terça-feira, 6 de março de 2012

PENSAMENTOS CONTRÁRIOS (EM ECONOMIA E POLÍTICA)


PENSAMENTOS CONTRÁRIOS (EM ECONOMIA E POLÍTICA)

Já li nos principais jornais do país absurdos definindo uma política como liberal-conservadora e ortodoxa (são pensamentos contrários). Já li também (isto era comum) outros absurdos como as idéias liberais serem contra toda forma de regulamentação (a Wikipedia escrevia este absurdo). Isto é fruto de desonestidade intelectual de acadêmicos que utilizam a técnica de definir pensamentos contrários de acordo com seus interesses. Manipulam a formação da opinião pública. Não têm a honradez de falar que mudaram de opinião, preferem definir erradamente os pensamentos. O pensamento mais agredido é o liberal. Escrevem com a maior cara de pau que os liberais são contra toda forma de regulamentos. O pensamento liberal tem como seu principal fundamento a exigência de normas para defender a população contra o poder discricionário dos governantes (impor limites através de normas aos governantes), e regras do jogo pré-estabelecidas que defendam a concorrência e o mais fraco contra o mais forte (evitar o poder discricionário dos oligopólios). Chegaram ao cúmulo de escrever que a crise americana (a formação de bolha nos preços dos ativos que não moeda, principalmente os imóveis) foi originada pelo pensamento neoliberal de eliminação de regulamentos (só não conseguem falar que regulamento). Quem escreveu que os liberais são contra as normas prudenciais ou que defendam os consumidores e a concorrência? Só ignorantes ou desonestos intelectuais. São os liberais que defendem normas para serviços concedidos ou autorizados e que combatem toda forma de privilégios. Contra o poder discricionário na política monetária e fiscal são os liberais e monetaristas. A favor do poder discricionário são os keynesianos e “desenvolvimentistas”. Se não existem autores diferentes não há como diferenciar liberalismo de neoliberalismo.
Contra responsabilidade fiscal e monetária, limites para déficits públicos e metas de inflação são os keynesianos-desenvolvimentistas.  
PENSAMENTOS CONTRÁRIOS (EM ECONOMIA E POLÍTICA)
LIBERAL
CONSERVADOR
ANARQUISTA
CONSERVADOR
HETERODOXO
ANARQUISTA
ORTODOXO  
HETERODOXO
ANARQUISTA
CAPITALISMO
COMUNISMO; SOCIALISMO
ANARQUISTA
ECONOMIA DE MERCADO
ECON. PLANIFICADA; CENTRALIZADA, DIRIGIDA.

MONETARISMO
KEYNESIANOS; HETERODOXOS

DEMOCRACIA
DITADURA
ANARQUIA
CAPITALISMO-LIBERAL OU DE MERCADO
CAPIT. DE ESTADO; PROTECIONISTA; NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO


É ERRADO ESCREVER (por serem pensamentos contrários): liberal-conservador; conservador-liberal; liberal-ortodoxo; liberal-conservador e ortodoxo; democracia-comunista (são antagônicos); ditadura-liberal (são antagônicos). A utilização destes termos é demagogia, populismo ou ignorância.  
É CORRETO ESCREVER: liberal-monetarista; capitalismo-liberal; capitalismo-de-mercado; capitalismo-de-estado; ditadura-comunista; ditadura-capitalista; ditadura-conservadora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário