terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CRISES E CRESCIMENTO ECONÔMICO – CONSUMO X INVESTIMENTO X DÍVIDA PÚBLICA X DÉFICIT PÚBLICO


CRISES E CRESCIMENTO ECONÔMICO – CONSUMO X INVESTIMENTO X DÍVIDA PÚBLICA X DÉFICIT PÚBLICO.

Considerando a fórmula reduzida de PIB = C + I (Consumo + Investimentos), qual seria o efeito das diversas relações percentuais I / PIB (Investimento/PIB) no crescimento econômico? Sabemos que os gastos com investimentos permitem o aumento da produção e da produtividade (ajudam nas inovações). Sabemos também que um gasto mínimo com investimentos é necessário para fazer face às depreciações (inclusive as tecnológicas, que hoje são muito rápidas). Sabemos que a Qualidade dos Gastos Públicos influencia a qualidade de vida e o crescimento econômico. Os gastos podem ser classificados em: 
a) necessários e desnecessários; 
b) produtivos e improdutivos; 
c) meio ou fim; 
d) benéficos (alimentos) ou maléficos (cigarros, bebidas); 
e) honestos ou desonestos (corrupção nos gastos públicos). Fácil entender que a boa ou má qualidade dos gastos públicos é fator condicionante no crescimento e no desenvolvimento econômico e social (qualidade de vida). Neste sentido podemos afirmar que o subdesenvolvimento (pobreza) é conseqüência da má qualidade na gestão dos gastos públicos.

No quadro abaixo varias relações de gastos públicos (consumo x investimentos x dívida pública x déficit):
PIB
C
I
Div. Públ.
% PIB
Déf. Públ.
% PIB
100
85
15
125
3
100
80
20
100
3
100
70
30
80
3
100
60
40
60
3

Fácil entender que o país com a melhor relação consumo x investimentos tem mais condições de crescimento (claro que a qualidade dos gastos influencia).    
CRISES: normalmente são resultados de políticas fiscal e/ou monetárias irresponsáveis (os ativos que não moeda valorizam muito acima dos IPCs, clima de desconfiança se instala e taxas de juros para rolagem da dívida aumentam). 

Milton Friedman ensinou que os BCs não podem deixar cair a quantidade de moeda (diferente de aumentar irresponsavelmente). 

A. Smith escreveu que se os gastos improdutivos superarem os produtivos o efeito será redução do crescimento e recessão.  

Keynes falou em aumentar os gastos públicos independente se produtivo ou improdutivo para o crescimento do PIB. Esta solução dada por Keynes depende de: se o país é emissor ou não de moeda reserva mundial, das relações Receita Tributária, Dívida Pública e Déficit Público em relação ao PIB. 

Os gastos públicos não podem ser aumentados de forma a aumentar a desconfiança dos agentes no governo (as taxas de juros sobem e pioram o cenário).    



Nenhum comentário:

Postar um comentário