quarta-feira, 3 de março de 2021

A TAXA BÁSICA, A CURVA DE JUROS E A PREFERÊNCIA PELA LIQUIDEZ.

 

A TAXA BÁSICA, A CURVA DE JUROS E A PREFERÊNCIA PELA LIQUIDEZ.

HÁ 5 ANOS.

Uma elevação da taxa básica (ou da de redesconto) tem a finalidade de dar um sinal para o mercado (influenciar expectativas), não pelo aumento do juro, que é insignificante, mas pelo aviso implícito de que a autoridade monetária está vigilante e não permitirá descontrole do processo inflacionário.

Em uma conjuntura com inflação dentro da meta, a curva de juros será ascendente, os juros curtos serão menores do que os longos. É a preferência pela liquidez.

Em uma conjuntura com inflação acima da meta e expectativa de aumentos (inflação ascendente), a curva de juros fica mais ascendente, além da preferência pela liquidez a expectativa de inflação influencia os juros longos.

Um aumento da taxa básica acima da neutra (natural ou de equilíbrio) influencia as expectativas de inflação (queda da inflação futura) e os juros de longo prazo (estes caem). A curva de juros fica descendente na parte longa (é o mercado acreditando na queda da inflação).

É ASSIM QUE O MERCADO AVISA QUE ACREDITA NA QUEDA DA INFLAÇÃO. MAGECONOMIA. 03/2016.

________________________________________________________________

FRASES:

     1)    A MÃO INVISÍVEL DO MERCADO (inúmeros agentes) x A MÃO VISÍVEL DO ESTADO (a burocracia e regulamentos) x O PODER DOS CONSUMIDORES;

 2)    GOVERNOS GASTAREM MAIS DO QUE É POSSÍVEL TRIBUTAR. QUERER QUE ARTIFICIALISMOS SUSTENTEM O INSUSTENTÁVEL. CAUSA DE CRISE;

3)    FORNECER UMA ESTRUTURA MONETÁRIA ESTÁVEL E SEGURA À ECONOMIA LIVRE É PARTE DA FUNÇÃO DO GOVERNO. É PARTE DA OBRIGAÇÃO DE FORNECER UMA ESTRUTURA LEGAL ESTÁVEL;

     4)    O CONSUMO É FUNÇÃO DA RIQUEZA ACUMULADA E DA GARANTIA DE RENDA FUTURA EM RELAÇÃO À EXPECTATIVA DE VIDA;

  5)    O MONETARISMO DEFENDE A MANUTENÇÃO DO PODER DE COMPRA DA MOEDA (ESTABILIDADE MONETÁRIA) COMO UMA NECESSIDADE, MAS NÃO O SUFICIENTE, PARA QUE OCORRA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO. A MOEDA DEVE SER UM FACILITADOR DA PREVISIBILIDADE E DO PLANEJAMENTO;

      6)    A INFLAÇÃO AFETA O CÂMBIO ANTES DE AFETAR OS PREÇOS INTERNOS (INFLAÇÃO E CÂMBIO SÃO EFEITOS, SÃO GÊMEOS, UM AFETA O OUTRO. INÉRCIA DE PREÇOS);

 7)    NÃO HÁ TAXA DE JUROS, MESMO QUE NEGATIVA (+ i - % inflação = - I), CAPAZ DE FAZER CRESCIMENTO SUSTENTADO E REANIMAR UMA ECONOMIA. A TAXA DE JURO É APENAS UMA VARIÁVEL DAS MAIS IMPORTANTES. EXISTE A INÉRCIA INFLACIONÁRIA (CONHECIDA PELOS BRASILEIROS) E A DE PREÇOS (TIPO UMA INFLAÇÃO RETARDADA, DIFERENTE DA REPRIMIDA POR TABELAMENTO DE PREÇOS POR GOVERNOS);

 8)    FATORES DE PRODUÇÃO (PLENO EMPREGO): NÃO EXISTINDO PLENO EMPREGO DOS FATORES DE PRODUÇÃO (TRABALHO, CAPITAL, RECURSOS NATURAIS, TECNOLOGIA), O AUMENTO DOS GASTOS DO GOVERNO (G E I) E A EXPANSÃO DA LIQUIDEZ, DIRECIONADOS A INVESTIMENTOS EFICAZES E DE MATURAÇÃO DE MÉDIO PRAZO, NÃO PROVOCAM INFLAÇÃO, PODENDO SER UMA MEDIDA BENÉFICA E DE ESTÍMULO À ECONOMIA (ESTIMULA A PROCURA GLOBAL, OS INVESTIMENTOS E A PRODUÇÃO);

9)    NUNCA ACONTECEU UM PROCESSO INFLACIONÁRIO SEM EXPANSÃO MONETÁRIA E DEMANDA QUE O SUSTENTASSE. A EXPANSÃO MONETÁRIA É CAUSA DE INFLAÇÃO DEPENDENDO DE CADA PAÍS (e da conjuntura dos mesmos). O QUE APRENDEMOS DE NOVO É QUE A EXPANSÃO MONETÁRIA SOZINHA NÃO PROVOCA CRESCIMENTO NEM INFLAÇÃO EM PAÍS QUE EMITE MOEDA RESERVA MUNDIAL (basta que a aceitação da moeda se expanda para outros países);

10) A CONST. FEDERAL E O PODER DE EMITIR MOEDA. 

Art. 164. A competência da União para emitir moeda será exercida exclusivamente pelo Banco Central.

§ 1º É vedado ao Banco Central conceder, direta ou indiretamente, empréstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer órgão ou entidade que não seja instituição financeira.

§ 2º O Banco Central poderá comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros.

§ 3º As disponibilidades de caixa da União serão depositadas no Banco Central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos órgãos ou entidades do Poder Público e das empresas por ele controladas, em instituições financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário