sábado, 4 de maio de 2013

A RIQUEZA DAS NAÇÕES - ATIVOS (FATORES DE PRODUÇÃO), PRODUTO (PRODUÇÃO) E A QUANTIDADE DE MOEDA.


A RIQUEZA DAS NAÇÕES

 ATIVOS (FATORES DE PRODUÇÃO), PRODUTO (PRODUÇÃO) E A QUANTIDADE DE MOEDA.
ATIVOS (FATORES DE PRODUÇÃO) PRODUÇÃO = PRODUTO = PIB QUANTIDADE DE MOEDA
1) RECURSOS NATURAIS
 SOLO -  Qualidade: agricultura, pecuária.
 ENERGIA -  Petróleo, Hidráulica,  Outras.                

 RECURSOS MINERAIS - Preciosos,

 Ferrosos, Metálicos, Atômicos, Outros.       

2) TRABALHO
 MÃO DE OBRA QUALIFICADA
 MÃO DE OBRA NÃO QUALIFICADA

3) CAPITAL
 ENERGIA - Capacidade Instalada.
 TRANSPORTES - Rodovias, Ferrovias,

 Hidrovias, Portos, Aeroportos. 

 COMUNICAÇÕES - Telefonia, Internet.
 PLANTAS INDUSTRIAIS -  Edificações
 e Maquinários.
 INFRA ESTRUTURA -  Água, Esgoto,
 Energia, Telefonia, Hotéis.      

 HABITAÇÕES - Residências.       

4) TECNOLOGIA:
 Royalties, patentes, Capacidade de inovação.
PIB = Y = C + I + G + E - M

PNB = PIB + Rec. - Rem.

RNB = S + L + J + A
FUNÇÕES DA MOEDA:
UNIDADE DE MEDIDA,
MEIO DE PAGAMENTO,
RESERVA DE VALOR.

MOEDA SEGUNDO SUA LIQUIDEZ:

M0 = Base Monetária = Moeda corrente + Reservas;

M1 = Meio de Pagamento = Oferta Monetária;
M1 = Moeda Corrente + Dep. a Vista;
M2 = M1 + Dep. Investimentos + Poupança;
M3 = M2 + Fundos Invest. + Oper. Compromissadas;

M4 = M3 + Títulos Federais Selic.

1) MEIO DE PAGAMENTO (MOEDA);

1.1) Moeda corrente;

1.2 ) Dep. a vista;
2) MOEDA PÁTRIA MAIS JUROS;
2.1) Aplicações Financeiras com cláusulas de recompra;
2.2) Cad. de poupanças e títulos vincendos (de cp e de lp)
com 30 dias;
2.3) Aplicações Financ. de médio e lp, com facilidade de
negociação no mercado;
3) ATIVOS QUE NÃO A MOEDA PÁTRIA
(possíveis de venda).  NOVA ÓTICA;
3.1) Moedas reservas mundiais;
3.2) Ações da Bovespa e Ouro;
3.3) Imóveis residenciais, comerciais e industriais (maquinários);

3.4) Quadros, Joias;
1) ATIVOS FATORES DE PRODUÇÃO: Os fatores de produção (ativos) não fazem parte do PIB, entretanto são condições (investimentos) necessárias para a produção nacional (PIB). Uma fábrica instalada em um país igual à de outro pode produzir mais ou menos (produtividade, eficácia). O custo de construção de uma fábrica (igual) pode ser maior em um país do que em outro. Os fatores de produção depreciam por uso, por tempo de uso e por exaustão tecnológica (inovações), portanto necessitam de gastos com manutenções e modernizações constantes.
O fator de produção registro de patentes não faz parte do PNB, mas os royalties e os aluguéis recebidos sim (medicamentos, software, tecnologias).
A manutenção dos portos, das usinas hidroelétricas, assim como a correta utilização das terras, evitando o seu esgotamento é essencial para a economia de um país. A floresta não faz parte do PIB, mas o corte e venda das madeiras sim. A relação Fatores de Produção e a produção (PIB) é que demonstra a produtividade de um país. 

2) PRODUÇÃO = PRODUTO = PIB: O PIB é a produção conseguida com os fatores de produção existentes. O PIB potencial é a capacidade de crescimento sustentado da produção (bens e serviços) dos fatores. A capacidade de produção para ser mantida precisa de gastos com manutenção e investimentos para enfrentar as depreciações. Se estes gastos não forem feitos a capacidade de produção dos fatores cai.

3) QUANTIDADE DE MOEDA: A moeda como unidade de medida não pode sofrer desvalorizações (inflação) ou valorizações (deflações). Então a sua quantidade deve guardar uma relação harmônica com o PIB e com a sua capacidade de crescimento (PIB potencial). Se a capacidade de crescimento do PIB for de 5% a quantidade de moeda deverá crescer em 5%. 
Vimos na postagem anterior que se a moeda não cumprir sua função de reserva de valor (desvalorizando-se = inflação) será substituída por outros ativos que não ela. Como a demanda destes ativos aumenta (como reserva de valor), os preços acompanham e aumentam muito acima do aceitável, formando as bolhas. Estas bolhas sempre furam causando grandes perdas de riqueza (sensação de empobrecimento), de liquidez e de crédito, podendo virar uma depressão se o BC não entrar socorrendo (evitando a queda da liquidez). É preciso entender que a desvalorização dos ativos (item 3 acima) vem acompanhada de queda de liquidez, com efeito semelhante a uma queda na quantidade de moeda (item 1 e 2 acima).  São efeitos que se potencializam (um somatiza o outro). Portanto as políticas fiscais e monetárias irresponsáveis provocam, após a formação artificial da riqueza virtual, os sofrimentos para os ajustes.
A novidade deste quadro é a demonstração dos Fatores de Produção como um ATIVO (riqueza) pouco noticiado pela imprensa, mas responsável pela produção (PIB). Demonstra também que Keynes estava errado ao receitar gastos improdutivos (pirâmides do Egito, furar buracos e tampar) como forma de crescimento, e taxas de juros sempre baixas que provocam inflação e ficam negativas, originando as bolhas. Vimos que são necessários esforços para construir, instruir (educação), manter e modernizar os Fatores de Produção, sob pena de queda da produção e da riqueza. A taxa básica de juro é utilizada para harmonizar a velocidade de crescimento da oferta e da demanda, através da adequação da quantidade de moeda ao PIB potencial. Inflação e juros negativos são a receita para o empobrecimento.    MAG /  05/2013.
A LEITURA DAS POSTAGENS DE ABRIL E DA http://mageconomia.blogspot.com.br/2012/03/pnb-e-pib-o-que-entra-e-o-que-nao-entra.html 
PNB e PIB - O QUE ENTRA E O QUE NÃO ENTRA NO CÁLCULO. DESVALORIZAÇÃO CAMBIAL - OPÇÃO POR REDUÇÃO DO PIB (POBREZA).  AJUDARÃO NO ENTENDIMENTO DO PRETENDIDO. MAG 05/2013


ESTA MATÉRIA SERÁ MELHOR VISUALIZADA NO ENDEREÇO:
http://www.magconsultoria.uaivip.com.br/POSTS%20DO%20BLOG.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário