sexta-feira, 6 de abril de 2012

CRESCIMENTO ECONÔMICO – PROTECIONISMOS OU PORTAS ABERTAS PARA AS INOVAÇÕES E O CAPITAL?

CRESCIMENTO ECONÔMICO – PROTECIONISMOS OU PORTAS ABERTAS PARA AS INOVAÇÕES E O CAPITAL?

Por ano milhares de inovações tecnológicas são registradas no mundo. O crescimento econômico sustentado e competitivo só acontece com ganhos de produtividade contínuos e ininterruptos, conseguidos com portas abertas para as melhorias e as inovações tecnológicas.
O crescimento econômico acontece com mais efetividade em ambientes onde:
a)     as leis prevaleçam sobre a autoridade (o império das leis).
b)    as regras do jogo sejam estabelecidas e defendam a concorrência;
c)    os investimentos são atraídos por leis que garantam de forma clara o direito de propriedade;
d)    as portas estejam abertas para importações da vanguarda tecnológica;
e)    protecionismos diretos ou indiretos não prejudiquem a concorrência (a luta pelo lucro e pela sobrevivência);
f)     o judiciário seja eficiente (tenha credibilidade por parte dos agentes econômicos) e eficaz (ágil e correto);
g)    uma boa legislação que regule a relação capital x trabalho;
h)   a população no geral e a população em idade economicamente ativa estejam em crescimento.
Os mercados são racionais a maior parte dos tempos. A estabilidade monetária facilita a previsibilidade, o planejamento de longo prazo, os investimentos e a racionalidade dos mercados. A irracionalidade dos mercados (efeito manada), valorizações dos ativos acima dos IPCs, desvalorizações que provocam perdas (o retorno ao normal, a recessão) acontece por irresponsabilidades ou incompetências na administração das políticas fiscal, monetária ou cambial.    
INOVAÇÕES RADICAIS: as inovações radicais provocam mudanças radicais nos mercados. O sistema de produção pode mudar totalmente. As perdas com as depreciações tecnológicas podem ser de 100% e ocorrer em um espaço de tempo muito menor do que o previsto. O protecionismo pode ser fatal para o desenvolvimento de um país em um período de inovações tecnológicas (de sistemas ou de maquinarias) rápidas. A opção é manter as portas abertas para o capital (investimentos) e para as importações de tecnologias.    
PODER DISCRICIONÁRIO OU REGRAS NA CONDUÇÃO DA POLÍTICA MONETÁRIA E CAMBIAL: a meta de inflação é uma regra e um limitador do poder discricionário da autoridade monetária. A taxa básica fica comprometida com a meta de inflação. A falta de meta de inflação dá à autoridade monetária o poder discricionário na condução da política monetária inclusive na fixação da taxa básica. O câmbio administrado dá poder discricionário à autoridade monetária, já o flutuante retira (é uma regra, a de mercado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário