quinta-feira, 24 de julho de 2025

TABELA DAS LINHAS DE PENSAMENTOS: EM ECONOMIA, EM POLÍTICA E EM COSTUMES.

 

LINHAS DE PENSAMENTOS: EM ECONOMIA, EM POLÍTICA E EM COSTUMES.

DIREITA: liberais em economia, política e costumes (conservadores em costumes são liberais em economia e política). Ideia básica que direciona todas as outras, propriedade privada e liberdade. Capitalismo liberal. Economia de mercado, concorrência.

ESQUERDA: socialistas. Capitalismo de estado. Ideia básica que direciona todas as outras, propriedade estatal. Em política defendem a ditadura do partido único.

IDEIAS. VARIÁVEIS ECONÔMICAS.

DIREITA, LIBERAIS, CAPITALISMO LIBERAL.

EXTREMA DIREITA, LIBERTÁRIOS.

ESQUERDA, SOCIALISTAS, CAPITALISMO DE ESTADO.

DIREITO DE PROPRIEDADE E HERANÇA

sim

sim

não

ECONOMIA DE MERCADO

sim

livre mercado

planificada e centralizada

CONCORRÊNCIA

sim

livre concorrência

planificada

LUCRO

sim

sim

não

PREÇOS, PRODUÇÃO, COMÉRCIO

mercado, concorrência

livre mercado e concorrência

controlados, planificados

ESTATAIS

mínimo

não

total, máximo

TRIBUTAÇÃO

mínima

mínima

máxima

ESTADO: OPERAR E REGULAR

regula, mas não opera. funciona sem regular, não regule.

não regula nem opera

regula e opera

BC. MONOPÓLIO EMISSÃO DA MOEDA

sim

não

sim

 

IDEIAS, VARIÁVEIS POLÍTICAS.

DIREITA, LIBERAIS, CAPITALISMO LIBERAL.

EXTREMA DIREITA, LIBERTÁRIOS

ESQUERDA, SOCIALISTAS, CAPITALISMO DE ESTADO

DIREITO DE IR E VIR

sim

sim

Não, regulado.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

sim

sim

não

LIBERDADE DE IMPRENSA

sim

sim

Não, estatal.

LIBERDADE POLÍTICA / INSTITUIÇÕES

Sim, liberal democracia.

Sim, liberal democracia.

ditadura e partido único.

PARTIDO POLÍTICO

livre  

livre  

partido único, ditadura

 

COSTUMES. VARIÁVEIS CULTURAIS.

EXTREMA DIREITA. CONSERVADORES

DIREITA. LIBERAIS

ESQUERDA. SOCIALISTAS

RELIGIÃO COSTUMES

Religiosos, fé, espiritualistas, criacionistas, dogmáticos.

Laicos, humanistas, evolucionistas.

Laicos, humanistas, evolucionistas.

ABORTO

Contra e criminaliza

Contra, mas não criminaliza.

Contra, mas não criminaliza.

 

 

LIBERALISMO (DIREITA):

Propriedade privada como ideia fundante. OK

Economia de mercado com regulação mínima, para preservar a concorrência e a liberdade contratual. A PRINCIPAL FUNÇAO DO ESTADO É REGULAR E NÃO OPERAR. SE FUNCIONA SEM REGULAR NÃO REGULE. EXCEÇÕES NÃO DEVEM SER REGULADAS OBRIGANDO E DIFICULTANDO A VIDA DE TODOS, MAS APENAS AS EXCEÇÕES.

Democracia liberal como sistema político (pluralismo, separação de poderes, liberdade de expressão).

O Estado regula, mas não intervém diretamente nem é operador. OK

Defende ordem jurídica estável, liberdade de associação, e negociação privada prevalecendo sobre imposição estatal. OK.

LIBERTARIANISMO (EXTREMA-DIREITA NA SUA CLASSIFICAÇÃO).

  • Defende mais radicalmente:
    • Livre mercado. Liberais defendem mercado.
    • Livre concorrência. Liberais defendem concorrência
    • Estado mínimo ou quase inexistente. Estado não deve regular (mas deve fazer a legislação geral orientadora. A CF e códigos). As partes devem ser livres para negociar.
  • Ainda sustenta a liberal democracia, com ênfase na liberdade individual em grau máximo. LIBERDADE INDIVIDUAL DIZ TUDO. GRAU MÁXIMO PODE RELATIVIZAR DEPOIS.
  • A regulação é vista como um entrave à liberdade — só o mercado deve ordenar as relações. A REGULAÇÃO ENGESSA NEGOCIAÇÕES E LIBERDADES. REGULAR É SEMPRE LIMITAR LIBERDADES.

SOCIALISMO (ESQUERDA)

  • Propriedade estatal dos meios de produção.
  • Planejamento centralizado (decisões econômicas nas mãos do Estado). NA VERDADE, NAS MÃOS DA ELITE POLÍTICA E BUROCRÁTICA.
  • Desconfiança ou rejeição à livre iniciativa e ao lucro privado. Rejeição (E NÃO DESCONFIANÇA).
  • Na política:
    • Partido único
    • Centralização do poder (DITADURA)
    • Supressão da democracia pluralista.
    •  
  • Mesmo a “social-democracia” quando mantém a propriedade privada já não é mais socialismo puro. A SOCIAL-DEMOCRACIA SEMPRE FOI E AINDA É UM PARTIDO DE DIREITA, NUNCA FOI DE ESQUERDA. FOI UM MARKETING POLÍTICO PARA ENFRENTAR A ESQUERDA (HOJE CAINDO EM DESUSO).

2 comentários:

  1. ALGUNS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROGRAMA DO PARTIDO NACIONAL SOCIALISTA DOS TRABALHADORES ALEMÃES = NAZISMO. 25 PONTOS. 24/02/1920.


    EXIGIMOS:

    11) A abolição dos rendimentos não auferidos pelo trabalho, quebrando a escravidão dos juros.

    12) Tendo em vista os enormes sacrifícios de vidas e propriedades exigidos de uma nação por qualquer guerra, o enriquecimento pessoal com a guerra deve ser considerado um crime contra a nação. Exigimos, portanto, o confisco total de todos os lucros da guerra.

    13) Exigimos a nacionalização de todas as empresas que foram transformadas em corporações (trustes).

    14) Exigimos participação nos lucros em grandes empresas industriais.

    16) Exigimos a criação e manutenção de uma classe média saudável, a comunização imediata de grandes lojas de departamento e seu aluguel a preços baixos para pequenos comerciantes, e que a máxima consideração seja demonstrada a todos os pequenos comerciantes na realização de pedidos estaduais e municipais.


    17) Exigimos uma reforma agrária adequada às nossas necessidades nacionais, a aprovação de uma lei para a desapropriação de terras para fins comunitários sem indenização; a abolição do aluguel da terra e a proibição de toda especulação imobiliária.

    18) Exigimos a punição implacável daqueles cujas atividades são prejudiciais ao interesse comum. Criminosos comuns, usurários , aproveitadores , etc., devem ser punidos com a morte , independentemente de sua crença ou raça.

    ResponderExcluir
  2. FASCISMO: movimento de massas nacionalista e autoritário. No poder estabeleceu o regime de partido único. Organiza empresas e trabalhadores em corporações controladas pelo governo. Proíbe greves. Estatiza várias indústrias. Benito Mussolini e o fascismo defendiam a ideia de um estado forte e centralizado, a negação do liberalismo e da democracia, a exaltação da nação italiana e a expansão imperialista. Defendia sistema econômico controlado pelo estado.
    BENITO MUSSOLINI: credita ao sindicalista revolucionário Georges Sorel forte influência. "O que eu sou, eu devo à Sorel". Mussolini, mais tarde, viria a creditar ao marxista Charles Péguy e ao sindicalista Hubert Lagardelle algumas de suas influências. A ênfase de Sorel sobre a necessidade de derrubar a democracia liberal e o capitalismo pelo uso da violência, ação direta, greve geral, e o uso do neo-maquiavelismo apelando à emoção impressionou Mussolini profundamente. Em 02/08/1922 publicou seu primeiro artigo no L'Avvenire del Lavoratore, o jornal dos socialistas suíço. Foi protegido por alguns socialistas e anarquistas do cantão do Ticino, incluindo Giacinto Menotti Serrati e Angélica Balabanoff, com quem iniciou uma relação amorosa. Na Suíça, Mussolini colaborou com revistas locais de inspiração socialista e enviou correspondência ao jornal milanês l'Avanguardia socialista. Além disso, publicaria um soneto ao revolucionário francês François Babeuf no qual escreveria: "Babeuf ainda sorri, o futuro em que sua Ideia se tornará realidade passou diante de seus olhos moribundos". Mussolini desenvolveria uma atitude anticlerical e se declarou ateu. Ele desafiaria Deus para provar sua existência e considerou Jesus como ignorante e louco, consideraria a religião uma forma de doença mental que merecia tratamento psiquiátrico e acusou o cristianismo de promover resignação e covardia. Mussolini publicaria seu primeiro livro, um tratado ateísta intitulado Homem e Divindade. Deus não existe no qual proclamava: "Fiel, o Anticristo nasceu".
    RESUMO: autoritário, partido único, corporações controladas pelo governo, partido único, estatiza indústrias, proíbe greves, estado forte e centralizado com sistema econômico controlado pelo estado. Derrubar a democracia liberal e o capitalismo pelo uso da violência. Estas ideias resumidas neste trecho são mais aproximadas da esquerda socialista ou da direita liberal democrata? A mídia e a elite esquerdista dos professores universitários implantaram a ditadura do saber definindo fascismo como extrema direita.
    O Fascismo é o pai do Nazismo (nacional socialismo alemão). Nazismo também foi definido pela ditadura do saber da mídia e das elites universitárias como extrema direita, apesar de serem ideias contraditórias, na verdade ideias da esquerda socialista.

    ResponderExcluir