sábado, 19 de outubro de 2024

LIBERAIS E CONSERVADORES (ECONOMIA, POLÍTICA E COMPORTAMENTO).

 

LIBERAIS E CONSERVADORES (ECONOMIA, POLÍTICA E COMPORTAMENTO):


Liberal é antônimo de Conservador em Costumes (comportamento). Em Economia e Política passaram a adotar a mesma linha de pensamento.

Linhas de pensamento Comportamentais (costumes):

 

1) LIBERAIS são abertos à evolução dos avanços da ciência e do comportamento. São a favor da separação total da igreja do estado (são laicos), são humanistas (conservadores são espiritualistas), aceitam as diferenças e respeitam as religiões. São evolucionistas (os conservadores são criacionistas). Os liberais também adotaram a denominação de progressistas;


2) CONSERVADORES acompanham os preceitos e limitações
(dogmas, doutrinas) das religiões (criacionismo). Os mais radicais defendem a união de estado e religião (Irã, Arábia Saudita, Paquistão, Afeganistão e outros). Influenciam o comportamento das populações (religioso, moral, educacional e sexual). No ocidente passaram a aceitar as diversas religiões, o estado laico, as diferenças raciais e respeitar a homossexualidade (em alguns países a homossexualidade ainda é considerada crime). No oriente próximo, muitos, apesar de aceitarem religiões diferentes, limitam os direitos daquelas que não são as aceitas pelo estado. O estado não é laico (judeus e muçulmanos), mas respeitam com limitações outras religiões.

 

HISTÓRIA SOBRE A DIFERENÇA INICIAL ENTRE CONSERVADORES E LIBERAIS.

Os liberais nasceram defendendo a eliminação do absolutismo monárquico, a separação entre estado e religião, defendendo leis (normas, regulamentos) que limitassem o poder discricionário de governantes e autoridades. O poder deve ser limitado por leis. Por serem contra o absolutismo monárquico, defendiam a república parlamentarista, a democracia, 3 poderes independentes e harmônicos, legislativo, executivo e judiciário na ordem. Com o tempo os conservadores evoluíram das monarquias absolutistas para as monarquias constitucionais. Hoje liberais e conservadores são considerados direita.

 

CONSERVADORES E LIBERAIS TÊM A MESMA LINHA DE PENSAMENTO EM ECONOMIA E EM POLÍTICA (SÃO CONSIDERADOS DIREITA).

EM ECONOMIA: liberais e conservadores aceitam a propriedade privada e adotam a linha de pensamento denominada Economia de Mercado (ou CAPITALISMO LIBERAL). Os preços são livres (o câmbio é flutuante). A concorrência estabelece um equilíbrio em movimento, os consumidores são livres para comprar quando e de quem quiserem (isto motiva a melhoria contínua, os ganhos de produtividade, as inovações e a luta pela sobrevivência).

EM POLÍTICA: os liberais se consideram liberais democratas (são republicanos, mas aceitam as monarquias constitucionais), os conservadores evoluíram das monarquias absolutistas para as monarquias constitucionais e passaram a aceitar a liberal democracia (e a república).

 

E A ESQUERDA? São os Socialistas que condenam a propriedade privada, receitam a estatização da economia (. A estatização concentra o poder econômico (na elite política e burocrata que dominam o estado), por este motivo a esquerda é chamada de economia de planejamento centralizado. Se o poder econômico é centralizado o poder político também deve ser para sustentar a centralização, por este motivo adotam a ditadura do partido único como modelo político. Não existe esquerda que aceita a propriedade privada. A diferença básica, que afeta todas as outras entre o pensamento de esquerda e direita é a propriedade privada.

SE ACEITA A PROPRIEDADE PRIVADA É DIREITA (se fala que é esquerda é demagogia ou ignorância). SE NÃO ACEITA A PROPRIEDADE PRIVADA É ESQUERDA.

 

E OS LIBERTÁRIOS (extrema direita)? Defendem a livre concorrência, o livre mercado, são contra normas e regulamentos, são contra o monopólio na emissão da moeda e Banco Central (não existiu uma experiência no mundo considerado civilizado).

OS LIBERAIS defendem normas, o mercado, a concorrência, são a favor do monopólio na emissão da moeda (soberania monetária) e de Banco Central. 10/2024. resumo de publicações anteriores. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário