sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Qual o principal motivo da valorização do dólar?


Qual o principal motivo da valorização do dólar?

1) A queda da selic? Não
2) O fluxo cambial? Não
3) Política monetária brasileira muito expansionista? Não. Na verdade a política monetária com selic a 12,5% poderia ser considerada expansionista (o DI 360 estava acima de 12,5%). Quando a selic caiu para 12% o DI 360 já estava abaixo de 12% com tendência de queda, portanto, expansionista (com análise rigorosa até contracionista), mas muito pouco (apesar da crítica generalizada).
4) Motivo externo? Sim. Qual? A queda da liquidez na Europa (já socorrido pelo Fed). Faltou dólar aqui no Brasil? Não. O fluxo foi positivo. Então o que fez o dólar valorizar? Expectativas (visão e medo do futuro). O fluxo apesar de positivo influenciou menos do que o medo de faltar no futuro (expectativas negativas).

5) Esta é uma análise a posteriori (mais fácil). É a minha visão de que o que de fato influencia as operações cambiais (e a variação) é a visão da conjuntura prospectiva (expectativas, visão de futuro). E o que forma a visão de futuro? Em cada momento uma variável, um acontecimento (político ou não), insegurança.   

Movimentos adequados de taxa selic não influenciam o câmbio inadequadamente. Uma selic muito baixa ou muito alta pode afetar o câmbio, mas nem sempre.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário