sábado, 19 de janeiro de 2013

TAXA REAL DE JURO DE MERCADO NEGATIVA PROVOCA CRESCIMENTO?


TAXA REAL DE JURO DE MERCADO NEGATIVA PROVOCA CRESCIMENTO?
PALAVRAS CHAVES: AMBIENTE, SEGURANÇA, CREDIBILIDADE, EXPECTATIVAS, TAXA DE JURO DE MERCADO, NATURAL, BÁSICA, NOMINAL E REAL (EX-ANTE E EX-POST), INFLAÇÃO E CRESCIMENTO.
O estudo dos efeitos das taxas de juros deve considerar: a) a taxa de juro de mercado (sua curva e evolução no tempo), a natural (de equilíbrio ou neutra) e a básica; b) a nominal e a real, para os aplicadores (poupadores) e para tomadores (investidores e consumidores); c) a conjuntura passada, a presente e a prospectiva. A política monetária analisa a taxa de mercado para os aplicadores (poupadores), a ex-ante (livre de IRF e da inflação prevista) e a ex-post (livre de IRF e da inflação ocorrida). Se a taxa real de mercado ex-post for negativa ou significativamente inferior à ex-ante, o risco de retorno do processo inflacionário é considerável, com tendência de caminhar para ESTAGFLAÇÃO.
Sabemos que em um ambiente considerado seguro (instituições e autoridades), com previsibilidade e expectativas positivas, as taxas de juros de mercado serão resultantes da relação, liquidez x expectativas de demanda e de lucros. Com expectativas positivas a taxa de juro de mercado terá tendência de alta em relação a natural (a economia é dinâmica, sempre um processo em movimento, em equilíbrio ou desequilíbrio – ou caminhando para). Sem inflação ascendente, o BC deve facilitar a monetização da economia (reduzindo a taxa básica ou o depósito compulsório). Com expectativa de inflação ascendente o BC deve subir a taxa básica acima da natural. A TAXA BÁSICA DEVE SEMPRE SER FIXADA ANALISANDO-SE A RELAÇÃO TAXA NATURAL (neutra ou de equilíbrio) COM A CONJUNTURA PROSPECTIVA. A taxa neutra de lp é o melhor indicador para servir de base para a fixação da taxa básica: no Brasil o DI 360; nos USA O T-Note de 2 ou de 5 anos, sempre dependendo de uma boa leitura da conjuntura prospectiva.   
Já em um ambiente inseguro (instituições e autoridades), com previsibilidade baixa e expectativas negativas, a demanda, os lucros e as taxas de juros de mercado terão tendência de baixa. Neste caso o BC deverá facilitar a monetização e reduzir a taxa básica, mas não permitindo uma conjuntura com inflação ascendente (saber monitorar). A taxa básica real ex-ante deverá ser positiva. Se a taxa básica real ex-post der negativa, o BC deverá iniciar imediatamente o movimento de alta.
EFEITO EMPOBRECIMENTO - Expectativas negativas, provocadas por desvalorizações de ativos (poupanças, bolsas, imóveis) e por taxas de juros reais negativas, ex-ante ou ex-post  (queda da renda de poupadores, de fundos de pensões), provoca percepção de empobrecimento, insegurança quanto ao futuro e podem induzir a redução da demanda, dos investimentos  e do crescimento  potencial.
TAXA REAL DE JURO DE MERCADO NEGATIVA PROVOCA CRESCIMENTO? NÃO. MAG – 01/2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário