MÉTODOS
DE ANÁLISE:
1) - ASSUNTOS CONTRADITÓRIOS
Siga o roteiro de estudo e análise:
1 - TESE
2 - ANTITESE
3 - SÍNTESE
4 - CONCLUSÃO (JULGAMENTO)
Conclusão (Julgamento) - É a atividade
superior do pensamento
(inteligência).
2) - ÓTICA DOS INTERESSADOS
Escute, estude e analise sob a ótica de todos os interessados (no mínimo
4 óticas). Quem não escuta o argumento
dos outros, não analisa (raciocina)
com clareza.
3) - DIVIDA EM PARTES
(MÓDULOS)
Divida os assuntos em tantas partes
quantas conseguir titular. Inicie pelas
partes mais simples.
4) - PONTOS POSITIVOS - PONTOS
NEGATIVOS - CONCLUSÃO
Estude o assunto relacionando os pontos
positivos e os negativos. Analise,
julgue e conclua.
5) - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
(EFEITOS)
Ao estudar um acontecimento (efeito), procure
suas causas (materiais, so-
ciais, psicológicas, organizacionais,
recursos humanos, meio ambiente, etc.).
6) - COMPARAÇÃO
O método de análise, através da
comparação, exige que se defina e se fixe
uma BASE. As variáveis são comparadas
com a base fixada (Índices,
Divisores e Multiplicadores são
ferramentas do método da comparação).
7) - REDAÇÃO CLARA -
RACIOCÍNIO CLARO
Para conseguir uma redação clara, é
necessário um raciocínio claro.
Portanto, treine redigir com clareza e
síntese (utilize os métodos de dividir
em partes titulando e raciocinando sob a
ótica de todos os possíveis
leitores). Quem não escreve com clareza,
não raciocina com clareza.
8) - ARQUIVO SINTÉTICO
SISTEMATIZADO DE CONHECIMENTOS
BIBLIOGRÁFICOS
O
ensino superior nada mais é do que o ensino do conhecimento bibliográfico. Portanto,
arquive tudo que poderá precisar no futuro, utilizando índices, resumos, livros
marcados, etc.
9) - CONCEITOS
9.1 - Gerenciar - Capacidade de bem
julgar, decidir e agir ou provocar ação no tempo correto.
9.2 - Informação - Dado organizado
logicamente.
9.3 - Dado, Informação, Raciocínio
(processamento), Julgamento, Decisão, Ação.
9.4 - Ação - No tempo correto é a
atividade gerencial superior.
9.5 - Ação, Omissão de Ação - Estude
antecipadamente as consequências
e os efeitos das Ações ou
Omissão de Ações (reações).
a) - FLUXOGRAMAS
Divide em partes
sucessivas.
b) - 5W1H
(WHAT, WHO, WHERE, WHEN, WHI, HOW,)
(O
Que, Quem, Onde, Quando, Porque, Como)
Divide em partes (método racional de
pensar).
c)
– RELAÇÃO E DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO
Divide (e relaciona) em partes sucessivas (método racional de pensar).
d) - GRÁFICO OU ANÁLISE DE PARETO
Divide
em partes (estratifica um problema) titulando e quantificando.
Permite
evidenciar os problemas por ordem, tamanho e importância.
c) - DADOS E FATOS
Evidencia-se muito a utilização de
DADOS E FATOS (com números)
o que elimina CONFLITOS e apressa
DECISÕES.
d)
- ÍTENS DE VERIFICAÇÃO E ÍTENS DE CONTROLE
Por
conceito não existe Controle da Qualidade Total sem ítens de controle e de verificação. A difusão e motivação da utilização
deste conceito é uma das mais poderosas armas para a operação e o gerenciamento
das empresas.
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