sábado, 26 de março de 2016

A IMPOSSIBILIDADE DE COMUNISMO E DEMOCRACIA (LIBERDADE) COEXISTIREM.


VALE A PENA REPETIR (considerando que os USA tem um pré candidato que se denomina socialista. Na verdade demagogo ou ignorante).

A IMPOSSIBILIDADE DE COMUNISMO E DEMOCRACIA (LIBERDADE) COEXISTIREM.

Considerando que todos os modelos econômicos de desenvolvimento são CAPITALISTAS, com duas vertentes:

a)    CAPITALISMO LIBERAL OU DE MERCADO (as democracias liberais, ou estado democrático do direito): onde os preços e lucros são livres, a propriedade é privada. O regime econômico que sobreviveu e permitiu o crescimento e o desenvolvimento dos países que o adotaram (os hoje considerados desenvolvidos). Prega a menor presença estatal possível. A principal função do estado é regulamentar, estabelecer as regras do jogo. O poder é da lei e não das autoridades. Regras do jogo devem ser pre-estabelecidas. A luta pela sobrevivência é um estímulo constante pela melhoria contínua e inovações. Substituir a ordem natural, espontânea e complexa dos mercados (infinitos interesses pessoais) pelas limitações do planejamento centralizado, dirigido por burocratas de governos (totalitários e autocráticos, onde a corrupção é facilitada), foi o caminho do empobrecimento, motivo do comunismo ter sido abandonado pelo mundo civilizado e livre.

CONCLUSÃO: SENDO A ECONOMIA DE MERCADO, VÁRIOS AGENTES COM PODER DE DECISÃO, SÓ FUNCIONA COM LIBERDADE (DEMOCRACIA). O PODER NÃO PODE SER CENTRALIZADO.  

b)     CAPITALISMO DE ESTADO: (socialismo ou comunismo, economia de planejamento centralizado): foi a experiência política e econômica que trouxe sofrimentos e não conseguiu produzir riquezas, fracassou em todas as partes do mundo (desenvolvido ou não). Quem optou pelo regime empobreceu. Sua morte foi decretada com a queda do muro de Berlim e a famosa frase de Nikita Krushev, “que modelo econômico bom é este se todos querem fugir dele, se temos que construir muros para que não fujam, se fosse bom estaríamos construindo muros para que não entrassem”.
Exemplos de fracassos: a Coreia do Norte x Coreia do Sul. A Alemanha Ocidental x Alemanha Oriental. A China Continental (antes de abrir a economia) x Hong Kong x Taiwan x Japão.
Quando prescrevem mais impostos, inclusive o sobre fortunas ou heranças, o que no fundo pretendem é substituir o modelo que proporcionou riquezas ao mundo, o capitalismo liberal (a gerência nas mãos dos interessados em lucros), pelo capitalismo de estado, a gerência fica nas mãos de burocratas corruptos (a maioria corrupta). É a concentração das riquezas nas mãos dos mais fortes e não na dos mais dedicados e capazes (os medidos diariamente pelo lucro ou prejuízo). Na concorrência os incapazes perecem e são substituídos pelos mais capazes. É a lei de sobrevivência do capitalismo liberal. Nas ditaduras socialistas a liberdade de imprensa e de ir e vir tem de ser abolida para que elas se sustentem. Se é ditadura não pode ser democracia.

CONCLUSÃO: SE A ECONOMIA É DE PLANEJAMENTO CENTRALIZADO O PODER TAMBÉM O É, MOTIVO DE PREGAR A DITADURA. A CENTRALIZAÇÃO DO PODER É A ANTÍTESE DA DEMOCRACIA.

SOCIALISMO: Para cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber.
LEI GERAL DO SOCIALISMO:
Quando metade da população entende que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, é o início da pobreza geral. O Socialismo dificulta tanto a vida de quem trabalha que dura apenas até a riqueza produzida por estes acabar. MAG 08/2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário