DÍVIDA EXTERNA E RESERVAS.
TÍTULOS / ANO | 2019 | 04 / 2020 |
RESERVAS - CAIXA US$ bi. | 356.884 | 339.317 |
DÍVIDA EXT . US$ bi. | 574 | 565 |
Pública | 82 | 77,8 |
Privada | 242 | 243,3 |
Entre Empresas | 250 | 243,9 |
TÍTULOS INT. c/ não resid. | 102 | 72,7 |
COMPOSIÇÃO % DA DPF
(DÍV. PÚBL. FED.)
EM PODER DO PÚBLICO (Fonte TN e BC).
MÊS/ANO
|
PRÉ
|
%
|
SELIC
|
%
|
ÍNDICES
|
%
|
V. C.
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%
|
TOTAL
fora BC
|
%
s/ ano
anterior
|
Cart.
BC
|
% s/ ano
anterior
|
TOTAL
Geral
|
DEZ. / 2018 | 1280,41 | 33,03 | 1376,87 | 35,51 | 1064,62 | 27,46 | 155,16 | 4,00 | 3877,06 | 12,85 | 1806,79 | 8,40 | 5535,68 |
DEZ. / 2019 | 1315,80 | 30,97 | 1653,78 | 38,92 | 1106,39 | 23,04 | 172,94 | 4,07 | 4083,23 | 5,317 | 1856,22 | 2,73 | 5579,65 |
ABR. / 2020 | 1200,58 | 28,85 | 1611,62 | 38,73 | 1118,20 | 26,87 | 230,41 | 5,54 | 3943,70 | 1874,18 | 5817,89 |
DETENTORES DE TÍTULOS
PÚBLICOS FED. - DPF - Fonte TN.
TÍTULOS | DEZ. / 2019 | ABR. / 2020 | ||
Valor | % | Valor | % | |
Inst. Financ. (priv. e est.) | 1008,08 | 24,69 | 1014,22 | 25,72 |
Fundos de Inv. | 1089,48 | 26,68 | 1015,81 | 25,76 |
Previdência | 1016,19 | 24,89 | 1011,38 | 25,65 |
Não residentes | 425,77 | 10,43 | 369,26 | 9,36 |
Governo | 161,97 | 3,97 | 158,67 | 4,02 |
Seguradoras | 160,78 | 3,94 | 156,09 | 3,96 |
Outros | 220,97 | 5,41 | 218,28 | 5,53 |
EFEITOS DA POLÍTICA MONETÁRIA NA DÍVIDA
PÚBLICA MOBILIÁRIA FEDERAL INTERNA (DPMFI).
POLÍTICA MON. FROUXA
(a queda artificial da selic provoca inflação):
a) AUMENTA AS TAXAS DE JUROS PRÉ DE LONGO PRAZO (a curva de juros de
mercado fica positivamente mais inclinada) E O CUSTO DE NOVAS CAPTAÇÕES;
b) REDUZ O PRAZO DE NOVAS CAPTAÇÕES;
c) O TN NÃO CONSEGUE FAZER NOVAS CAPTAÇÕES SELIC (só com deságios
desaconselháveis);
d) O CUSTO DE CARREGAMENTO DO ESTOQUE DA DÍVIDA CORRIGIDA POR ÍNDICES
AUMENTA (o risco de inflação inercial volta).
POLÍTICA MONETÁRIA
CORRETA (condição para crescimento sustentado):
a) AS TAXAS DE JUROS DE LONGO PRAZO CAEM
(a curva reduz a inclinação positiva podendo até ficar negativa, descendente), REDUZINDO O
CUSTO DE CAPTAÇÃO E FACILITANDO O ALONGAMENTO DA DÍVIDA;
b) O ALONGAMENTO
DA DÍVIDA REDUZ OS VALORES MENSAIS A SEREM REFINANCIADOS
(facilitando as captações pelo TN) PERMITINDO
REDUÇÃO DE TAXAS;
c) OS ÍNDICES DE INFLAÇÃO CAEM (CONSEQÜENTEMENTE A SELIC) REDUZINDO
O CUSTO (SUSTENTADO) DE CARREGAMENTO DO ESTOQUE DA DÍVIDA.
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