domingo, 15 de dezembro de 2024

ESTUDO COMPARADO DOS SISTEMAS ECONÔMICOS E EFEITOS NA POLÍTICA E NOS COSTUMES.

 

ESTUDO COMPARADO DOS SISTEMAS ECONÔMICOS E EFEITOS NA POLÍTICA E NOS COSTUMES.

Existem dois sistemas econômicos no mundo atual: o Liberal ou Capitalismo Liberal e o Socialista ou Capitalismo de Estado.

A diferença básica entre os dois sistemas é a propriedade: privada no liberalismo e estatal no socialismo. Desta diferença derivam todas as outras.

EM ECONOMIA LIBERALISMO (capitalismo liberal): da propriedade privada derivam as outras variáveis. Inúmeros agentes econômicos, direito de herança, preços, produção e comércio de mercado (concorrência). A tributação deve ser mínima, o estado regula, mas não opera (não a estatais). Monopólio estatal na emissão da moeda (soberania monetária), banco central independente.

EM POLÍTICA (LIBERAL DEMOCRACIA): como na economia de mercado existem incontáveis agentes econômicos o sistema político deve ser semelhante, poder dividido, liberdade política, direito de ir e vir, liberdade de expressão, de imprensa, democracia e liberdade para partidos políticos. Não é direita liberal democrata quem atenta contra o estado democrático do direito. O liberalismo condena as ditaduras.

EM COSTUMES (LIBERALISMO): liberdade de religião, laicos (separação estado e religião), são humanistas, contra o aborto, mas não criminalizam (decisão médica e pessoal). Os conservadores são liberais em economia e política, mas são religiosos (são espiritualistas), contra o aborto e criminalizam. Evoluíram para a separação estado e religião, assim como do absolutismo monárquico para as monarquias constitucionais e repúblicas democráticas.

EM ECONOMIA (SOCIALISMO): como o poder econômico é estatal (condena a propriedade privada) o sistema econômico acompanha, a economia adota o planejamento centralizado (o poder é centralizado nas elites políticas e burocráticas, verdadeiros proprietários). A propriedade privada é condenada e não é protegida por leis, o lucro e a herança são condenados, os preços são tabelados pela burocracia estatal (burocracia do estado e das estatais), a produção e o comércio são estatais, o estado opera e regula, monopólio estatal na emissão da moeda (soberania monetária), banco central não é independente.

EM POLÍTICA (SOCIALISMO): para manter o poder econômico centralizado no estado o sistema político deve ser semelhante (para dar garantia ao funcionamento), adotam a ditadura do partido único, não ao direito de ir e vir, à liberdade de expressão e de imprensa (a imprensa é estatal). Não existe democracia e liberdade com ditadura e partido único.

EM COSTUMES (SOCIALISMO): liberdade de religião relativa, laicos (separação estado e religião), liberam o aborto (decisão médica e pessoal). Na prática aceitam as religiões com muitas restrições e perseguições.

 O SOCIALISMO ACABOU NO LESTE EUROPEU (por produzir pobreza em comparação com a Europa ocidental), na URSS por produzir pobreza e limitações das liberdades.

A CHINA (com Deng Xiaoping) mudou o sistema econômico do socialismo para a economia de mercado mantendo o sistema político de ditadura e partido único (mas com rodízio no poder).  Um dos motivos foi para evitar uma convulsão semelhante ao que aconteceu na Rússia. O outro é que ditador só entrega o poder se for obrigado.

Um comentário:

  1. URSS: SOCIALISMO E BUROCRACIA (a maioria improdutiva).

    V. I. Lenin 1922: “Os comunistas se tornaram burocratas. Se há algo capaz de nos perder é isto”. “Uma raça de burocratas extremamente requintados (Lenin chamou de super esperta-lhões).
    Michail Gorbatchov: “O burocratismo, antípoda da democracia”.

    COMENTO: a estatização socialista da propriedade privada (incontáveis agentes econômi-cos) retira o poder econômico dos empresários e das pessoas centralizando na elite políti-ca, militar e burocrática que dominam o governo. Socialismo = propriedade estatal. Se a propriedade é centralizada no estado a economia deve ser de planejamento centralizado. Se o poder econômico é centralizado o regime político acompanha com a ditadura do parti-do único = receita de domínio da elite militar, política e burocrata do estado e do governo. Nas economias de mercado, liberais, existe um equilíbrio entre incontáveis empreendedo-res (empresários) e o poder dos governos de regular.

    DITADURA E PARTIDO ÚNICO SÃO INACEITÁVEIS EM UMA DEMOCRACIA VERDA-DEIRA.
    BOBBIO E O MODELO DO DIÁLOGO.
    Norberto Bobbio foi um socialista que virou liberal-democrata esclarecido. Pacientemente explicou que o liberalismo é a favor do estado democrático do direito, das regras do jogo estabelecidas e iguais para todos, ao contrário do pensamento marxista-leninista (socialis-ta-comunista), que receita o estado ditador (divergente da democracia). Escreveu que o comunismo não pode ter uma teoria do estado democrático do direito, já que ditadura é an-tônimo de democracia.
    O estado que tem como princípio básico o planejamento centralizado (o poder discricioná-rio nas mãos de poucos) tem que abdicar da liberdade individual (liberalismo) a favor das minorias privilegiadas que se apossam do estado ditador. Baseado em texto de 1992.

    ResponderExcluir