).

     g) - Função Administrativa
           Sistemas, Organização e Métodos, Informática, Segurança, Serviços
            Auxiliares.

     h) - Auditoria
           Operacional, Financeira, Tributária.

      i) - Jurídica
           Defesa dos direitos da Cia. (Preventiva e Reativa). Contratos, Juízes,
           Tribunais, etc.

     j) - Desenvolvimento de Produtos
           Tecnologia - Evolução dos produtos e criação de novos produtos.

     k) - Presidência
           Estratégias, Políticas, Motivação Gerencial, Representação Externa,
           Presidência Comitê Executivo, Relações com Acionistas e Conselho.

     l) - Função Societária
           Assembleia de Acionistas, Conselheiros, Sucessão.


2) - ORGANIZACIONAIS ADMINISTRATIVOS
     a) - Departamentos com Atividades Fins
           Departamentos com Atividades Meio;
     b) - Objetivos dos Departamentos (macrofunções):
            Definir em Prioridades (Alta/Média/ Baixa);
     c) - Definir Objetivos (Funções) que Agregam Valor ao Produto e que não
            Agregam;
     d) - Definir os Clientes dos Objetivos (Funções).
     e) - Definir Informações, Relatórios e Clientes (Fiscal, Operacional,
           Gerencial).

III - PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO (FÍSICO E FINANCEIRO)

1 - CONCEITO
      Orçamento é um processo de "Planejamento" que fundamenta-se no
      Planejamento Estratégico (Diretrizes e Objetivos),  para determinar as
      "Atividades e os Recursos" necessários a sua consecução.

2 - CENTROS DE RESPONSABILIDADE
     O Orçamento, fixando centros de responsabilidade (separando-se os
      custos controláveis), permite expor os objetivos da Cia., em termos de
      pessoas responsáveis por sua execução, definindo com clareza, os
      gerentes responsáveis por contas de receitas e custos.

3 - METAS ORÇAMENTÁRIAS
      Devem ser razoavelmente atingíveis, não tão elevadas que causem
       frustrações, nem tão baixas que estimulem a complacência.

4 - CONCEITO DE COMPROMISSO (OBJETIVOS - DIRETRIZES)
      O Orçamento deve ser encarado como uma espécie de contrato ou
      compromisso recíproco entre a Administração, os Gerentes e os
      Supervisores.

5 -  ORÇAMENTO COMO UM DISPOSITIVO DE COMUNICAÇÃO
      Os planos e objetivos de uma administração não serão alcançados, a
       menos que a organização os entenda e participe de sua execução.

6 - ORÇAMENTO COMO UM PADRÃO
      Se bem preparado, é o melhor padrão possível para medir o real desempenho dos CENTROS DE RESPONSABILIDADE  e da organização.

7 - ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO
      O plano orçamentário não elimina a Administração, nem lhe toma o lugar,
      apenas indica os objetivos a serem atingidos.

8 - ORÇAMENTO IMPLANTAÇÃO
      A implantação é morosa e leva tempo. A Administração não deve esperar
grandes resultados cedo demais. O plano orçamentário deve ser vendido aos responsáveis, e, estes devem ser motivados, guiados e treinados nos passos, métodos e propósitos fundamentais do SISTEMA ORÇAMENTÁRIO.

9 - PLANO DE CONTAS
O Orçamento deve obedecer o Plano de Contas utilizado pela Cia. para facilidade de entendimento, confrontação entre o orçado e o real, e apresentação gráfica uniforme.

ESTRUTURA DE UM SISTEMA ORÇAMENTÁRIO


ORÇAMENTO
ORÇAMENTO FINANCEIRO
FLUXO DE CAIXA
BALANÇO
 ORÇAMENTO DE OPERA-ÇÕES (PRODUÇÃO, ETC.)
.....................................................
-----
 ORÇAMENTO DE RECEITAS
VENDAS  A VISTA  +  RECEB. DE VENDAS A PRAZO
RECEITAS
 ORÇAMENTO DE PESSOAL
PAGAMENTO DE PESSOAL
DESPESA PESSOAL
 ORÇAMENTO DE DESPE- 
     SAS GERAIS
PAGAMENTO DE DESPESAS
        GERAIS
DESPESAS GERAIS
 ORÇAMENTO DE DESP.
      TRIBUTÁRIAS
PAGAMENTO DE TRIBUTOS
DESPESAS TRIBUTÁRIAS
ORÇAMENTO DE CONSUMO
    (Físico / Monetário)
......................................................
DESPESAS MATERIAIS
 ORÇAMENTO DE COMPRAS
      (Físico / Monetário)
PAGAMENTO DE
  FORNECEDORES
ATIVO - ALMOXARIFADO
PASSIVO- FORNECEDORES
ORÇAMENTO DE
 INVESTIMENTOS
PAGAMENTOS DE   FINANCIAMENTOS  + INVESTI-
      MENTOS NÃO FINANCIADOS
ATIVO - IMOBILIZADO
PASSIVO - EXIGÍVEL
ORÇAMENTO NECESS. 
      EMPRÉSTIMOS
 PAGAMENTO DE    
 EMPRÉSTIMOS
PASSIVO - EXIGÍVEL



NÍVEIS DE RESPONSABILIDADE

1 - CONSELHO ADMINISTRATIVO

2 - COMITÊ EXECUTIVO

3 - PRESIDENTE  +  1  DIRETOR

4 - 2 DIRETORES

5 - DIRETOR  +  GERENTE


OBS.: TODOS OS PROCESSOS E DOCUMENTOS, COMPROVANTES DE
            AUTORIZAÇÃO DE VERBAS E PAGAMENTOS DEVERÃO NASCER E
            CONTER VISTOS DA UNIDADE BÁSICA RESPONSÁVEL.


 Baseado no livro Gerente Total, Suma Econômica, 1996.











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