domingo, 6 de outubro de 2024

LIBERALISMO – PROPRIEDADE PRIVADA (DIREITA) X SOCIALISMO - PROPRIEDADE ESTATAL (ESQUERDA).

 

LIBERALISMO – PROPRIEDADE PRIVADA (DIREITA) X SOCIALISMO - PROPRIEDADE ESTATAL (ESQUERDA).

A DIFERENÇA BÁSICA ENTRE OS DOIS SISTEMAS, ECONÔMICO E POLÍTICO, QUE INFLUENCIA E DIFERENCIA TODAS AS OUTRAS NA DEFINIÇÃO DE SOCIALISMO (ESQUERDA) E LIBERALISMO (DIREITA) É A PROPRIEDADE DO CAPITAL: PRIVADA NO LIBERALISMO E ESTATAL NO SOCIALISMO.

SE A PROPRIEDADE É PRIVADA acompanha: o lucro, a herança e os preços são livres (o câmbio é flutuante garantindo o equilíbrio das contas externas). A economia se equilibra e harmoniza através dos mercados e da concorrência (incontáveis agentes econômicos produzindo ofertando e demandando). Os consumidores têm o poder e são livres para comprar ou não e de quem. A produção e o comércio são livres. O estado regula, mas não opera (se funciona sem norma não normatiza). O estado e a tributação devem ser mínimos. A definição para o sistema econômico é Economia de Mercado (liberal, direita) ou Capitalismo Liberal. A moeda é monopólio do estado e dirigida por um Banco Central independente (meta de inflação e câmbio flutuante são controles). O sistema político para acompanhar a liberdade econômica deve ser a liberal democracia. Em direitos políticos: liberdades de ir e vir, de expressão, de imprensa, partidos políticos livres.

 SE A PROPRIEDADE É ESTATAL acompanha: a produção e o comércio são estatais, não existe propriedade privada, herança e lucros, os preços são tabelados, o estado regula e opera, a tributação se confunde com a propriedade estatal. A moeda é monopólio do estado e é dirigida por um Banco Central. A definição para o sistema econômico é Economia de Planejamento Centralizado (poder centralizado na elite política e burocrata) ou Capitalismo de Estado. O sistema político para acompanhar a centralização do poder econômico é a Ditadura do Partido Único (poderes econômico e político centralizados). Em direitos políticos: são poderes da burocracia do estado o direito de ir e vir, o de expressão, a imprensa e o modelo político é ditadura do partido único.       

SOCIALISMO A BUSCA DA IGUALDADE X LIBERALISMO A LIBERDADE.

O modelo econômico liberal conseguiu produzir mais, com preços menores e melhor qualidade. A qualidade de vida da população das economias de mercado mostraram-se muito superiores às das economias de planejamento centralizado (socialistas). Motivo da implosão da URSS e dos países da Europa Oriental terem abandonado o socialismo, adotando a economia de mercado. Outras evidências foram a riqueza de Hong Kong em relação à China continental. Singapura, Taiwan, Coreia do Sul em relação à Coreia do Norte. O Japão, a economia liberal democrata, serviu de exemplo para toda a Ásia. A China com o modelo híbrido, economia de mercado com ditadura do partido único, enriqueceu, conseguiu alguma liberdade controlada (liberdade controlada não é liberdade).

  A MELHORIA CONTÍNUA, OS GANHOS DE PRODUTIVIDADE E AS INOVAÇÕES ACONTECEM NAS ECONOMIAS DE MERCADO (LIBERAIS), AMBIENTES ONDE EXISTE LIBERDADE.

A CONCORRÊNCIA E SEUS EFEITOS: A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA E PELO LUCRO SÃO OS GRANDES MOTIVADORES. SEGURANÇA E LUCROS ESTIMULAM E ATRAEM INVESTIMENTOS. UMA MOEDA QUE SE DESVALORIZA AFUGENTA INVESTIMENTOS EXTERNOS E PROVOCA A FUGA DOS NACIONAIS.   

------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

SOCIALISMO UM RETORNO AO ABSOLUTISMO MONÁRQUICO (poder centralizado dos imperadores).

LIBERAIS: REPÚBLICA DEMOCRÁTICA X CONSERVADORES: A DITADURA DO ABSOLUTISMO MONÁRQUICO. CONSERVADORES EVOLUÍRAM PARA AS MONARQUIAS PARLAMENTARES LIBERAIS (CONSTITUCIONAIS).

