domingo, 6 de julho de 2025

A ESQUERDA É CONTRA A PROPRIEDADE PRIVADA? RESPOSTA DO GOOGLE.

 

A ESQUERDA É CONTRA A PROPRIEDADE PRIVADA?

RESPOSTA DO GOOGLE: Não, a esquerda não é inerentemente contra a propriedade privada, mas existem diferentes visões dentro do espectro da esquerda sobre a extensão e a natureza da propriedade privada. ALGUMAS VERTENTES DA ESQUERDA DEFENDEM A PROPRIEDADE PRIVADA DE BENS DE CONSUMO E HABITAÇÃO, ENQUANTO QUESTIONAM A PROPRIEDADE PRIVADA DOS MEIOS DE PRODUÇÃO (COMO FÁBRICAS E TERRAS) e defendem formas de propriedade socializada ou coletiva. 

Alguns grupos e ideologias, como o SOCIALISMO DEMOCRÁTICO, podem aceitar a propriedade privada de bens de consumo, mas buscam MAIOR CONTROLE ESTATAL OU COLETIVO SOBRE OS MEIOS DE PRODUÇÃO. Outros, como o comunismo, defendem a abolição da propriedade privada dos meios de produção, buscando a propriedade comum ou coletiva. 

COMENTO. A VERDADE: para definirmos as linhas de pensamentos da esquerda e da direita temos que estratificar três princípios (linhas de pensamento): Economia, Política e Costumes.

ECONOMIA: a Esquerda é representada pela linha de pensamento Socialista (o caminho para o Comunismo), propriedade dos meios de produção, comércio e transportes estatais. A propriedade privada limita-se aos bens de consumo (impossíveis de serem estatizados). É o Capitalismo de Estado. Economia de Planejamento Centralizado = poder econômico centralizado com as elites políticas, militares e burocráticas.  

A Direita é representada pela linha de pensamento Liberal, propriedade privada (geral, meios de produção, comércio e transportes). É o Capitalismo Liberal (economia de mercado = incontáveis interesses, poder econômico distribuído). A renda dos fatores de produção (trabalho, capital, recursos naturais e tecnologia), demonstrou, pelas experiências ocorridas, serem maiores nas economias de mercado do que nas socialistas. A concorrência e o lucro são fatores estimulantes para os ganhos de produtividade, a melhoria contínua e as inovações. A qualidade de vida, o bem-estar, a liberdade, O AMBIENTE DE NEGÓCIOS LIVRE, O EMPREENDEDORISMO.   

POLÍTICA: a Esquerda como adota o modelo econômico de poder centralizado no estado (indústria, comércio e transportes) tem que adotar modelo Político também centralizado (a escolha foi e é a Ditadura do Partido Único).

A Direita como adota a propriedade privada, o governo apenas regula, não opera, o poder econômico fica distribuído entre empresários, fundos de pensão (através de ações), poupadores através de fundos de investimentos ou compra de ações, poupadores através de empréstimos para o consumo e investimentos. Vemos que o capital é distribuído entre empreendedores, fundos de pensão de trabalhadores, fundos de investimentos em ações e compras diretas de ações. As poupanças individuais aplicadas em bancos são emprestadas a empresas. O juro representa uma parte do lucro. O fator trabalho através de seus fundos e poupanças individuais recebe parte dos lucros distribuídos e capitalizados e dos juros recebidos com suas poupanças individuais. Como explicado vemos que os fatores de produção, trabalho e capital, participam dos lucros (e recebem juros por suas poupanças). O poder econômico é descentralizado, incontáveis agentes participam com seus interesses diretos e indiretos. O modelo político tem de acompanhar, ser descentralizado, a escolha foi a Democracia Liberal.

RESUMO: dois modelos econômicos que definem os modelos políticos. A ESQUERDA: estatização da propriedade, economia de planejamento centralizado, poder econômico centralizado, poder político acompanha e adota a Ditadura do Partido Único. A DIREITA: a propriedade privada descentraliza o poder entre capital e trabalho (incontáveis agentes econômicos e políticos), o poder político acompanha, adota-se a Liberal Democracia.

Pelo descrito podemos concluir que os termos socialismo de mercado, socialismo democrata, socialismo e liberdade são incongruentes. A esquerda não aceita a propriedade privada (dizer que aceita a propriedade privada dos bens de consumo é quase cinismo, é uma tapeação). A direita aceita a propriedade privada. A aceitação ou não da propriedade privada define se é esquerda ou direita. A aceitação da propriedade privada é base para toda a linha de pensamento da esquerda e da direita.

COSTUMES: em costumes existem duas linhas de pensamento, a liberal e a conservadora. A liberal pode ser definida como humanista (evolucionistas, observam e acompanham o desenvolvimento dos conhecimentos científicos), mas respeitam as opiniões conservadoras (criaionistas, espiritualistas, acompanham os princípios religiosos) e defendem a liberdade religiosa e de expressão. A esquerda socialista é liberal humanista, aceita, mas reprime as religiões e a liberdade de expressão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário