EFEITOS DA SELIC NA DÍVIDA DO TN (A
VERDADE).
Sabemos que uma selic inadequadamente baixa em uma conjuntura
com expectativas estáveis ou positivas provocará um crescimento no processo
inflacionário (e nos índices inflacionários). Em uma conjuntura com expectativas
negativas (recessiva) a taxa básica inadequadamente baixa, sozinha, não consegue
mudar as expectativas para positivas.
DÍVIDA PÚBLICA MOBILIÁRIA INTERNA DO TN
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MÊS/ANO | PRÉ | % | SELIC | % | ÍNDICES | % | V. C. | % | TR | % | TOTAL |
%
s/ ano anterior |
DEZ./2007 | 456,97 | 37,13 | 409,02 | 33,39 | 321,65 | 26,26 | 11,61 | 0,95 | 25,62 | 2,09 | 1224,87 | 12,059 |
DEZ./2008 | 407,16 | 32,19 | 453,13 | 35,83 | 371,13 | 29,34 | 13,45 | 1,06 | 19,94 | 1,58 | 1264,82 | 15,667 |
DEZ./2009 | 471,48 | 33,71 | 500,22 | 35,77 | 400,15 | 28,16 | 9,84 | 0,70 | 16,72 | 1,20 | 1398,42 | 10,562 |
DEZ./2010 | 608,35 | 37,93 | 521,71 | 32,53 | 451,30 | 28,14 | 9,17 | 0,57 | 13,40 | 0,84 | 1603,94 | 14,69 |
DEZ./2011 | 682,63 | 38,28 | 562,44 | 31,54 | 527,78 | 29,6 | 10,22 | 0,57 | 0 | 0 | 1783,06 | 11,167 |
MAI./2012 | 719,25 | 39,24 | 495,39 | 27,02 | 607,72 | 33,15 | 10,77 | 0,59 | 0 | 0 | 1833,12 | 2,804 |
EFEITOS DA POLÍTICA MONETÁRIA NA DÍVIDA
PÚBLICA MOBILIÁRIA FEDERAL INTERNA (DPMFI).
POLÍTICA MON. FROUXA
(a queda artificial da selic provoca inflação):
a) AUMENTA AS TAXAS DE JUROS PRÉ DE LONGO PRAZO (a curva de juros de
mercado fica positivamente mais inclinada) E O CUSTO DE NOVAS CAPTAÇÕES;
b) REDUZ O PRAZO DE NOVAS CAPTAÇÕES;
c) O TN NÃO CONSEGUE FAZER NOVAS CAPTAÇÕES SELIC (só com deságios
desaconselháveis);
d) O CUSTO DE CARREGAMENTO DO ESTOQUE DA DÍVIDA CORRIGIDA POR ÍNDICES
AUMENTA (o risco de inflação inercial volta).
POLÍTICA MONETÁRIA
CORRETA (condição para crescimento sustentado):
a) AS TAXAS DE JUROS DE LONGO PRAZO CAEM
(a curva reduz a inclinação positiva podendo até ficar negativa, descendente), REDUZINDO O
CUSTO DE CAPTAÇÃO E FACILITANDO O ALONGAMENTO DA DÍVIDA;
b) O ALONGAMENTO
DA DÍVIDA REDUZ OS VALORES A SEREM REFINANCIADOS
(facilitando as captações pelo TN) PERMITINDO
REDUÇÃO DE TAXAS;
c) OS ÍNDICES DE INFLAÇÃO CAEM (CONSEQÜENTEMENTE A SELIC) REDUZINDO
O CUSTO (SUSTENTADO) DE CARREGAMENTO DO ESTOQUE DA DÍVIDA.
IGPM - IPCA X META DE INFLAÇÃO | ||||||||||||||
JAN. | FEV. | MAR. | ABR. | MAI. | JUN. | JUL. | AGO. | SET. | OUT. | NOV. | DEZ. | TOTAL |
Meta acum. até mês |
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IGPM/2011 | 0,79 | 1,00 | 0,62 | 0,45 | 0,43 | 0,18 | -0,12 | 0,44 | 0,55 | 0,53 | 0,50 | -0,12 | 5,10 | 4,50 |
IGPM/2012 | 0,25 | -0,06 | 0,43 | 0,85 | 1,02 | 0,66 | x | x | x | x | x | x | 3,19 | 2,225 |
IPCA/2011 | 0,83 | 0,80 | 0,79 | 0,77 | 0,47 | 0,15 | 0,16 | 0,37 | 0,53 | 0,43 | 0,52, | 0,50 | 6,50 | 4,50 |
IPCA/2012 | 0,56 | 0,45 | 0,21 | 0,64 | 0,36 | 0,08 | x | x | x | x | x | x | 2,32 | 2,225 |
COMENTÁRIOS: a queda da selic foi o
principal fator do aumento do IGPM.
CUSTO
MÉDIO DA DPF (Fonte TN).
Custo médio mensal | Custo Médio 12 meses | |||||||
Dez./09 | Dez. /10 | DEZ./11 | MAI./12 | Dez./09 | Dez./10 | DEZ./11 | MAI./12 | |
LFT Selic | 8,66 | 10,66 | 11,90 | 8,87 | 9,96 | 9,78 | 11,62 | 11,03 |
LTN pré (i venc.) | 11,23 | 11,33 | 12,35 | 11,72 | 11,72 | 11,06 | 11,96 | 12,13 |
NTN B IPCA | 12,17 | 14,64 | 13,76 | 12,67 | 12,34 | 13,59 | 13,76 | 12,13 |
NTN C IGPM | 6,58 | 18,40 | 18,68 | 23,43 | 7,82 | 22,17 | 15,40 | 14,59 |
NTN F pré (i sem.) | 12,66 | 12,52 | 12,58 | 12,19 | 12,64 | 12,49 | 12,52 | 12,51 |
DPF externa | -0,72 | -13,45 | 52,58 | 107,79 | -13,01 | 6,42 | 20,29 | 32,19 |
ANALISANDO AS TABELAS ACIMA CONSTATAMOS:
a) em maio/2012 a
parte da dívida corrigida por Índices representava 33% do total (R$607 bilhões);
b) a parte corrigida
por Selic representava 27% (R$495 bilhões);
c) o custo da dívida
corrigida por IGPM em maio/12 foi de 23,43%; da parte corrigida por IPCA foi de
12,67%; da parte corrigida por Selic foi 8,87%;
d) o menor custo para
o TN sempre foi a Selic;
e) os bancos fazem a
maior parte de suas captações em CDI (semelhante à selic), e emprestam em taxas
fixas ou por índices, portanto é argumento leigo ou embotado falar que trabalham
a favor do aumento da Selic (semelhante ao CDI).
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