O PODER MUDOU DOS MONARCAS E DAS CORTES (poder executivo absolutista) PARA O PRIMEIRO-MINISTRO OU PRESIDENTE (poder executivo com rotatividade), PODER LEGISLATIVO E PODER JUDICIÁRIO.

O SOCIALISMO:  O RETROCESSO AO ABSOLUTISMO MONÁRQUICO, SUBSTITUÍDO PELA DITADURA DO PARTIDO ÚNICO (centralização do poder no líder = monarca e elite burocrata = as cortes). A PROPRIEDADE ESTATAL SUBSTITUI A PROPRIEDADE PRIVADA (mercado e vontade dos consumidores são substituídos pelo planejamento centralizado e vontade da elite burocrata dominante). A ELIMINAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA (vários agentes econômicos. O poder é do mercado que tem que atender a vontade dos consumidores para sobreviver) PELA PROPRIEDADE ESTATAL (o poder muda de incontáveis agentes econômicos para a elite burocrática governamental). O PLANEJAMENTO CENTRALIZADO (elite burocrática dominante) SUBSTITUI A ECONOMIA DE MERCADO (incontáveis agentes econômicos, concorrência) QUE TEM QUE ATENDER A VONTADE DOS CONSUMIDORES PARA SOBREVIVER. POR ESTE MOTIVO A ECONOMIA DE MERCADO (LIBERAL DEMOCRACIA) VENCEU A CORRIDA PELO CRESCIMENTO ECONÔMICO SUSTENTADO, QUALIDADE DE VIDA E DOS PRODUTOS.  

 -------------------------------------------------------------------------------------------------------

COMO NASCERAM O LIBERALISMO ECONÔMICO E A DEMOCRACIA MODERNA (POLÍTICA)?

 O poder de governar no início era unido religião e poder de legislar, executar, julgar e militar. O exemplo Hebreu (judeus) explica bem: no início o poder único era exercido pela autoridade religiosa, denominados profetas. Com o crescimento do poder militar dos vizinhos que tinham reis, o povo exigiu a escolha de um rei. Samuel profeta da época viu-se obrigado a perder parte do poder (o civil), escolhendo um rei (Saul), que foi sucedido por David, pai de Salomão. É um exemplo de separação do poder do estado da religião. Com o tempo os reis foram ocupando o poder total (estado e religião), alguns até denominaram-se deuses (Roma é exemplo). Várias tentativas de um regime de governo onde o poder absolutista dos reis seria dividido com uma assembleia, foram tentados: a democracia ateniense, a república romana, entre outras. E a democracia moderna, como nasceu? Foi ser implementada na Inglaterra (no dia 07 de junho de 1628, o Rei Carlos I de Inglaterra aceitou a criação da Petition of Right, Petição de Direito), o poder absolutista do rei passaria a ser limitado por leis aprovadas pelo parlamento.  Então podemos aceitar a definição de que a democracia depende da existência de um parlamento independente que aprova leis que o poder executivo deve respeitar. O poder judiciário, também independente, julga se o executivo obedece as leis fundamentais aprovadas pelo parlamento, e se uma lei obedece a lei fundamental. Com o tempo foi acrescentado que os parlamentares deveriam ser escolhidos pela vontade (eleições) dos governados. Então não existe democracia sem parlamento livre. O poder nasce no parlamento e é exercido pelo presidente ou primeiro-ministro e julgado pelo poder judiciário, que é julgado pelo parlamento. O poder absolutista dos reis acabou, foi substituído por 3 poderes independentes e harmônico. O parlamento (legislativo) tem o poder de julgar o poder executivo e o judiciário. O parlamento é constituído por legisladores que representam a sociedade (o povo), e nos países muito grandes também por um Senado que representa as províncias (no Brasil estados).   

 

Um comentário:

  1. URSS: SOCIALISMO E BUROCRACIA (a maioria improdutiva).
    V. I. Lenin 1922: “Os comunistas se tornaram burocratas. Se há algo capaz de nos perder é isto”. “Uma raça de burocratas extremamente requintados (Lenin chamou de super espertalhões).
    Michail Gorbatchov: “O burocratismo, antípoda da democracia”.

    ResponderExcluir