quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

SELIC X JUROS LONGOS DE MERCADO.


OS JUROS LONGOS SUBIRAM APÓS O COPOM OPTAR POR NÃO SUBIR A SELIC. NA CONJUNTURA ATUAL A SELIC TEM QUE SUBIR PARA 0,25% ACIMA DO DI 360 ( a única maneira de reverter a inflação de ascendente para descendente, com déficit primário crescente). A POLÍTICA MONETÁRIA (SELIC) TEM QUE SER A ADEQUADA À POLÍTICA FISCAL. 

Se a estabilidade monetária (manutenção do poder de compra da moeda) é condição necessária, mas não o suficiente, para o crescimento sustentado, podemos dizer que uma política monetária inadequada é causa de queda de crescimento. Com política fiscal deficitária a saída é taxa básica adequada.

Comento ainda: desde a instalação do plano Real nunca vi processo inflacionário ascendente ser revertido com selic abaixo do DI 360, nem a contaminação geral dos preços ser evitada. Os juros brasileiros pelo critério CDI­ - IRF -  IPCA ou IGPM tem sido negativo o ano todo. A comparação que os agentes fazem é: juro recebido pela poupança com a minha inflação. IGPM 10,69%;IPAM 10,77%; IPA DI prod. agric. 15,15%; prod. indust. 10,08%. IPCA comercializáveis 7,06%; não comercializáveis 8,23%; monitorados 17,52% (os monitorados contaminam todos os outros preços). As empresas fazem a mesma conta: se a inflação é maior do que os juros que recebo é melhor não desovar estoque. Se a inflação é menor do que os juros que recebo é melhor desovar estoques. Selic alta, mas abaixo da adequada é semelhante a antibiótico: reforça a inflação. Selic adequada faz os juros de LP cederem (a parte longa da curva nominal de juros fica descendente, a inclinação fica negativa). DI 360 = 15,67%; Selic 14,25%.
12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário