segunda-feira, 14 de setembro de 2015

COMO A INSEGURANÇA AFETA OS JUROS FUTUROS.


COMO A INSEGURANÇA AFETA OS JUROS FUTUROS

A insegurança passada por DR e seus ministros da área econômica em conseguir implementar as necessárias medidas de cortes dos gastos superiores à receita (que provocam déficit primário), provocou a redução da nota de crédito do país para o nível de risco, abaixo do considerado seguro para investir. Os efeitos imediatos serão a redução das entradas no fluxo cambial e o aumento das taxas de juros para o país. As empresas e os bancos encontrarão dificuldades em conseguir financiamentos. Os riscos maiores serão a dificuldade dos bancos em conseguir renovações. Os cortes do governo devem afetar gastos improdutivos, necessários mas não possíveis e os políticos, que demonstrem com clareza para a sociedade o sacrifício em cortar na própria carne.  

O rebaixamento da nota de crédito ocorreu principalmente por insegurança nas intenções do governo e de sua base de sustentação em responsabilizar-se pelos cortes dos gastos necessários mas não possíveis de serem sustentados. Pesa sobre o país um passado de mal pagador, uma moratória recente e declarações de senadores e deputados do PT contra a responsabilidade fiscal e também a monetária. O mundo desenvolvido que financia investimentos não suporta mais populistas e demagogos irresponsáveis (que trabalham contra os interesses de seu próprio país).   

Abaixo a curva que demonstra a queda dos juros futuros após os aumentos da selic e o aumento após a queda da nota de crédito pela S&P. O juro de 2018 passou de 12,84% para 15,34%. Os juros dos títulos do TN corrigidos por IPCA passaram mais de 7%. E ainda tem economista "desenvolvimentista", senadores, deputados e líderes do PT (e outros) que falam contra a Selic (a menor taxa de juro que o TN paga). O mundo não está aceitando mais ignorantes e desonestos. Já perderam muito.  

CURVA DE 10/SET/2015

CURVA DE 13/07/2015



Nenhum comentário:

Postar um comentário