TN
DEVE PARAR DE EMITIR TÍTULO CORRIGIDO POR SELIC?
A ESTABILIDADE MONETÁRIA É CONDIÇÃO
NECESSÁRIA (mas não o suficiente) AO DESENVOLVIMENTO E AO CRESCIMENTO ECONÔMICO
SUSTENTADO.
Em dez./2006 escrevi um
texto propondo que o TN parasse de captar recursos através de correções por
Selic. O motivo eram as ignorâncias (ou demagogias) que economistas, FIESP e
articulistas especializados em economia e finanças noticiavam, sempre
criticando o BC quando este subia a Selic para combater a inflação. Os argumentos
eram diversos, o mais frequente que a Selic aumentava o custo da dívida pública,
que não combatia a inflação, que trazia carestia, etc. Especialistas (e
economistas) escreviam como se o BC fosse o responsável pela dívida pública,
pela emissão dos títulos e pelo aumento da Selic (tentavam culpar o BC pelo que
ele não tinha autoridade, nem responsabilidade, a dívida pública). Hoje quase
todos já sabem que a dívida pública é de responsabilidade e autoridade do TN e
que o BC é o responsável pela política monetária (manter o poder de compra da
moeda). O TN emitia títulos corrigidos por Selic por ser de seu interesse e não
podia cobrar do BC que não subisse a taxa básica. Se o TN parasse de emitir
títulos corrigidos por Selic os argumentos demagógicos e ignorantes não
poderiam mais ser utilizados contra o BC, prejudicando a política monetária. Hoje
todos já sabem a diferença de responsabilidade entre o BC (política monetária) e
o TN (política fiscal e dívida pública). O TN passou a emitir e disponibilizar
relatórios muito explicativos sobre o gerenciamento da dívida pública,
demonstrando que a parte da dívida de menor custo é a selicada (ver tabela
abaixo).
Em 12/04/2012 publiquei,
neste blog, a postagem a baixo sobre o assunto.
HIPÓTESE:
TN PARAR DE EMITIR TÍTULOS CORRIGIDOS POR SELIC.
Se o TN parar de oferecer
títulos corrigidos por selic ao mercado terá que limitar-se a vender títulos
corrigidos por IGPM mais juros, IPCA mais juros, pré-fixados e valor de face
vendido com deságios. Perderá uma opção de venda que se adequou e se adéqua a
períodos de menor previsibilidade (insegurança). Os títulos pré-fixados terão
que pagar taxas muito altas para serem aceitos pelo mercado com vencimentos
acima de certo prazo. Os títulos corrigidos por IPCA e IGPM serão os mais
utilizados para prazos maiores (um retorno à indexação?). Os custos para o TN
serão os decorrentes dos títulos acima.
O BC para praticar a
política monetária e controlar o processo inflacionário terá que continuar a
oferecer uma taxa básica (selic ou outro nome qualquer) para o sistema
financeiro se quiser retirar liquidez do mercado (com inflação ascendente). Os
agentes financeiros venderão liquidez para o BC a troco de uma taxa básica que
será fixada de acordo com o cenário e a expectativa de inflação. A taxa básica
pode ser fixada pelo BC por prazo de até 1 dia (overnight? Sim. Ou selic.). Hoje
o BC utiliza o prazo de 45 dias para mudar a taxa básica referencial que é
fixada através de um percentual anual (através de taxa equivalente efetiva pode
ser calculada por dia, por mês, etc.). A taxa básica tem a virtude de subir
quando a expectativa de inflação sobe e descer quando ela desce. É um título
com menos risco e por este fato mais aceito pelo mercado e com as menores taxas
de juros. É a menor taxa de financiamento que o TN tem utilizado nos últimos
anos.
O único argumento crítico
que tem certa procedência é o de que quando a Selic sobe a renda nominal dos
poupadores também sobe (em tese pode estimular o consumo). Na prática sabemos
que quando a Selic sobe as expectativas de inflação caem.
CUSTO MÉDIO DA DPF
(Fonte TN).
Custo médio mensal
|
Custo Médio acum. 12 meses
|
|||||||
Dez./09
|
Dez. /10
|
DEZ./11
|
DEZ./12
|
Dez./09
|
Dez./10
|
DEZ./11
|
DEZ./12
|
|
LFT Selic
|
8,66
|
10,66
|
11,90
|
7,16
|
9,96
|
9,78
|
11,62
|
8,49
|
LTN pré (i venc.)
|
11,23
|
11,33
|
12,35
|
10,73
|
11,72
|
11,06
|
11,96
|
11,37
|
NTN B IPCA
|
12,17
|
14,64
|
13,76
|
15,86
|
12,34
|
13,59
|
13,76
|
12,28
|
NTN C IGPM
|
6,58
|
18,40
|
18,68
|
19,68
|
7,82
|
22,17
|
15,40
|
18,40
|
NTN F pré (i sem.)
|
12,66
|
12,52
|
12,58
|
11,86
|
12,64
|
12,49
|
12,52
|
12,06
|
DPF externa
|
-0,72
|
-13,45
|
52,58
|
-19,53
|
-13,01
|
6,42
|
20,29
|
16,51
|
SELIC
INADEQUADAMENTE BAIXA AUMENTA O CUSTO DA DÍVIDA PÚBLICA (VIDE CUSTOS IGPM).
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