quarta-feira, 7 de março de 2012

SELIC, QUANTIDADE DE MOEDA, CURVA DE JUROS E PIB.


SELIC, QUANTIDADE DE MOEDA, CURVA DE JUROS E PIB.
É aceito por todos que uma taxa básica (selic) maior do que a de equilíbrio (neutra ou natural) retira moeda do mercado, reduz as atividades e por efeito a inflação. Quem entende de mercado sabe que a taxa neutra é o ponto mais negociado da curva de juros (com vencimento acima de 1 ano). No Brasil sempre próxima do DI 360, nos USA entre os T – Note de 5 e de 2 anos. Com cenário expansionista a taxa básica deve ser fixada acima da neutra, com contracionista 0,25% abaixo. A pergunta que se faz é se a taxa básica abaixo da neutra consegue, sozinha, aumentar o nível das atividades, mudar o cenário de contracionista para expansionista e fazer crescimento sustentável do PIB. A resposta é não.  Precisamos também distinguir os efeitos do aumento da quantidade moeda para países que não emitem moeda reserva (Brasil) daqueles que emitem (USA). O aumento da quantidade de moeda nos USA pode ser absorvido tanto interna como externamente. Neste caso reduz as taxas de juros de mercado e não provoca inflação. A moeda é entesourada no exterior, semelhante a ser retirada do mercado pelo BC através de taxa básica (é a vantagem de emitir moeda reserva mundial). Mas apesar de não provocar inflação interna nos primeiros momentos, o aumento da monetização feito pelo USA provocou o aumento dos preços das commodities mundiais (no segundo momento provocará inflação interna se a taxa básica não for aumentada). Os USA têm que pagar o enorme déficit do balanço comercial com superávits na conta de transações correntes (serviços e rendas) ou na conta Capital (investimentos, empréstimos). A outra opção é emitir (já que não pagam juros). O país não emissor de moeda reserva mundial se aumentar a quantidade de moeda acima do necessário terá como efeitos, no primeiro momento, a queda das taxas de juros de mercado, no segundo a inflação.   
Milton Friedman, pai do monetarismo moderno, ensinou que as autoridades monetárias não devem deixar a quantidade de moeda cair (uma das causas das crises). Recomendou que a oferta monetária deve ter um crescimento previsível, transparente, constante e sem oscilações (não ter variações significativas). Afirma que a insegurança provocada pela oscilação na oferta monetária é uma das causas das crises.    
A CURVA DE JUROS DA BM&FBOVESPA: o volume negociado aumentou significativamente nos últimos dias concentrando-se em prazos inferiores a um ano (85%), significando insegurança quanto ao futuro (muito ruim para a economia). O efeito imediato é a queda artificial das taxas de juros, no segundo momento teremos inflação e fuga para ativos que não moeda (formando bolhas), ou títulos corrigidos por índices de preços (um retorno à indexação?). Não se faz crescimento sustentado com mágica de aumento da oferta monetária (isto é demagogia eleitoral). Os USA como emitem moeda reserva estão aumentando a oferta monetária acima do aconselhável como contrapartida à política cambial chinesa. Se não aceitam o câmbio flutuante e, teimosamente, querem vender o trabalho de seus filhos a troco de uma moeda em desvalorização, a contrapartida é o aumento da oferta monetária (os USA não têm outra saída.). Os chineses estão trocando o trabalho e a qualidade de vida de seu povo (a perda do poder de compra com câmbio artificialmente desvalorizado) por entesourar reservas em moeda que se desvaloriza (e recebendo juros negativos). Insustentável a longo prazo. Os USA estão sendo financiados a juros negativos (com a desvalorização do dólar). Não precisam nem se dar ao trabalho de fabricar moeda (e ter o custo) já que hoje tudo é feito por transações eletrônicas.
Será triste constatarmos que o BC está por trás do aumento desnecessário e condenável da oferta monetária. Será a desmoralização de um órgão (e equipe) que construiu sua credibilidade ao longo dos anos com sacrifícios e esforços.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário