META
DE INFLAÇÃO POSSÍVEL E IDEAL (PROPOSIÇÃO).
A meta de inflação do Brasil,
de responsabilidade do CMN (Conselho Monetário Nacional), tem sido fixada,
desde 2005, em 4,5% + ou – 2% (intervalo entre 2,5% e 6,5%). Sabemos que uma
meta de inflação de 4,5% não é a adequada para a estabilidade monetária nem
para o crescimento sustentado. Se a estabilidade monetária é condição
necessária (mas não o suficiente) para o crescimento sustentado, fixar uma meta
de inflação de 4,5% por mais de 9 anos é o mesmo que estabelecer uma condição
impeditiva para que o mesmo aconteça. Sabemos também que não devemos fixar uma
meta de inflação extremamente difícil de ser alcançada e que não consiga
credibilidade dos agentes econômicos. A política monetária deve ser
transparente e acreditada (facilitar a previsibilidade). Deixamos passar
oportunidades de projetar quedas da meta de 4,5% até atingir o objetivo de 3%. O
CMN ao fixar a meta em 4,5% por mais de 9 anos passou para os agentes
econômicos a mensagem que não tem um forte compromisso com a estabilidade
monetária e com o poder de compra da moeda. Deixou a mensagem, demagógica, de
que prefere e concorda com mais um pouco de inflação para obter um pouco de
crescimento no curto prazo, sem ter que trabalhar a qualidade dos gastos
públicos (politicamente desgastante e difícil). As trabalhosas, necessárias e
politicamente arriscadas reformas estruturais (trabalhista, justiça do
trabalho, previdenciária, tributária), que ocasionaram o mensalão, seriam
tocadas sem compromisso e dentro do possível. Somado a isto um governo que
deixou mensagens não confortáveis (quase inamistosas) para o capital
(investimentos). O resultado é o previsível, piora do ambiente de negócios,
queda dos investimentos e do PIB. Isto além de deixar vazar mensagens de que era
contra o vitorioso tripé (metas de inflação, câmbio flutuante e superávit
primário) e a lei de responsabilidade fiscal. Estavam construindo a nova matriz
econômica, só entendível por economistas que apelido de turma do pensamento
mágico (as viúvas derrotadas do socialismo e da queda do muro, os admiradores
de ditadores sanguinários, como Cuba). Chegaram ao cúmulo de pagar a ativistas
profissionais para constranger a cubana Yoani Sánches em visita ao Brasil (obtendo
efeito contrário). Considerando que a conjuntura construída por esta turma de
economistas que dirige o país (de pensamento mágico) é de retorno do processo
inflacionário (bem verdade que nos últimos dias temos visto declarações
racionais) não seria acreditável fixar uma meta de inflação de 3% no momento. Mas
copiando a máxima de administração de que as metas não devem ser tão altas que
estimulem o desânimo, nem tão baixas que estimulem a complacência e, que o ideal
não deve impedir o possível, considero o momento adequado para o CMN fixar a
META POSSÍVEL DE 4,5% (com desvio de + - 1%) E A IDEAL DE 3%. Seria um
compromisso do governo com a população de respeito e busca da meta ideal. Para
as expectativas seria muito favorável. MAG 03/2013.
METAS DE INFLAÇÃO
ANO
|
DATA
|
META
|
BANDA
|
IPCA
|
PIB
|
SELIC
|
||
ORIG.
|
CORRIG.
|
DEZ.
|
DIFER.
|
|||||
1999
|
30/06/99
|
8
|
8
|
+ - 2
|
8,94
|
0,3
|
19
|
-6
|
2000
|
30/06/99
|
6
|
6
|
+ - 2
|
5,97
|
4,3
|
15,75
|
-3,25
|
2001
|
30/06/99
|
4
|
4
|
+ - 2
|
7,67
|
1,3
|
19
|
+3,25
|
2002
|
28/06/00
|
3,5
|
3,5
|
+ - 2
|
12,53
|
2,7
|
25
|
+6
|
2003
|
28/06/01
|
3,25
|
8,5
|
+ - 2
|
9,30
|
1,1
|
16,5
|
-8,5
|
2003
|
27/06/02
|
4
|
8,5
|
+ - 2,5
|
9,30
|
=
|
16,5
|
-8,5
|
2004
|
27/06/02
|
3,75
|
5,5
|
+ - 2,5
|
7,60
|
5,7
|
17,75
|
+1
|
2004
|
25/06/03
|
5,5
|
5,5
|
+ - 2,5
|
7,60
|
=
|
17,75
|
+1
|
2005
|
25/06/03
|
4,5
|
4,5
|
+ - 2,5
|
5,69
|
3,2
|
18
|
+0,25
|
2006
|
30/06/04
|
4,5
|
4,5
|
+ - 2
|
3,14
|
4,0
|
13,25
|
-4,75
|
2007
|
23/06/05
|
4,5
|
4,5
|
+ - 2
|
4,46
|
6,1
|
11,25
|
-2,0
|
2008
|
29/06/06
|
4,5
|
4,5
|
+ - 2
|
5,90
|
5,2
|
13,75
|
+2,5
|
2009
|
26/06/07
|
4,5
|
4,5
|
+ - 2
|
4,31
|
-0,36
|
8,75
|
-5,00
|
2010
|
01/07/08
|
4,5
|
4,5
|
+ - 2
|
5,91
|
7,5
|
10,75
|
+2,00
|
2011
|
30/06/09
|
4,5
|
x
|
+ -2
|
6,50
|
2,7
|
11,0
|
0,25
|
2012
|
006/2010
|
4,5
|
x
|
+ - 2
|
5,84
|
0,9
|
7,25
|
-3,75
|
2013
|
06/2011
|
4,5
|
x
|
+ - 2
|
x
|
x
|
x
|
x
|
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