sexta-feira, 18 de maio de 2012

IGP 10 CONFIRMA RETORNO DO PROCESSO INFLACIONÁRIO


IGP 10 CONFIRMA RETORNO DO PROCESSO INFLACIONÁRIO.
O IGP 10 (maio) veio confirmar o retorno do processo inflacionário, veja a seguir: IGP 10 1,01%; Produtos Industriais 1,32%; Prod. Agropecuários 0,9%; IPA 10 1,21%; IPC 10 0,51%.  Diante destes números e com rentabilidade negativa em suas aplicações financeiras os agentes (pessoas físicas e jurídicas) fugirão para ativos que não moeda (imóveis, ouro, dólar, etc.), podendo formar bolhas (início de crise),  e consumo (os IPCs ficarão menores do que a inflação de alguns ativos, mas acima da meta.). É uma irresponsabilidade jogar todo o sacrifício que a população brasileira suportou, durante anos, para a conquista da estabilidade monetária, para satisfazer demagogias (e lobbies de exportadores) de métodos que nos trouxeram a inflação, a estagflação e a perda de poder de compra de todos (e de qualidade vida).
A responsabilidade do BC é com a manutenção do poder de compra da moeda e por extensão com a qualidade de vida de todos.  
Meta de inflação: 4,5% a.a e 0,367485% a.m. 
COMPARAÇÃO DE ACUMULADO: ÍNDICES E META
   METAIPCAIGPDIIGP10IGPMIPCMIPC10INCC10
04/20121,478061,871,951,0891,472,292,28832,0027
05/20121,85509xx2,11xx2,812,88
         

2 comentários:

  1. É lamentável essa constatação.
    Necessário URGENTEMENTE que se faça algo para bloquear este processo de retorno à inflação...
    Lembramos muito bem do sofrimento da população diante da Inflação galopante em meados dos anos 1980. Quando tínhamos que pagar ágil em cima de produtos necessários...
    O que o Senhor acha que é possível ser feito para estancar esse mal anunciado, dentro das possibilidades do governo brasileiro????...
    "Uma LUZ para os nossos governantes da área financeira"...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. É possível que tenhamos uma folga nos índices de preços nesta semestre, mas no segundo a inflação deverá voltar. É uma pena que o governo entre a estabilidade monetária (poder de compra da moeda), condição necessária (não única) para o crescimento econômico sustentado, prefira a demagogia de desmoralizar o BC, para defender uma taxa de juro básica que terá que ser aumentada em futuro próximo, para que o processo inflacionário não retorne. ARTIFICIALIDADE em taxa de juro básica e em câmbio, amedronta a todos, trás insegurança quanto a sustentabilidade, imprevisibilidade que posterga investimentos.
    Em Abril e maio o BC retirou do mercado US$5,6 bilhões, mesmo com o fluxo financeiro sendo negativo (o positivo foi o comercial). Jogou mias água de morro abaixo (até os leigos já sabem que crise externa é risco quase certo de valorização do dólar). A longo prazo o dólar continua uma moeda podre (só se salva por ser reserva mundial. O dia que todos virem que o rei está nu será um deus nos acuda). Esta turma de economistas "desenvolvimentistas jogam contra o poder de compra da moeda e a favor do protecionismo. PROTECIONISMO = ATRASO AD ETERNUM.

    ResponderExcluir